Trocar o cooler da Ati 3870 por qual?

konexion

Power Member
Informei-me de que o barulho das 3870 é mais ou menos o seguinte:

noise-idle.gif


noise-load.gif


Não sei se isto será muito correcto, mas é a pouca info que obtive.
Não sei como pode um sistema obter os mesmos db's com uma gráfica em load e em idle.

O que eu sei é que a fan da minha 3870 em load faz um bocado de barulho e estava a pensar em trocar para algo mais silencioso.


Já tenho alguns em mente, mas preciso saber quantos decibéis a fan do cooler default faz, para puder comparar.
Alguém sabe?


A minha é esta:

219specimage.jpg
 
Última edição:
Não sei se isto será muito correcto, mas é a pouca info que obtive.
Não sei como pode um sistema obter os mesmos db's com uma gráfica em load e em idle.

ruidos de fundo que "abafam" o da grafica? além do mais uma medição é sempre muito subjectiva, depende do aparelho usado para medir, distância, ruidos de fundo, etc, etc

eu vejo sempre os testes do genero numa perspectiva comparativa: a unica certeza que posso tirar é que a placa em questão é mais ou menos silenciosa do que outra

e tb há uma variavel importante que nao mencionam, que tipo de cooler cada grafica usa e as rpm a que trabalha; por exemplo a minha com stock cooler era bastante silenciosa porque em auto nao passava dos 30% - aquecia era bem

a unica placa que se destaca aí é 2900XT, conhecida por ser um "aspirador", muito provavelmente os testes foram influenciados por ruido de fundo, ou o medidor era foleiro
 

Mas alguém compra isso? :p

http://www.silentpcreview.com/article793-page5.html

ARCTIC COOLING TURBO MODULE - 8€

vs

NOISEBLOCKER XL1/2 120MM BLACKSILENT RETAIL - 6€
+
molho de braçadeiras numa loja de chineses/'trezentos' - 1€


;)

A nível e som era brutal. Mas e performance??

Isso é para jogar 2 horas e ele chegar aos 90º?

Li numa review que em passivo é igual a um VF-900Cu.
 
A melhor de todas:

THERMALRIGHT HR-03 GT



Dá para montar em duas posições.

Tenho a mesma board que tu, e de facto este cooler Azul é barulhento....e tenho para ai umas 8 fans a funcionarem..:rolleyes:
 
A melhor de todas:

THERMALRIGHT HR-03 GT



Dá para montar em duas posições.

Tenho a mesma board que tu, e de facto este cooler Azul é barulhento....e tenho para ai umas 8 fans a funcionarem..:rolleyes:

Ganda vendaval que aí vai. ;)

Mas não vou passar dos 25€, no meu não se justifica.
Estou a gostar desta hipótese Accelero S1 + fan. Vende-se o Accelero aqui perto de casa por 18€, mais uma fan de 6 ou 7 euros... e tá feito. Fico com uma solução de 18 db's no máximo. (dependendo da fan!)
Também já vi VF900 usados por 20€...

Queria era um comparativo de ruidos!
 
Última edição:
Guga:em termos de perfomance o THERMALRIGHT provavelmente é o melhor
cheguei a ver relatos de pessoas que, pelo menos em idle tinham os a mesma temp que eu com WC
em load já nao me lembro

de todos o que tem a melhor relaçao perfomance/preço é o Accelero S1

em termos de perfomance entre o Accelero S1 e o duoorb nao sei quem leva a melhor

Konexion: optima escolha, se o espaço nao for problema vai pelo Accelero, é superior ao VF-900
no Accelero basta uma ventoinha de baixa rotação, se der para fixar uma de 90 ou 120 era o ideal
 
Guga:em termos de perfomance o THERMALRIGHT provavelmente é o melhor
cheguei a ver relatos de pessoas que, pelo menos em idle tinham os a mesma temp que eu com WC
em load já nao me lembro

de todos o que tem a melhor relaçao perfomance/preço é o Accelero S1

em termos de perfomance entre o Accelero S1 e o duoorb nao sei quem leva a melhor

Konexion: optima escolha, se o espaço nao for problema vai pelo Accelero, é superior ao VF-900
no Accelero basta uma ventoinha de baixa rotação, se der para fixar uma de 90 ou 120 era o ideal


Obrigado malta!
Acho que o espaço não é problema.

Como podes ver aqui:
desaseis.jpg


Tenho uma placa de som no ultimo slot PCI, mas o layout da P5K-E tem dois slots pci-ex por isso creio que há espaço mesmo para colocar uma fan no Accelero S1. Acho que os discos ali também não chateiam.

Estava a pensar em fixar-lhe por ex uma NB XL1, pois faz apenas 16db's e o Airflow de 58 m3/h creio ser suficiente.
Alguém sabe o airflow e RPM's da Nexus 120mm que é testada aqui? Para puder ter uma melhor base de comparação com outras fans.

EDIT: parece-me que a fan da nexus é esta:

RPM: 1000
Noise: 22 db's
Airflow: 36 CFM

Até a XL1 tem melhor ariflow, e bem menos ruído.
 
Última edição:
Nao podes compar CFM com m3/h

36 CFM = 61 m3/h logo tem mais airflow a nexus


Ups... explica lá isso.
Os valores em CFM são aproximadamente o dobro das apresentadas em M3/h?

Então vamos uniformizar...a nexus:
RPM: 1000
Noise: 22 db's
Airflow: 61 m3/h

A NB XL1:
RPM:1000
Noise: 16 dB/A
Airflow: 58 m3/h

Continuo a preferir a NB, não vou notar diferença no airflow, mas no ruido sim.

Até já pensei no seguinte.
O accelero S1 não tem espaço para meter 2 de 120mm, mas tem espaço para meter 1 de 120mm + 1 de 92mm. Colocava uma a meter ar para dentro do núcleo da gráfica e outra a tirar o ar quente, tal como faz o Thermaltake DuoOrb, que acham da ideia?
 
Ups... explica lá isso.
Os valores em CFM são aproximadamente o dobro das apresentadas em M3/h?

Então vamos uniformizar...a nexus:
RPM: 1000
Noise: 22 db's
Airflow: 61 m3/h

A NB XL1:
RPM:1000
Noise: 16 dB/A
Airflow: 58 m3/h

Continuo a preferir a NB, não vou notar diferença no airflow, mas no ruido sim.

Até já pensei no seguinte.
O accelero S1 não tem espaço para meter 2 de 120mm, mas tem espaço para meter 1 de 120mm + 1 de 92mm. Colocava uma a meter ar para dentro do núcleo da gráfica e outra a tirar o ar quente, tal como faz o Thermaltake DuoOrb, que acham da ideia?
claro , nem tava a por em causa a escolha da NB só queria clarificar isso
Meter 2,3,4 fans az vezes nao faz diferença bastando só uma... mas se achas que vale a pena gastar mais dinheiro para comprar uma de 92 força
 
claro , nem tava a por em causa a escolha da NB só queria clarificar isso
Meter 2,3,4 fans az vezes nao faz diferença bastando só uma... mas se achas que vale a pena gastar mais dinheiro para comprar uma de 92 força

E agradeço a informação, pois realmente não sabia.

Pois, se calhar fico-me com apenas uma de 120mm.
Nem é pelo $$, pois tenho uma de 92mm aqui parada.

O que estou sem saber é se utilizo os ramsinks que vem com o accelero (que já vi em reviews que não valem muito) ou se compro uns destes zalman.

Outra duvida mais noob é:
Vi que dá para ligar as fans aos 5V, 7V, 9V, e 12V.
Como é que eu defino a que voltagem quero ligar a ventoinha?
 
Última edição:
Vi que dá para ligar as fans aos 5V, 7V, 9V, e 12V.
Como é que eu defino a que voltagem quero ligar a ventoinha?

Onde é que viste 9V?

Com um conector molex só é possível ter 5, 7 ou 12V.

5V - fio vermelho (+) da ventoinha no conector vermelho do molex (+5V) e o fio preto (-) da ventoinha no conector preto do molex (Ground - 0V) => +5-0=+5V de tensão;

7V - fio vermelho (+) da ventoinha no conector amarelo do molex (+12V) e o fio preto (-) da ventoinha no conector vermelho do molex (+5V) => +12-(+5)=+7V de tensão;

12V - fio vermelho (+) da ventoinha no conector amarelo do molex (+12V) e o fio preto (-) da ventoinha no conector preto do molex (Ground - 0V) => +12-0=+12V de tensão;
 
Back
Topo