Trocar por iMac ou trocar por Mac Mini?

Status
Fechado a novas mensagens.

tiagoflg

What is folding?
Boas,

Sou neste momento possuidor de um Clevo com as seguintes specs, salvo erro:
i7 quad core 2720QM Sandy Bridge
8 GB Ram 1333Mhz
GT555
(a base é isto, depois quando chegar a casa actualizo e meto tudo direitinho)

A questão é a seguinte: tenho possibilidade de vender o Clevo por cerca de 900€ e com esse dinheiro poderia:
1. Adquirir um iMac, versão base do ano passado, a um familiar.
2. Comprar um Mac Mini novo, versão base.

Apesar de o portátil ser bastante bom tenho alguma vontade de mudar para Mac. Não apenas pelo design mas pela integração SO/Hardware. Entretanto também já tenho um iPad e um 4S e enfim, seria a colecção completa eheh. As tarefas a que se ia destinar iam ser basicamente trabalhos da faculdade (Word) e algumas brincadeiras em Photoshop e Cubase (por vezes pesadas!). Não jogo.

A pergunta que vos faço é: compensa?
Em termos de specs o Clevo é claramente superior mas compensará a perda de specs tendo em conta o SO?

Compensando, vou para qual? Eu estou mais inclinado para o iMac até porque sei que foi muitíssimo pouco utilizado, ou seja, está novo.

Obrigado desde já ;)

Cumps.
 
Eu compraria o iMac, sinceramente acho a melhor opção! ;)
Visto que não jogas acho que vai compensar a troca para Mac. Eu desde que comprei o meu macbook não quero outra coisa.

Espero ter ajudado!
 
A pergunta que vos faço é: compensa?
Em termos de specs o Clevo é claramente superior mas compensará a perda de specs tendo em conta o SO?
Eu não o faria. Tens um computador perfeitamente capaz. Estar a trocar só para experimentar algo diferente parece-me algo precipitado. Só se tiveres uma experiência horrível com o teu sistema operativo actual e mesmo assim eu brincava um bocadinho com linux antes de o vender e perder dinheiro.

O OSX é bom mas não vale isso, principalmente tendo em conta a tua actividade e necessidades.
 
Eu comprava o iMac, e assim todos "dançavam" a mesma música. Mas sem duvidas! Mais rápido comprava o iMac que abrir este tópico :)

O Mac Mini não acho boa compra porque vem sem Teclado e Trackpad/mouse. Configurado com tudo, mais vale um MacBook Pro,Air ou iMac.
 
Obrigado a todos pela opinião. Uma coisa, para já, fica certa: mini fora de cena.

Eu não o faria. Tens um computador perfeitamente capaz. Estar a trocar só para experimentar algo diferente parece-me algo precipitado. Só se tiveres uma experiência horrível com o teu sistema operativo actual e mesmo assim eu brincava um bocadinho com linux antes de o vender e perder dinheiro.

O OSX é bom mas não vale isso, principalmente tendo em conta a tua actividade e necessidades.

Não se trata de um "só porque sim". Ainda que não odeie o Windows, acho que é o um SO que fica aquém daquilo que devia ser e por vezes até nas tarefas mais básicas.

O PC que tenho actualmente é algo que penso que já se possa chamar de "maquinão", devia ser tudo bastante fluído, rápido, fiável, etc. e não o é. Claro que poderão, por exemplo, dizer "mete um SSD". Contudo, acho que não passa necessariamente por ai. Mesmo hoje me crashou o iTunes um porradão de vezes até que tive que reiniciar. Outras vezes para abrir um simples documento de word ou abrir a pasta das transferências numa nova janela demora cerca de 10 segundos. O arranque não é tão rápido como seria de esperar e de quando em quando vai de BSOD. São alguns exemplos que acho estranho ocorrerem até porque sou um tipo que anda sempre em cima do assunto a deixar o PC limpinho para que não hajam motivos!

Se calhar poderão achar preciosismos a mais e até questionarem-se o porquê de estar com tanta dúvida relativamente ao que compro se aponto tantos problemas ao Windows (já agora o 7). Mas a resposta é simples, são de facto preciosismos, é verdade, mas, tendo em conta o PC que tenho é legítimo tê-los. Contudo, não são esses preciosismos que me farão fazer um mau negócio e dai vir aqui questionar se valerá ou não a pena a perda de specs relativamente ao ganho na interacção SO/Hardware.

Quanto à questão do Linux, foi um SO que já experimentei mas nunca me disse nada, nem me chama muito.
 
Também fiquei curioso com essa afirmação!
Curioso? Pensava que procuravas uma opinião sincera, não forçosamente alguém que concordasse contigo. Eu volto a afirmar: trabalhando eu com OSX quase em exclusivo desde 2008 não acho que se justifique a troca para o uso que dás a um computador. Agora, claramente, quando abriste o tópico já estavas decidido pelo que nem sei porque é que colocaste a questão nos termos que utilizaste.

Dito isto, o dinheiro é teu e não tens que justificar a compra a mais ninguém para além de ti próprio. Boa sorte com a futura aquisição.
 
Curioso? Pensava que procuravas uma opinião sincera, não forçosamente alguém que concordasse contigo. Eu volto a afirmar: trabalhando eu com OSX quase em exclusivo desde 2008 não acho que se justifique a troca para o uso que dás a um computador. Agora, claramente, quando abriste o tópico já estavas decidido pelo que nem sei porque é que colocaste a questão nos termos que utilizaste.

Dito isto, o dinheiro é teu e não tens que justificar a compra a mais ninguém para além de ti próprio. Boa sorte com a futura aquisição.

Curioso no sentido de "porquê essa afirmação, se poderes desenvolver um pouco". E essa questão do decidido foi exactamente aquilo que quis deixar bastante claro na mensagem anterior, são preciosismos mas não "perco" dinheiro por preciosismos como também não abro tópico só porque sim. Se estivesse decido não tinha aberto este tópico. Uma vez que estou com dúvidas, filo. :)
 
Porque é que não fazes o seguinte: dado que o iMac é de um familiar que pelo que deduzo pouco o usa, porque é que não o pedes emprestado durante duas semanas? Isso de certeza te fará arrumar as ideias sobre uma possível aquisição.
 
A minha opinião é um bocado diferente das vossas.
Não sei como o vais conseguir vender a 900 euros, mas penso que nem devias pensar duas vezes. A pessoa deve ser muito tua amiga ou não percebe nada de computadores. Nem que comprasses outro pc com windows. É que por 900/950 compras um novo com ivybridge i7 3630QM GT650M(no mínimo,até podes conseguir a GT660MX) e ram a 1600Mhz etc etc. por 1000 até um ssd vinha provavelmente.

Sei que não era bem esta a opinião que querias mas penso que se te derem 900 por esse devias aceitar, nem que compres outro mas da geração mais recente. Quem me dera a mim(e a muitos outros), que daqui a um ano me dessem ainda 900 euros pelo meu portátil.
 
Pegando uma vez no OS X, nunca mais se larga o OS X..
mTão certo como estarmos em crise, o OSx é algo completamente inovador, não me vejo a usar wimdows exclusivamente de novo, daqui para a frente usarei sempre o Osx, só o Windows 8 é que me despertou atenção, pelas live tiles, mas é uma pena que estas não fiquem sempre no ecrã, que não seja o homescreen e apareça apenas quando carregamos na tecla iniciar. Quanto à tua dúvida, iMac, sem pensar duas vezes, ficas com o equipamento completo... Se não vais gastar dinheiro do teu mas sim o da venda do teu portátil windows, porque não mudar?
 
A minha opinião é um bocado diferente das vossas.
Não sei como o vais conseguir vender a 900 euros, mas penso que nem devias pensar duas vezes. A pessoa deve ser muito tua amiga ou não percebe nada de computadores. Nem que comprasses outro pc com windows. É que por 900/950 compras um novo com ivybridge i7 3630QM GT650M(no mínimo,até podes conseguir a GT660MX) e ram a 1600Mhz etc etc. por 1000 até um ssd vinha provavelmente.

Sei que não era bem esta a opinião que querias mas penso que se te derem 900 por esse devias aceitar, nem que compres outro mas da geração mais recente. Quem me dera a mim(e a muitos outros), que daqui a um ano me dessem ainda 900 euros pelo meu portátil.

"Não é o hardware, é o software" - uma afirmação tão certa e tão usada "lá fora".

Todos dão muito valor á quantidade de GB e RAM que os computadores têm, mas depois o que realmente faz o pc funcionar é pesado, desajeitado e mais uns quantos adjectivos.

Isto faz-me lembrar os carros americanos "Muscle cars", muita potencia, muito binario muito tudo mas depois só andam em frente inclusivê nas curvas.

Desde que me lembra sempre mexi com windows (3.1) até ao XP e isto foi em 2005 quando pela primeira vez passei várias horas num e em 2006 deixei por completo o "Winfroze".

"trabalhando eu com OSX quase em exclusivo desde 2008 não acho que se justifique a troca para o uso que dás a um computador". o uso que se dá num portátil Windows i7 é o mesmo que se dá num iMac ou Mac mini. Qualquer computador pode ser usado só para ir á internet como para fazer grande produções audiovisuais, a questão aqui talvez seja "gostos".

Porque pagar menos por um Windows e ter virus, crashes, lentidão, aborrecimentos, formats...para quê?

O investimento incial a meu ver pode ser grande, mas cruto/medio prazo compensa pelo trabalho, que não se tem pela manutenção.

Ex: o meu pai sempre trabalhou com windows, até ao dia em que me disse que estava sériamente a pensar em comprar um iMac, e ele só trabalha com word/powerpoint/emails. Porquê? fartou-se do windows e dos problemas que acarretava (todos os exemplos que dei acima).

Em última análise, cada um escolhe e gosta daquilo que quer. Estamos num mundo livre.

Opta pelo iMac. depois de uma semana não te vais arrepender do investimento e não vais querer usar mais nada, mas claro está, não acredites em mim.

Experimenta por ti :)
 
Aproveito e lanço apenas um tópico para discussão:

"Será que o MAC OSX é assim tão melhor que windows, ou é apenas uma necessidade que os Mac users têm de justificar o investimento mais elevado (em alguns casos)"?
 
Aproveito e lanço apenas um tópico para discussão:

"Será que o MAC OSX é assim tão melhor que windows, ou é apenas uma necessidade que os Mac users têm de justificar o investimento mais elevado (em alguns casos)"?

Experimenta, depois diz.

É claro que quem usa OSX vai dizer que sim e quem usa Windows vai dizer que não, ou outra coisa qualquer.
 
Pah, eu sinceramente ficava quieto.

Eu sou utilizador tanto de Windows como OSX, assim como iOS.

E o que te posso dizer é que o OSX é 10x melhor que o Windows em tudo, para mim a unica vantagem em usar Windows são as compatibilidades e os jogos, nada mais. Mas por outro lado vais estar a trocar uma bruta maquina por uma maquina com hardware em tudo inferior, algo que eu acho que não se justifica.

Tens um PC muito mais versátil do que o iMac alguma vez será. Apesar de usar o OSX continuo a ter e a fazer-me imensa falta uma maquina com windows, por isso convem pensares se não te vai fazer falta também, porque depois de tomares a decisão já não tens volta atrás, claro que vão te falar em bootcamp e etc, o que é um facto, mas o bootcamp não te altera o hardware que tens no mac, continua a ser um mac fraco para correr windows...

Em relação à questão do tópico, se optares por trocar, troca pelo iMac...
 
Última edição:
Obrigado a todos pelas respostas!

Apesar de o interessado no Clevo ter-se desinteressado, e por essa razão ter ficado tudo em stand by, agradeço terem deixado aqui as vossas opiniões pois deixaram-me mais esclarecido!

De qualquer modo, acho que iria aguardar mais um pouco. Ainda que tenham sido quase unânimes as respostas no sentido de ir para o iMac e de que o OSX era bastante superior ao Win a verdade é que o hardware está a pesar bastante na minha balança e de certo modo ia ser uma regressão bastante grande, mas não só em hardware. Veja-se, por exemplo: a questão das portas USB, 2.0 vs 3.0 (Clevo); o facto do Clevo já ter HDMI e VGA e de no iMac ficar "capado" a uma (salvo erro) saída thunderbolt; etc.

O hardware pode não se apresentar como muito relevante no dia de hoje mas conto ter um computador o mais future-proof possível e nessa prespectiva acho que ia perder bastante, até pela questão da dificuldade de actualização do iMac.

Sendo assim, mais uma vez obrigado.

Contudo, acho que era interessante debater aquele tópico que o PES6_fan lançou. E, já agora, adicionar-lhe um igrediente: OSX vs Win 8

Do Win7 já sabem um pouco a minha opinião. Quanto ao OSX e o Win 8 devo dizer que só mexi uns poucos minutos no 1º e ainda nem sequer experimentei o segundo.

Cumps.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo