1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Trocar memórias

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por diogoavc, 9 de Junho de 2012. (Respostas: 12; Visualizações: 837)

1. diogoavc

diogoavc Power Member

Boas. Tenho um portátil Toshiba Satellite A200 com o Windows Vista Home Premium 32 bits PT-PT de origem. Ontem, após a instalação do Spybot S&D e remoção de um adware encontrado pelo spybot, o PC dá-me BSOD sempre que o ligo, de qualquer maneira.

Inicialmente, nos primeiros restarts do windows, consegui milagrosamente aceder ao safe mode e fui direto aos backups do Spybot para repor as entradas de registo removidas, e de seguida desinstalei o Spybot. Outro reboot e fiz chkdsk, sendo que chegou a encontrar erros e reparou-os. Mas os BSOD's persistiram e agora estão piores que nunca.

Inicio o Windows normalmente, dá BSOD. Safe mode, BSOD. Safe mode com linha de comandos, BSOD. Arranque com última configuração bem sucedida, BSOD. Os BSOD's que aparecem são diferentes, mas o que apareceu mais nas últimas vezes foi:
    Código:
    STOP: C0000221 (...) [B]systemroot\system32\ntdll.dll[/B]
    De notar que aparecem vários erros diferentes, em que nem sempre aparece o nome de um ficheiro, mas quando aparece nem sempre é este que escrevi. É difícil de anotar pois desaparece logo (não consigo desativar o auto-reboot em BSOD)

Arranjei um disco de instalação do Windows Vista para tentar a Reparação de Arranque (ou Restauro do Sistema): pus-lo como boot device; iniciei normalmente, em safe mode, em última configuração bem sucedida, e dá-me sempre BSOD, sendo que não consigo sequer aceder ao menu principal do disco.

Arranjei o disco de recovery do Windows Vista para tentar os comandos relacionados com o "bootrecord" para reparar o boot, mas não consigo nada melhor que com o disco de instalação: dá-me sempre BSOD antes de conseguir chegar ao menu do disco.

Conclusão: Não consigo aceder ao Windows em nenhum mode, nem sequer fazer boot por um Boot CD/DVD. Alguém tem alguma ideia?

Última edição pelo moderador: 11 de Junho de 2012
  2. J_NUK_A

J_NUK_A El Patinador
    Staff Member

3. diogoavc

diogoavc Power Member

Não há mesmo outra alternativa? O mais estranho para mim é que antes cheguei a conseguir iniciar o windows em safe mode (permanentemente estável) e em modo normal (tinha BSOD passado 5 minutos). E claro, acho estranhíssimo o facto de não conseguir iniciar um disco de recuperação!

4. J_NUK_A

J_NUK_A El Patinador
    Staff Member

Não vejo outra, se estás sempre a ter BSODs.

5. diogoavc

diogoavc Power Member

O mais estranho foi que eu restaurei os backups do Spybot e nada ficou corrigido.

Novo problema: Montei o Ubuntu Live CD, fiz boot pelo CD e só consigo ficar uns 15/20 segundos no CD! Apenas consigo escolher o idioma e carregar em "Experimentar sem instalar" e o computador começa a ler o CD e depois reinicia sozinho. Já tentei 3 vezes, acontece sempre. Já teste o CD noutro computador e funciona lindamente, por isso o problema está no portátil avariado. Soluções?

Última edição: 10 de Junho de 2012
  6. J_NUK_A

J_NUK_A El Patinador
    Staff Member

Tenta gravar novamente. Mas começo a suspeitar que tens aí um problema de hardware, talvez sejam as RAMs.

7. diogoavc

diogoavc Power Member

O problema não é do CD, visto que experimentei noutro Toshiba e está perfeitamente funcional. Tento fazer o Memtest86+ ou aconselhas outra solução?

8. J_NUK_A

J_NUK_A El Patinador
    Staff Member

Sim fá-lo.

9. diogoavc

diogoavc Power Member

Fiz o teste com o Memtest86 e cancelei aquilo no teste nº9, após sensivelmente 1 hora a testar a RAM. O nº de erros até essa altura ascendeu aos 2 milhões e meio, e a lista dos blocos de RAM aparecia sempre em vermelho e com erros. Com estes dados, dá para concluir que o problema está na RAM?

E estando o problema na RAM, dá para substituí-la visto tratar-se de um portátil? Se sim, que RAM é melhor comprar?

Está aqui a página do portátil, diz que tem RAM de 2Gb (1+1) e é expansível até 4Gb.

10. CD__tm

CD__tm Power Member

diogoavc tenho exactamente o mesmo portátil que tu e acho que te aconcelho a veres-te livre do windows vista e actualizares para windows 7. Existem todos os drivers compatíveis com esse pc no site da toshiba. (se não encontrares diz aí que eu dou-te o caminho para os sacares todos de uma vez...) pois eu próprio já o tive instalado nesse portátil.
    De qualquer forma as rams dão para substituír. Na parte de baixo do portátil têm uma tampa fechada com um parafuso. Podes actualizar por aí a ram sem ter que desaparafusar o portátil todo. A melhor forma de comprares a memória é levares a antiga e dizeres que queres algo semelhante se não estiveres para te chatear muito.
    No entanto a ram pode simplesmente estar atulhada e precisa que se lhe faça um free. O que não deve ser pois á partida quando reinicias a informação é toda limpa da memória.
    Outro concelho que te dou é não te pores a instalares spy-bots, e programas para remover malware. Muitas das vezes esses programas só fazem é pior. E digo-o por experiencia própria. Deixam o pc mais lento, as vezes detetam coisas para eliminar e eliminam coisas que não devem, etc... Um antivirus, um CCleaner para remover a tralha periódicamente e algo para corrigir registos deve ser o suficiente.
    Apartir do momento que deixei de usar spy-bots, cenas para remover malwares e assim, só ganhei com isso.

11. diogoavc

diogoavc Power Member

Obrigado pelos concelhos. Eu quando resolver este problema vou mesmo instalar o Windows 7. Já agora, a que te referes quando dizes "precisa que se lhe faça um free"? E tu chegaste a expandir a memória RAM do teu, ou não mexeste nada relativamente a isso?

12. CD__tm

CD__tm Power Member

Muito basicamente em informática, refere-se a esse termo na programação para designar o processo de libertar a memória ocupada por um determinado programa em execução. Se tivesses a memória ocupada com informação que estivesse possivelmente a criar esses erros todos, libertar toda a informação da memória poderia ajudar a resolver o problema. No entanto a memória dos pc's não funciona como a dos discos rigidos. Os discos armazenam informação mesmo depois de serem desligados da fonte de tensão, as memórias não. Mas quando desligas e voltas a ligar o pc a memória encontra-se inicialmente limpa e por essa razão é que disse também que não deveria ser por isso. Eu nunca expandi nem nc precisei de trocar as memórias, tenho as de origem, mas por baixo do pc, tem a tampa que dá acesso as memorias.
    Pelo que tens sugerido, o melhor mesmo era testares (se tiveres oportunidade) outras memórias sem alterares nada no pc a ver se o problema persiste e então, trocar. É que aparenta mesmo o problema vir daí...
    Talvez se fores a uma loja de informática e levares o portátil até, dizes que queres comprar umas memórias, mas que precisas de testar a ver se o problema é mesmo da memória. Pode ser que para aproveitar para fazerem negócio contigo te desenrasquem e te façam a experiencia logo na altura...

Última edição pelo moderador: 14 de Junho de 2012
  13. diogoavc

diogoavc Power Member

O problema já está resolvido, era uma das memórias que estava KO. Obrigado ao CD__tm e ao J_NUK_A pela ajuda

Partilhar esta Página