1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Trocar de sistemas MFT e DSLR por... Fuji?

Discussão em 'Recomendações de Equipamento' iniciada por Meje, 29 de Outubro de 2019. (Respostas: 121; Visualizações: 4945)

  1. _cardoso_

    _cardoso_ Power Member

    Para não estar abrir outro tópico vou colar-me a este e colocar algumas dúvidas também.
    Eu estou com as mesmas dúvidas do user Meje.
    Tenho uma olympus omd 10 mark II com as lentes de kit 14-42mm e a 40-150mm.
    Sempre tive canon até há uns dois anos atrás, como a minha Canon 750d avariou virei-me para a olympus devido ao seu tamanho reduzido, mas sinto falta da qualidade que tinha na Canon, principalmente em ambientes de pouca luz e na focagem.
    Agora ando com a dúvida de vender o material que tenho e comprar tudo novo ou apostar em lentes com boa qualidade.
    Andei de olhos nas dlsr da Canon e andei a ver a Canon 80d ou a 90d, andei a ver também o sistema fuji que dizem maravilhas dele aqui no fórum, principalmente pelas jpeg que a mesma produz.
    Normalmente a fotografia que mais faço é fotografia de rua e paisagens quando viajo.
    Ideias aceitam-se, pretendo um bom conjunto com pelo menos uma boa lente zoom e depois claro umas primes, a minha dúvida maior é, mantenho a olympus omd 10 e compro uma boa lente tipo a 12-40 f/2.8 ou a 12-100 f4, e num futuro faço um upgrade ao corpo, ou seria melhor regressar à Canon? Quanto às Fuji, nunca usei nenhuma por isso não posso pronunciar-me.
     
  2. Meje

    Meje Power Member

    A verdade é que não tens usufruído da qualidade que a máquina pode oferecer porque tens duas lentes de kit que não são grande coisa (como é normal). Ou seja, ao contrário do meu caso, tu não tens noção se o MTF te satisfaz em termos de desempenho ou não...
     
  3. _cardoso_

    _cardoso_ Power Member

    Pode ser esse o caso, por isso que esteja a ponderar ficar com corpo e comprar 12-40 2.8, a minha outra questão é que sinceramente dou mais por mim a fotografar em jpeg que raw, pelo menos nas férias onde são sempre centenas de fotos, e foi esse um dos motivos que me fez também pensar nas fuji, porque falam muito bem dos jpegs delas
     
  4. Meje

    Meje Power Member

    Eu não conheço a Canon, mas julgo que em DSLR is JPGs são em geral mais fracos. Eu acho os JPGs da o-m10 bem melhores do que os que tinha na Nikon. Nesse aspecto não sei muito bem se irias ganhar muito em mudar de Olympus para Fuji.

    Fica-te a faltar avaliar o desempenho com menos luz e o sistema de foco. Se fosses para Fuji irias para que corpo e para que lentes? As lentes Fuji são bem caras....
     
  5. _cardoso_

    _cardoso_ Power Member

    LA está como disse antes nunca andei a pesquisar sobre as fuji, apenas vejo o pessoal aqui no fórum a falar maravilhas, acho que o mais certo é comprar a 12-40mm f2.8 que é uma excelente lente e mais tarde fazer update ao corpo, mas manter o mesmo sistema
     
  6. Meje

    Meje Power Member

    Com essa opção segues o mesmo caminho que eu escolhi. A Fuji tem como principais problemas o facto de não ter um lineup de lentes assim tão grande e julgo que não tem nenhuma marca para além deles próprios a produzir lentes, o que talvez seja propositado para poderem manter o preço premium do sistema.

    Em MFT tens primes muito boas, pequenas e a preços convidativos. Acima de tudo tens lentes para todos os gostos e carteiras (ficando mesmo assim aquém da oferta de novos e usados das DSLR).
     
  7. _cardoso_

    _cardoso_ Power Member

    Eu quero ter um bom conjunto de lentes prime, mas uma boa zoom faz sempre muita falta, e pelo que tenho lido que é muito, a 12-40 é muito boa mesmo, a 12-100 também parece ser muito boa e oferece maior liberdade mas o preço já passa o que pretendo dar.
     
  8. Natto

    Natto Power Member

    Comprares uma lente melhor não te vai ajudar no desempenho da máquina em baixa luz quer a nível da qualidade de imagem quer na focagem em baixa luz.
     
  9. Natto

    Natto Power Member

    Comprares essa lente não vai alterar em nada as limitações que estás a sentir em baixa luz quer pela qualidade de imagem que pela limitação do sistema de focagem em baixa luz.
     
  10. m4ndr4ke

    m4ndr4ke Power Member

    Mais ou menos.
    Em termos de qualidade de imagem poderá não notar grande coisa no que toca a nitidez em jpegs, mas em termos de focagem irá ter uma melhoria, pois vai chegar mais luz ao sensor e, consequentemente, ao sistema de foco.
     
  11. _cardoso_

    _cardoso_ Power Member

    Pensei o mesmo, embora saiba que não será uma grande diferença, e penso que devo notar alguma diferença a nível de qualidade ótica.
    A outra solução é mesmo mudar a câmara...
     
  12. Natto

    Natto Power Member

    Mas a 40-150 que tens já não é f2.8?
     
  13. _cardoso_

    _cardoso_ Power Member

    Não, é a que as vezes acompanha o kit, f4.
    Em ambas as lentes, além do problema que já referi que será mais da máquina (focagem e ambientes de pouca luz) sinto pouca qualidade nas fotos, mas lá está estás são lentes mais básicas e claro mais baratas
     
  14. MylleZ

    MylleZ Power Member

    Tens que experimentar o sensor de 20 MPx mais recente (E-M1 MK II, PEN-F, GX9, a nova E-M5).
    Eu senti grandes diferenças quando troquei a G80 pela PEN-F.
    Da PEN-F para a GX9 não sinto diferenças nenhumas. A GX9 tem melhores JPEGs, a PEN-F é mais bem construída.

    Tenho feito muitas fotos com a GX9 + 20mm 1.7, e vou muitas vezes a ISOs elevados e ela aguenta.
    Não é tão boa como a Z 6, mas é suficiente.

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Das melhores fotos que já fiz em viagem.
    Tinha uma D810 e uma PEN-F, na altura, e a PEN-F não me deixou ficar mal...
     
  15. Meje

    Meje Power Member

    Em viagem o sistema MFT faz muita diferença. Eu passo a vida a viajar de aviao e quando andava com a D5200 ela era sempre uma preocupação no momento de planear a bagagem, mas com a Olympus nunca mais foi problema. Se cabe na mochila óptimo, se já não cabe vai numa bolsa de cintura que não conta como bagagem extra em nenhuma companhia aérea (nem na easyJet que supostamente não deixa as senhoras levar mala de ombro).

    A fotografar a 2.8 vai conseguir a mesma exposição com menor ISO, logo com menos ruído. A lente também deverá focar melhor que a lente de kit (sem certezas aqui), embora pela minha experiência com primes boas, continua a ser muito fraquinha em situações mais exigentes.

    De uma forma geral vai notar melhorias em praticamente tudo. A lente que ele tem atualmente e a 12-40 2.8 são possivelmente a pior e(ou quase) e a melhor zoom standard do sistema MFT.
     
    Última edição pelo moderador: 10 de Fevereiro de 2020
  16. Natto

    Natto Power Member

    Tudo depende das condições em que o user dispara. Era bom se ele desse exemplos para ter uma ideia.

    Em geral concordo contigo embora duvide que irá ver grandes diferencas. Se o user faz fotografia em baixa luz e não usa flash, o melhor é trocar de sistema.
     
  17. Natto

    Natto Power Member

    Podes dar exemplos?

    É que em condições de boa luz, pela minha experiência com a GX80, a qualidade de imagem era bastante boa. Até ISO 800.

    Em pouca luz já nem por isso, nem com primes como a oly 45mm, panny 50mm ou 20mm. Como usava dentro de casa a maioria das vezes, tirar fotos com abertura máxima era raro pois tinha pouco DoF.

    Com a minha 6D maravilha, até ISO12800 basicamente quase no escuro a imagem embora com algum ruído tinha e tem definição. Mas a maioria das vezes está entre 800 e 1600. Depois com IS das lentes dava para jogar com ISO mais baixo se o pessoal não se estivesse a mover.
     
  18. Natto

    Natto Power Member

    É uma combinação que quero experimentar :D deixa ver mais lá para frente se consigo experimentar esse combo e tbm com a oly 45mm que gostei muito.
     
  19. _cardoso_

    _cardoso_ Power Member

    Não uso flash e nunca usei, a intenção é continuar a não usar.
    Fotógrafo mais nas férias, ainda recentemente andei quase 3 semanas pelas filipinas, ao fotografar à noite nota-se imenso o ruído, mas o que me deixa ainda mais chateado é o sistema de foco, onde muitas fotografias ao visualizar no PC, reparo que estão desfocadas, com o foco no sítio errado, na Canon não me acontecia isso...
     
    Última edição: 30 de Dezembro de 2019
  20. _cardoso_

    _cardoso_ Power Member

    O ruído incomoda mas o pior mesmo é o foco, acertar o foco na omd 10, em fotografias que não dá para pensar muito, torna-se complicado.
    Tenho um amigo que tem uma 6D e também só diz maravilhas dela, mas o orçamento da câmara mais uma lente zoom razoável... A longo prazo quem sabe.