Trocar por iMac ou trocar por Mac Mini?

Status
Fechado a novas mensagens.
Curioso? Pensava que procuravas uma opinião sincera, não forçosamente alguém que concordasse contigo. Eu volto a afirmar: trabalhando eu com OSX quase em exclusivo desde 2008 não acho que se justifique a troca para o uso que dás a um computador. Agora, claramente, quando abriste o tópico já estavas decidido pelo que nem sei porque é que colocaste a questão nos termos que utilizaste.

Dito isto, o dinheiro é teu e não tens que justificar a compra a mais ninguém para além de ti próprio. Boa sorte com a futura aquisição.

Concordo com o theendless. Há imenso pessoal que só vai para Mac porque ouviu dizer que é melhor que Windows, e abrem tópicos já a contar com apoio para trocar, se fosses abrir este tópico na zona Windows, toda a gente te dizia o contrário daqui. Ao menos o thendless foi sincero.

Já mete nojo este pessoal adepto ferrenho do OS X. Eu uso o iOS, uso Windows 8, apesar de preferir OS X, mas ainda não houve possibilidades para ter, mas já mexi bastante nesse sistema.
Não é assim tão bom como dizem, é diferente. Estejam calados a dizer que o windows só dá problemas, dá para quem não sabe trabalhar com ele. Até agora, não uso anti-virus no windows, está tudo a correr às mil maravilhas, um software limpo e rápido, a Microsoft está a ficar melhor, mas muito melhor em tudo, enquanto que a Apple, desde o Lion que vem a desiludir, e não me venham com histórias pois eu sigo de perto tudo o que ela faz, e experimento e sei bem o que falo.

Já se criou quase que um mito sobre o Windows, onde o OS X é melhor em tudo, não é e ponto final, são sistemas diferentes, e o Windows é um sistema fantástico, assim como o OS X o é, mas há pormenores no OS X que para mim me fazem falta, não é porque são bonitos ou isto ou aquilo, é mesmo porque me fazem falta para trabalhar a sério.

Visto que tu queres utilizar o computador só para trabalhos da faculdade, photoshop e cubase, não se justifica a troca.
O Word do OS X não tem nada a ver com o do Windows, já testei e achei mau. Photoshop e Cubase existem para Windows. Nesta troca de computador, só vejo a vantagem do ecrã, que para o Photoshop pode fazer jeito, visto os Mac terem displays extraordinários De resto, na minha opinião, isso é trocar só para ter um computador novo... Não se justifica, visto que ias ficar com piores características, e não me venhas dizer que o Mac corre melhor, é mais leve, isso já foi à muito, acabou esse tempo...
 
Concordo com o theendless. Há imenso pessoal que só vai para Mac porque ouviu dizer que é melhor que Windows, e abrem tópicos já a contar com apoio para trocar, se fosses abrir este tópico na zona Windows, toda a gente te dizia o contrário daqui. Ao menos o thendless foi sincero.

Já mete nojo este pessoal adepto ferrenho do OS X. Eu uso o iOS, uso Windows 8, apesar de preferir OS X, mas ainda não houve possibilidades para ter, mas já mexi bastante nesse sistema.
Não é assim tão bom como dizem, é diferente. Estejam calados a dizer que o windows só dá problemas, dá para quem não sabe trabalhar com ele. Até agora, não uso anti-virus no windows, está tudo a correr às mil maravilhas, um software limpo e rápido, a Microsoft está a ficar melhor, mas muito melhor em tudo, enquanto que a Apple, desde o Lion que vem a desiludir, e não me venham com histórias pois eu sigo de perto tudo o que ela faz, e experimento e sei bem o que falo.

Já se criou quase que um mito sobre o Windows, onde o OS X é melhor em tudo, não é e ponto final, são sistemas diferentes, e o Windows é um sistema fantástico, assim como o OS X o é, mas há pormenores no OS X que para mim me fazem falta, não é porque são bonitos ou isto ou aquilo, é mesmo porque me fazem falta para trabalhar a sério.

Visto que tu queres utilizar o computador só para trabalhos da faculdade, photoshop e cubase, não se justifica a troca.
O Word do OS X não tem nada a ver com o do Windows, já testei e achei mau. Photoshop e Cubase existem para Windows. Nesta troca de computador, só vejo a vantagem do ecrã, que para o Photoshop pode fazer jeito, visto os Mac terem displays extraordinários De resto, na minha opinião, isso é trocar só para ter um computador novo... Não se justifica, visto que ias ficar com piores características, e não me venhas dizer que o Mac corre melhor, é mais leve, isso já foi à muito, acabou esse tempo...

Eu não vim dizer nada, pelo contrário, vim pedir para que me dissessem! E, além disso (como aliás já reiterei), não vim aqui à procura de argumentos para me "empurrarem" para Mac...
Que achas do Win 8? Tive para instalar mas não me parece muito bem conseguido do que tenho lido, com algumas falhas, etc.
 
Eu também não quero influenciar-te a ficares em Windows ou a ires para Mac, e admito que fui rude no meu comentário anterior.

Eu uso Windows, e gosto, mas continuo a preferir o OS X como já disse, mas o Windows não é um bicho de sete cabeças como o retratam.

O Windows 8 está muito bom, mais leve que o 7 na minha opinião, é rápido, a interface metro pouco a uso, mas dá sempre jeito, e é rápido ires para lá. Aconselho vivamente.
 
Se estiveres com muita vontade de experimentar um sistema novo, tenta instalar uma distribuição Linux. Pode ser Ubuntu ou Mint, são ambas fáceis de mexer e bastante funcionais. Se mais tarde precisares realmente de um Mac, logo compras!
 
"Não é o hardware, é o software" - uma afirmação tão certa e tão usada "lá fora".

Todos dão muito valor á quantidade de GB e RAM que os computadores têm, mas depois o que realmente faz o pc funcionar é pesado, desajeitado e mais uns quantos adjectivos.

Isto faz-me lembrar os carros americanos "Muscle cars", muita potencia, muito binario muito tudo mas depois só andam em frente inclusivê nas curvas.

Desde que me lembra sempre mexi com windows (3.1) até ao XP e isto foi em 2005 quando pela primeira vez passei várias horas num e em 2006 deixei por completo o "Winfroze".

"trabalhando eu com OSX quase em exclusivo desde 2008 não acho que se justifique a troca para o uso que dás a um computador". o uso que se dá num portátil Windows i7 é o mesmo que se dá num iMac ou Mac mini. Qualquer computador pode ser usado só para ir á internet como para fazer grande produções audiovisuais, a questão aqui talvez seja "gostos".

Porque pagar menos por um Windows e ter virus, crashes, lentidão, aborrecimentos, formats...para quê?

O investimento incial a meu ver pode ser grande, mas cruto/medio prazo compensa pelo trabalho, que não se tem pela manutenção.

Ex: o meu pai sempre trabalhou com windows, até ao dia em que me disse que estava sériamente a pensar em comprar um iMac, e ele só trabalha com word/powerpoint/emails. Porquê? fartou-se do windows e dos problemas que acarretava (todos os exemplos que dei acima).

Em última análise, cada um escolhe e gosta daquilo que quer. Estamos num mundo livre.

Opta pelo iMac. depois de uma semana não te vais arrepender do investimento e não vais querer usar mais nada, mas claro está, não acredites em mim.

Experimenta por ti :)
Porque é que fizeste quote em mim? Eu disse alguma coisa contrária ao que tu disseste? E depois ainda misturaste frases e opiniões de outros pelo meio, não percebi. Eu apenas disse que sim, ele devia vender, nem que fosse porque por 900/950 euros conseguia um portátil novo(mesmo que fosse windows) superior ao que tinha antes, nada mais.

Quanto ao resto e já que usaste as minha frase anterior para puxar off-topic não relacionado com o que eu disse...concordo em algumas coisas, e discordo de outras. Se quiseres jogar(por exemplo) o hardware faz diferença sim, e não é pouco. Não te serve de muito teres um S.O mil vezes melhor e não correr jogos por hardware insuficiente(ou até por não ser compatível ao S.O). Eu adorava ter um mac porque acho-os bonitos e leves, mas não tenho palas e não sou rico. O mac com o exacto mesmo hardware do meu custa entre 2500 a 3000 euros, dava para comprar 2,5 a 3 portáteis iguais ao meu que custou 1000 euros! Dois a três portáteis iguais ao meu! Não é brincadeira nenhuma...não é apenas um pouco mais caro, é mais do dobro, quase 3 vezes mais. O S.O por melhor que seja não justifica tal diferença de preço.

Quanto a lentidão/crashes/aborrecimentos/formats tenho o meu há meses, e tal como todos os pc's anteriores que tenho não possuo nada disso. A lentidão será quase sempre do hardware ou vírus e com o mínimo de manutenção, mínima mesmo, fica impecável. Tenho o antivírus da microsoft leve e gratuito e chega e sobra, nos windows 8 até já vem embutido esse antivírus pelo que nem é preciso fazer nada. E os vírus também já chegaram aos mac, pelo que essa informação é falsa/desactualizada.

Regra geral os macs tinham fama de serem rápidos porque já vinham com ssd's (e as pessoas por ignorância pensavam que o portátil por ser mac é que era muito mais rápido), metes um ssd num windows 7 e ele também voa, por isso não é por aí.

Não sou hater, até recomendei um ipad para a minha namorada na altura por exemplo (já agora, também empanca e bloqueia volta e meia). Sei reconhecer qualidade onde ela existe...se são bons produtos...são, se acho que justifica custar 2 a 3 vezes mais para ter um portátil igual ao meu só por ter S.O diferente? Nem lá perto...
Já nos tablets e devido às aplicações por exemplo penso que justifica dar uns 100 euros a mais para ter um ipad, sem dúvida, mas se custasse 2 a 3 vezes mais também já teria alguma dúvidas.
 
Última edição:
A ideia com que fiquei foi que não tens grande experiência com o MacOSX e queres experimentar. Portanto 1 conselho:
Se estiveres à vontade no mundo da informática faz uma "marosca" e experimenta o MacOSX no teu portatil. Se gostares mesmo, o que vai acontecer quase de certeza, mudas e eu aconselho-te um iMac.
Caso contrário, continuas como estás, feliz e contente :D
 
Pessoal, uma vez mais, obrigado por todas as sugestões! Têm sido bastante válidas! Quanto à minha questão, por agora, vai ficar a marinar.

Contudo, queria aproveitar para esclarecer melhor um aspecto.
Esta troca não se prendia somente com experimentar um novo OS. Porque, troca por troca, iria para um MacBook Pro. Havia aqui outra ideia subjacente que era a de "limpar" a secretária e ter um maior ecrã para trabalhar. A verdade é que comprei o Clevo a pensar na portabilidade mas tenho-o usado praticamente só em casa, onde trabalho mais, e às vezes sinto falta de um ecrã maiorizito. Quando ao outro aspecto, tem que ver com isto: a minha secretária tanto serve como mesa para o portátil e rato (com fios) como para mesa de estudo. Acontece que quando quero estudar tenho que desligar o fio do som do portátil, o rato, a alimentação, etc. Ou seja, nada do outro mundo mas tendo um iMac não seria necessário isso. Com o iMac só tinha que sair o rato e o teclado e o ecrã estava sempre lá, o que até era handy para ler algumas coisas de estudo.

Era este o aspecto que queria clarificar. Como já disse, a questão do iMac, e qualquer outra, agora fica a marinar até que haja verbas. Ainda assim, no seguimento daquela questão do Win 8 queria lançar aqui um outro tópico para discussão. Por mero acaso foi descobrir um novos All in One que estão a sair já com o Win 8. Inicialmente nem ponderei a questão dos All in One, não eram muito agradáveis à vista e não os tinha muito bem referenciados. Contudo, quando me deparei com estes novos AIO achei o conceito mais interesse. Esticamente estão bastante bonitos, o hardware acompanha e o facto de o ecrã ser touch e reclinável para um posição horizontal torna tudo bastante mais interessante ainda. Que vos parece?

Cumps.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo