Trocar de sistemas MFT e DSLR por... Fuji?

Só um pormenor. As imagens de uma D70 ainda hoje impressionam muita gente, uma máquina com mais de 15 anos. Nenhuma imagem de um telemóvel com 15 anos impressiona quem quer que seja.

Quanto a essa conversa da abertura, vai lá ler um b-a-ba de fotografia daqueles mais simples que explicam bem as coisas. O diafragma controla a luz, foi para isso que foi inventado. A alteração da profundidade de campo é uma consequência.
 
Só um pormenor. As imagens de uma D70 ainda hoje impressionam muita gente, uma máquina com mais de 15 anos. Nenhuma imagem de um telemóvel com 15 anos impressiona quem quer que seja.

Quanto a essa conversa da abertura, vai lá ler um b-a-ba de fotografia daqueles mais simples que explicam bem as coisas. O diafragma controla a luz, foi para isso que foi inventado. A alteração da profundidade de campo é uma consequência.

Cada um vê as coisas da sua maneira. Para mim abertura controla profundada de campo. Para ti a entrada de luz.

Tenta fotografar um grupo com abertura a 1.4 de noite. Depois falamos.
 
A que distância focal? A que distância do grupo?... Oh meu caro. Tu podes fazer o uso que quiseres da abertura. Mas o diafragma das lentes foi criado para controlar a luz. Podes dar as cabalhotas que quiseres, podes fazer uma dissertação profunda sobre a matéria, mas isto é dos mais básicos conceitos de fotografia que há:

In optics, a diaphragm is a thin opaque structure with an opening (aperture) at its center. The role of the diaphragm is to stop the passage of light, except for the light passing through the aperture.

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Diaphragm_(optics)
 
A que distância focal? A que distância do grupo?... Oh meu caro. Tu podes fazer o uso que quiseres da abertura. Mas o diafragma das lentes foi criado para controlar a luz. Podes dar as cabalhotas que quiseres, podes fazer uma dissertação profunda sobre a matéria, mas isto é dos mais básicos conceitos de fotografia que há:



https://en.m.wikipedia.org/wiki/Diaphragm_(optics)

Para mim controla a profundidade de campo.
 
Para mim controla a profundidade de campo.
Deixem o homem levar a bicicleta.


Não será mais fácil pensar que quanto maior for a abertura, mais luz entra, e menor fica a profundidade de campo? Ao mesmo tempo?

Vejam isto assim, e deixem a paz no mundo ser restabelecida[emoji16]
 
Para mim controla a profundidade de campo.


Tu apenas controlas a aperture, que te aumenta ou diminui a entrada de luz. O DOF é uma consequência. Tal como aumentares o zoom e te afastares, também vais alterar o DOF para a mesma imagem.

O que dizes simplesmente não é verdade. E não vale a vires para aqui com os não-argumentos de "para mim é assim e para ti não". É uma questão não subjectiva.

Sem te querer ofender, penso que te falta um bocado de humildade e capacidade de admitir que estás enganado. E obviamente que a malta não vai deixar passar este tipo de comentários, pois não quer que a próxima pessoa que venha consultar estas threads seja induzida em erro por pessoas que difundem informação incorrecta.

O que começa aqui a ser um padrão é o conflito que crias em grande parte das threads em que participas...
 
Pois eu jamais conseguiria ir para a Fuji, devido ao tamanho das lentes e à falta de estabilização no corpo. Mas ainda bem que há escolha :)
 
rtzMid4.jpg


Conjuntos:
Panasonic GX9, pequena, com uma 12-35 f/2.8 (cerca de 750gr)
Fujifilm X-T30, pequena, com a 16-55 f/2.8 (cerca de 1kg)
Olympus E-M1 MKII, “grande”, com a 12-40 f/2.8 (cerca de 800gr)
Fujifilm X-T3, “grande”, com a 16-55 f/2.8 (cerca de 1.2kg)

Com zooms standards, equivalentes às 24-70mm, já se nota uma diferença.
Com as equivalentes às 70-200mm 2.8 ainda se nota mais. Então se formos a ver a Panasonic 35-100mm 2.8, não há mesmo nada que se compare, nos termos de peso e tamanho...

Cumps
 
Que lentes estamos a comparar? MFT com as outras ou APS-C entre si?

Estamos a dizer que uma das mais valias do sistema MFT face a qualquer sistema APS-C é o menor tamanho das lentes. Reforçando a ideia que diminuir o tamanho dos corpos sem sair de APS-C não permite uma redução significativa de tamanho do conjunto lente+corpo nas mirrorless, nas maioria dos casos não é muito inferior (ou até é maior) que as DSLR. Há alguma ilusão no marketing das mirrorless alegando significativas reduções no tamanho, mas isso só acontece em alguns casos pontuais de algumas lentes l
 
O sistema MFT vai sempre ganhar em tamanho pois as lentes são bastante compactas. Mas comparando sistemas APS-C gosto muito da Fuji nesse campo, especialmente tendo em conta a qualidade das lentes. Foi uma das razões para mudar.
 
Concordo que a Fuji tem bom vidro, mas olha que a Olympus também tem do melhor vidro que já tive a oportunidade de testar.
A oly 12-40mm pro é muito boa, a 25mm 1.8 é excelente (especialmente para o que custa), a 45mm 1.8 é do melhor que já vi em relação preço/qualidade e a 75mm 1.8, sinceramente, não tem concorrência (talvez a melhor lente que já tive).
Depois também tens as f/1.2 que são todas muitíssimo boas, mas muito caras.

A 40-150mm 2.8 também não tem muita concorrência e é uma lente espetacular.

O bom do sistema MFT, para além de ser um sistema de corpos e lentes compactas e leves, é que tem tanta variedade e tanta escolha, que dá para quase toda a gente.
Tanto podes montar um sistema económico, como fazeres um setup de topo e largares uma nota preta.
 
O sistema MFT vai sempre ganhar em tamanho pois as lentes são bastante compactas. Mas comparando sistemas APS-C gosto muito da Fuji nesse campo, especialmente tendo em conta a qualidade das lentes. Foi uma das razões para mudar.

Concordo, a Fuji tem material muito bom, começando nas lentes de kit. Mas o resto o @MylleZ já disse. Faltou falar nas fraquezas, mas isso tbm já foi referido nesta thread.
 
O meu sistema completo (câmera + lentes) pesa pouco mais de 2Kg.

Estamos a falar de máquina (G80) com 8-18/2.8-4.0, 35-100/2.8, 100-300/4.5-5.6 e 45/1.8 e 20/1.7

Só uma 70-200/2.8 pesa normalmente cerca de 1,5Kg

Para mim a questão do peso é uma das maiores vantagens do sistema MFT
 
Back
Topo