Trocar de Asus para Macbook - Vale a pena?

Plenton

Power Member
Bom dia a todos,

O titulo talvez não seja o mais explicito, mas eu passo a explicar :D

Tenho um portátil Asus K550JX-DM075D. As especificações são as seguintes:
- i7-4720HQ 3.6 GHz
- RAM 8GB DDR3L 1600 MHz SDRAM
- HDD 750GB 7200 RPM
- GeForce GTX950M 2GB DDR3
- 15.6P Full HD (1920x1080) LED

Embora esteja relativamente satisfeito com ele, começo a ficar saturado de Windows.
Já formatei e reinstalei o Windows 10 umas 2 vezes, em menos de 2 anos, por causa de desempenho e bugs.
São constantes problemas tais como ligar o PC e ter ligação limitada por wi-fi, ou quando está desligado tentar ligar e ele nada... Depois bateria muito curta, o desempenho ser mais fraco ao longo do tempo...
Uso essencialmente para trabalho de Office, edição de fotografia a nível profissional, e web browsing (onde inclui my maps da google).

A questão é, valerá a pena trocar por um Macbook? Será que vou conseguir evitar ter estes problemas?
Se sim, o que devo procurar (provavelmente vou comprar no mercado de usados por uma questão de €€€) no que toca a especificações para as minhas tarefas?
Tenho visto que é fácil encontrar modelos Macbook Pro com 8GB e processador i5. A gráfica é que não é dedicada...

Aguardo a vossa ajuda, tenho iphone e ipad, e provavelmente será a minha primeira aquisição de Macbook!
 
tens um pc mais que capaz para o teu uso, não justifica o gasto para passar para um macbook, a única alteração que fazia no pc era acrescentar um SSD e já vias a maquina a ganhar outro fôlego, que não estás a ter com um disco mecânico de 750gb de 7200rpm's, quanto ao windows 10 não sei quais serão os problemas, desde que instalado e não se ande a inventar, que provavelmente é o que andas a fazer para conseguir obter mais desempenho e dá mau resultado, quando o problema não reside no software, mas sim no hardware...

meter como te disse um SSD e vais ver que a maquina vai parecer outra...
 
Última edição:
tens um pc mais que capaz para o teu uso, não justifica o gasto para passar para um macbook, a única alteração que fazia no pc era acrescentar um SSD e já vias a maquina a ganhar outro fôlego, que não estás a ter com um disco mecânico de 750gb de 7200rpm's, quanto ao windows 10 não sei quais serão os problemas, desde que instalado e não se ande a inventar, que provavelmente é o que andas a fazer para conseguir obter mais desempenho e dá mau resultado, quando o problema não reside no software, mas sim no hardware...

meter como te disse um SSD e vais ver que a maquina vai parecer outra...

Antes de mais obrigado pela resposta!

Sim, também já ponderei colocar um SSD e até aumentar a RAM, já que vou fazer alguma alteração... Dá para aumentar até 12GB.

Eu não tenho inventado. Na verdade o Windows está de origem, sem invenções da minha parte. É tudo licenciado, nada de pirataria.
Será que até o problema de não ligar ficará resolvido? Porque às vezes acontece-me isso, só resolve tirando a bateria, desligado da ficha, volto a colocar e ligar o cabo, e aí já funciona.

Quanto ao SSD, o melhor é substituir a drive de DVD?
 
Antes de mais obrigado pela resposta!

Sim, também já ponderei colocar um SSD e até aumentar a RAM, já que vou fazer alguma alteração... Dá para aumentar até 12GB.

Eu não tenho inventado. Na verdade o Windows está de origem, sem invenções da minha parte. É tudo licenciado, nada de pirataria.
Será que até o problema de não ligar ficará resolvido? Porque às vezes acontece-me isso, só resolve tirando a bateria, desligado da ficha, volto a colocar e ligar o cabo, e aí já funciona.

Quanto ao SSD, o melhor é substituir a drive de DVD?

se podes aumentar até 12gb de ram força nisso, ficas com mais margem de manobra perante os programas que usas no multitasking, quanto ao SSD, podes comprar uma caddy e passas o disco actual de 720gb para a caddy ficando no lugar da drive de dvd como disco secundário e instalas o SSD no lugar do HDD como disco principal, e aproveita para instalar a ultima versão do windows 10 a creators, se não tens fazes o download do site da microsoft, visto teres licença original a mesma serve, e vais ao site do fabricante do portatil fazes download dos drivers e instalas, que dever ficar tudo ok...

quanto a esse eventual problema de teres de remover a bateria para ele ir abaixo e iniciar pode, resolver ou não, ideal seria fazeres update da bios a ver se o problema é dai...

vais ver que o pc vai parecer outro, no final desse upgrade...
 
Só para dar aqui um ponto de situação, o portátil foi para a garantia para tentar resolver os problemas mencionados acima.
Ultimamente andava a ter problemas com a bateria também, e a própria drive de DVD também não estava a 100%.

A solução agora é esperar pelo arranjo e colocar um SSD, ou caso seja feita a devolução do dinheiro avanço para um macbook pro de 2015
 
que os teus problemas sejam resolvidos.
eu tenho um portatil com uma configuração parecida, embora seja acer, e acredita que o disco ssd faz toda a diferença em termos de rapidez, quer a iniciar/desligar o portatil como em todas as outras tarefas.
 
que os teus problemas sejam resolvidos.
eu tenho um portatil com uma configuração parecida, embora seja acer, e acredita que o disco ssd faz toda a diferença em termos de rapidez, quer a iniciar/desligar o portatil como em todas as outras tarefas.

Sim tenho noção disso. Daí ter dito que o SSD é a primeira solução.
No entanto avisaram me que os arranjos agora podem demorar e se passar o prazo legal devolvem o valor pago... Daí que com esses 900€ desta vez avance para um macbook pro. O modelo de 13, de 2015 está por estes valores usado.
Tem algumas dicas para procurar? A questão dos ciclos da bateria, há alguma estimativa de vida?
 
Era mesmo eu que dava 900 € por um portátil usado com componentes inferiores aos do actual...
Um pc não e um carro, gastar 900 € numa maquina usada com 2 anos, sinceramente não acho boa ideia.
 
Era mesmo eu que dava 900 € por um portátil usado com componentes inferiores aos do actual...
Um pc não e um carro, gastar 900 € numa maquina usada com 2 anos, sinceramente não acho boa ideia.

Qual o problema em gastar 900€ numa máquina com menos de 2 anos de uso? Ainda com garantia?
 
Back
Topo