1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Trocar de Board: P45 vs X48

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por devoted, 6 de Julho de 2008. (Respostas: 19; Visualizações: 3567)

1. devoted

devoted Power Member

Ora, resumidamente...

Por diversos motivos vou trocar a minha P5E por uma board nova. A dúvida neste momento reside entre uma P45 (com o novo northbridge que permite 16GB de ram, mas com CF a 2x Pci-e 2.0 x8), ou por uma x48 (8GB de RAM mas 2x16 no CF).

Neste momento estou com uma config single-card (ver mysystem), mas não ponho de hipótese daqui a um ano mudar para outra ou outras gráficas. Não costumo fazer upgrades de fundo aos meus PCs, apenas o mínimo para que ele vá aguentando trabalho de dia-a-dia. Com o antigo, quando deixei de conseguir jogar nele, virei-me para as consolas que tinha até ter €€€ pra um PC novo..

O orçamento tem como valor ideal os 160-180€, podendo ser um pouco mais (máximo dos máximos uns 60eur a mais), mas apenas se os ganhos forem "evidentes". Não faço OC, mas talvez comece a fazer em breve para espremer um pouco mais o meu Q6600..

Já pensei nas novas Asus P5Q, na Maximus II Formula ou na Rampage Formula... não conheço bem o suficiente as outras marcas para "ter opinião" sobre o que vale ou não pena..

Sugestões?

Thanks

Última edição: 7 de Julho de 2008
  2. rustyballzz

rustyballzz Power Member

A tua X38 é superior a qualquer P45 , portanto segue para o X48.
    Dá uma olhada nas DFI ou GA X48 sao bastante mais baratas que a ASUS e com performance iguais.

cumps.

3. p1975

p1975 Power Member

se só utilizas uma placa gráfica vai para uma board p45 a P5Q DELUXE artigos que li é uma bomba.

4. devoted

devoted Power Member

Boas pessoal!

Obrigado pelas dicas... Em consequência, andei a fazer umas pesquisas de marcas/modelos/preços... Asus, DFI, Gigabyte e MSI (todos os preços, excepto quando referido, são da mpinfor)

Acho que estou mais confuso do que quando comecei!

Modelos X48
    Asus P5E Deluxe [link] 198€ (@poweron.pt)

Asus Rampage Formula [link] 224€

DFI Lanparty DK X48-T2RS [link] 184.95€ (@*****.com)

DFI LANPARTY LT X48-T2R [link] 225€

Gigabyte GA-X48-DQ6 [link] 225€

Gigabyte GA-X48-DS5 [link] 196€

MSI X48C Platinum [link] 192€
    Modelos P45
    Asus Maximus II Formula [link] 210€

Asus P5Q Deluxe [link] 162€

DFI LANPARTY DK P45-T2RS [link] ???€ [mas será que está à venda em Portugal?)

MSI P45 Platinum [link] 150€ (@*****)

Gigabyte GA-EP45-DQ6 [link] 219€ (@*****)

Gigabyte GA-EP45-DS5 [link] 179€ (@*****)

Gigabyte GA-EP45-DS4 [link] 155€ (@*****)

Gigabyte GA-EP45-DS3R [link] 118€ (@*****)
    Uma comparação das boards asus aqui...
    e das gigabyte P45 aqui

Tanta coisa!

Estou perdido.. acho que vou tentar chegar a uma conclusão sobre que placa escolheria em cada northbridge, em termos absolutos, e depois decidir quanto ao p45/x48 :x

Sugestões? Neste momento pendo para o x48, mas em termos de orçamento o P45 é bem mais agradável (se bem que a maximus II ou a P45-DQ6 são carotas... e boas. E a Maximus é linda :x)

5. devoted

devoted Power Member

então pessoal, sugestões?

andei a ler e no segmento das P45 inclinava-me cada vez mais para a P5Q deluxe ou a DS4..

Nas X48, a DS5, DQ6 ou a Rampage.. :s estou completamente perdido!! :x

6. vascobailao

vascobailao To fold or to FOLD?

uma P5e deluxe chega bem para o que queres.

7. byakya_sama

byakya_sama Power Member

Boas

Se não vais fazer CF de momento, mais vale P45.

Até porque com a chegada do Nehalem o socket 775 vai morrer...

As P45, pelo que se vê, são melhores que as X48 em Overclock. E muito mais frescas.

A única razão para escolheres X48 seria para CF, mas não vás por aí. Mais vale uma placa BOA que duas normais.

Cumps

8. devoted

devoted Power Member

ja reduzi um pouco o leque de opções

P5Q deluxe OU DS5/4
    Maximus II Formula OU DQ6

P5E Deluxe OU DS5
    Rampage Formula OU DQ6

:s

9. Blue_Men

Blue_Men Power Member

Justifica mesmo trocar de X38 para X48?

Pelo que li numa review do Tomshardware à uns tempos atrás não havia grandes diferenças!

Cumps

10. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Eu não mudava.

fica com o que tens que já é suficiente. Para que queres 16 gb de ram :P

11. rav3n

rav3n Power Member

nao vale a pena
    X48 = X38 handpicked, segundo o que li

12. byakya_sama

byakya_sama Power Member

Pessoal, ele próprio disse que por certas razões teria de trocar de board. Não comentem sobre isso, ajudem-no no que ele quer...

P5Q Deluxe. Boa, ao nível de X48/790i bem mais caras em termos de performance, faz Overclock melhor em geral (por ser P45), mesmo em Quads. Além disso, consome menos energia e é, em geral, mais fresca.

Claro, se já tivesses uma X38/X48 ou até uma P35, não valeria a pena, mas neste caso, acho que é a melhor escolha. Poupas um pouco mais agora, até porque gastar dinheiro ensta altura é mau.

Final deste ano, início do próximo, virão os Nehalem, novos processadores da Intel, a preços exorbitantes, não duvido. Depois os preços assentam, vêm versões mais baratas, e terás de comprar nova board se quiseres ter um.

Isto em 2009, não falta muito. Queres mesmo gastar mais de 200€ agora?

Vai com a P5Q Deluxe, é barata para o que rende, e põe-te esse Q6600 a uns 3.6GHz na boa.

O que disse acima também se aplica a quem pensar em trocar de board nesta altura. X38 para X48 não compensa.

Cumps

13. devoted

devoted Power Member

thanks a todos pelas dicas, provavelmente será uma P45...

Eu sei que trocar "não compensa" em termos de mudanças, a questão é que a troca vai acontecer, inevitavelmente. Logo, já que é para trocar, troco para algo ligeiramente mais recente... Não sou de fazer upgrades mensais nem nada do género... provavelmente durante o próximo ano compro uma nova gráfica (que isto de puxar por um monitor de 24'' tem que se lhe diga) e só devo voltar a mexer profundamente no computador mais tarde, se tudo se "aguentar" - não sou o tipo de pessoa que sinta necessidade de correr tudo no máximo, constantemente :D

Mal tenha news, aviso... se mais alguém tiver sugestões, força ;)

cumps
    devoted

14. senko

senko Power Member

Boas. estou com o mesmo problema tenho um Q6600 e estou indeciso entre uma Asus Maximus Formula II ou uma Asus rampage Formula, o que me aconselhao? qual e mais recente? a asus Maximus Formula II tanbem permite ram DDR3 ou so DDR2? se me puderem ajudar agradecia pois estou muito indeciso.

15. RSC

RSC Power Member

1- Tanto a Rampage Formula, como a Maximus II Formula só suportam DDR2.

2- Como já te disse noutro lado, a melhor compra que podes fazer para socket 775, neste momento, é a P5E Deluxe (X48), que te fica ~30€ mais barata que a Rampage Formula e é basicamente a mesma coisa.

16. senko

senko Power Member

k man brigadao pela ajuda

17. rustyballzz

rustyballzz Power Member

a minha P5E Deluxe tinha por baixo do autocolante original outro a dizer Rampage formula
    com um flash de bios com o afudos e ficam iguais :D
    fica-se com mais opçoes de OC e muito muito mais estabilidade

18. paulo_amaral

paulo_amaral Power Member

Asus P5E Deluxe [link] 198€ :001: Para CrossFire recomendo Tenho e aconselho, apenas um senão comigo, aquece um pouco. Mas rendimento sim preço\qualidade mas se puderes pensa em mobo para um i5 ou i7 :p

19. RSC

RSC Power Member

198€?! Já se compra uma P5E Deluxe por 131€...

20. paulo_amaral

paulo_amaral Power Member

ainda melhor hehehehehe

Partilhar esta Página