Trocar de Board: P45 vs X48

devoted

Power Member
Ora, resumidamente...

Por diversos motivos vou trocar a minha P5E por uma board nova. A dúvida neste momento reside entre uma P45 (com o novo northbridge que permite 16GB de ram, mas com CF a 2x Pci-e 2.0 x8), ou por uma x48 (8GB de RAM mas 2x16 no CF).

Neste momento estou com uma config single-card (ver mysystem), mas não ponho de hipótese daqui a um ano mudar para outra ou outras gráficas. Não costumo fazer upgrades de fundo aos meus PCs, apenas o mínimo para que ele vá aguentando trabalho de dia-a-dia. Com o antigo, quando deixei de conseguir jogar nele, virei-me para as consolas que tinha até ter €€€ pra um PC novo..

O orçamento tem como valor ideal os 160-180€, podendo ser um pouco mais (máximo dos máximos uns 60eur a mais), mas apenas se os ganhos forem "evidentes". Não faço OC, mas talvez comece a fazer em breve para espremer um pouco mais o meu Q6600..

Já pensei nas novas Asus P5Q, na Maximus II Formula ou na Rampage Formula... não conheço bem o suficiente as outras marcas para "ter opinião" sobre o que vale ou não pena..

Sugestões?

Thanks
 
Última edição:
A tua X38 é superior a qualquer P45 , portanto segue para o X48.
Dá uma olhada nas DFI ou GA X48 sao bastante mais baratas que a ASUS e com performance iguais.

cumps.
 
Boas pessoal!

Obrigado pelas dicas... Em consequência, andei a fazer umas pesquisas de marcas/modelos/preços... Asus, DFI, Gigabyte e MSI (todos os preços, excepto quando referido, são da mpinfor)

Acho que estou mais confuso do que quando comecei!



Modelos X48
Asus P5E Deluxe [link] 198€ (@poweron.pt)

Asus Rampage Formula [link] 224€

DFI Lanparty DK X48-T2RS [link] 184.95€ (@*****.com)

DFI LANPARTY LT X48-T2R [link] 225€

Gigabyte GA-X48-DQ6 [link] 225€

Gigabyte GA-X48-DS5 [link] 196€

MSI X48C Platinum [link] 192€
Modelos P45
Asus Maximus II Formula [link] 210€

Asus P5Q Deluxe [link] 162€

DFI LANPARTY DK P45-T2RS [link] ???€ [mas será que está à venda em Portugal?)

MSI P45 Platinum [link] 150€ (@*****)

Gigabyte GA-EP45-DQ6 [link] 219€ (@*****)

Gigabyte GA-EP45-DS5 [link] 179€ (@*****)

Gigabyte GA-EP45-DS4 [link] 155€ (@*****)

Gigabyte GA-EP45-DS3R [link] 118€ (@*****)
Uma comparação das boards asus aqui...
e das gigabyte P45 aqui

Tanta coisa!

Estou perdido.. acho que vou tentar chegar a uma conclusão sobre que placa escolheria em cada northbridge, em termos absolutos, e depois decidir quanto ao p45/x48 :x


Sugestões? Neste momento pendo para o x48, mas em termos de orçamento o P45 é bem mais agradável (se bem que a maximus II ou a P45-DQ6 são carotas... e boas. E a Maximus é linda :x)
 
então pessoal, sugestões?

andei a ler e no segmento das P45 inclinava-me cada vez mais para a P5Q deluxe ou a DS4..

Nas X48, a DS5, DQ6 ou a Rampage.. :s estou completamente perdido!! :x
 
Boas

Se não vais fazer CF de momento, mais vale P45.

Até porque com a chegada do Nehalem o socket 775 vai morrer...

As P45, pelo que se vê, são melhores que as X48 em Overclock. E muito mais frescas.

A única razão para escolheres X48 seria para CF, mas não vás por aí. Mais vale uma placa BOA que duas normais.

Cumps
 
ja reduzi um pouco o leque de opções


P5Q deluxe OU DS5/4
Maximus II Formula OU DQ6


P5E Deluxe OU DS5
Rampage Formula OU DQ6

:s
 
Justifica mesmo trocar de X38 para X48?

Pelo que li numa review do Tomshardware à uns tempos atrás não havia grandes diferenças!

Cumps
 
ja reduzi um pouco o leque de opções


P5Q deluxe OU DS5/4
Maximus II Formula OU DQ6


P5E Deluxe OU DS5
Rampage Formula OU DQ6

:s

Pessoal, ele próprio disse que por certas razões teria de trocar de board. Não comentem sobre isso, ajudem-no no que ele quer...


P5Q Deluxe. Boa, ao nível de X48/790i bem mais caras em termos de performance, faz Overclock melhor em geral (por ser P45), mesmo em Quads. Além disso, consome menos energia e é, em geral, mais fresca.

Claro, se já tivesses uma X38/X48 ou até uma P35, não valeria a pena, mas neste caso, acho que é a melhor escolha. Poupas um pouco mais agora, até porque gastar dinheiro ensta altura é mau.

Final deste ano, início do próximo, virão os Nehalem, novos processadores da Intel, a preços exorbitantes, não duvido. Depois os preços assentam, vêm versões mais baratas, e terás de comprar nova board se quiseres ter um.

Isto em 2009, não falta muito. Queres mesmo gastar mais de 200€ agora?

Vai com a P5Q Deluxe, é barata para o que rende, e põe-te esse Q6600 a uns 3.6GHz na boa.

O que disse acima também se aplica a quem pensar em trocar de board nesta altura. X38 para X48 não compensa.

Cumps
 
thanks a todos pelas dicas, provavelmente será uma P45...

Eu sei que trocar "não compensa" em termos de mudanças, a questão é que a troca vai acontecer, inevitavelmente. Logo, já que é para trocar, troco para algo ligeiramente mais recente... Não sou de fazer upgrades mensais nem nada do género... provavelmente durante o próximo ano compro uma nova gráfica (que isto de puxar por um monitor de 24'' tem que se lhe diga) e só devo voltar a mexer profundamente no computador mais tarde, se tudo se "aguentar" - não sou o tipo de pessoa que sinta necessidade de correr tudo no máximo, constantemente :D

Mal tenha news, aviso... se mais alguém tiver sugestões, força ;)

cumps
devoted
 
Boas. estou com o mesmo problema tenho um Q6600 e estou indeciso entre uma Asus Maximus Formula II ou uma Asus rampage Formula, o que me aconselhao? qual e mais recente? a asus Maximus Formula II tanbem permite ram DDR3 ou so DDR2? se me puderem ajudar agradecia pois estou muito indeciso.
 
Boas. estou com o mesmo problema tenho um Q6600 e estou indeciso entre uma Asus Maximus Formula II ou uma Asus rampage Formula, o que me aconselhao? qual e mais recente? a asus Maximus Formula II tanbem permite ram DDR3 ou so DDR2? se me puderem ajudar agradecia pois estou muito indeciso.

1- Tanto a Rampage Formula, como a Maximus II Formula só suportam DDR2.

2- Como já te disse noutro lado, a melhor compra que podes fazer para socket 775, neste momento, é a P5E Deluxe (X48), que te fica ~30€ mais barata que a Rampage Formula e é basicamente a mesma coisa.
 
a minha P5E Deluxe tinha por baixo do autocolante original outro a dizer Rampage formula
com um flash de bios com o afudos e ficam iguais :D
fica-se com mais opçoes de OC e muito muito mais estabilidade
 
Asus P5E Deluxe [link] 198€ :001: Para CrossFire recomendo Tenho e aconselho, apenas um senão comigo, aquece um pouco. Mas rendimento sim preço\qualidade mas se puderes pensa em mobo para um i5 ou i7 :p
 
Back
Topo