1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Trocar uma Sony H7 por qual compacta....?

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por konexion, 9 de Janeiro de 2008. (Respostas: 32; Visualizações: 2006)

1. konexion

konexion Power Member

Boas. Comprei uma H7 à coisa de 1 mês e pouco e não tou muito satisfeito. Estou a pensar em trocar por uma compacta, em principio.

As coisas que não gostei muito foram:

- Tamanho: Não é assim tão grande, mas quero uma maquina para andar sempre comigo e não é a H7 (nem a S5is, nem a 560 UZ, nem a FZ18....). O tamanho/portabilidade é mesmo o motivo principal de querer trocar.
    Sinceramente o que já tive a pensar é comprar uma compacta agora e se no futuro tiver dinheiro e continuar com a paixão pela fotografia comprar uma DSLR para as fotos a serio.
    - Qualidade geral das fotos: Um pouco de ruido, falta de definição, cores à lá disney, os resultados em geral não me convenceram muito.
    - Duração da Bateria: Fica aquém das 300 fotos (ou lá perto) que a Sony indica.

Assim sendo, tou a pensar em comprar uma maquina mais compacta, mas que tenha bom zoom óptico. Os 15x ópticos da H7 são bastante úteis e é das coisas que mais gosto na maquina. Também gosto muito de ter alguns controlos manuais.

Procuro uma compacta com:
    - 6x zoom óptico (mínimo!)
    - alguns modos manuais (para aprender mais qq coisa sobre fotografia)
    - Acima de tudo, a melhor qualidade de imagem possível numa compacta, nomeadamente indoors e à noite. (A G9 acho que era ideal, mas não há dinheiro!! :()

As que tenho visto:
    Canon SX100 IS - 260€

Canon PowerShot A720 IS - 215€

Ricoh Caplio R6 - 230€

Sony H3 - 230€

2. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Porque considero que a sx100 não é lá muito compacta, recomendo a 720is.

3. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Se o problema é mesmo o tamanho, a SX100 também não é lá muito pequena. Vendo bem, acho que nem a H3, e esta provavelmente sofre de todos os outros problemas comuns na Sony, como ruido, perda de detalhe pelo noise reduction, cores à lá disney, etc...

A A720Is ou a Caplio R6. A segunda é mais pequena mas penso que também é a mais ruidosa.

4. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

A R6 tem o mesmo problema da tz3, a sua concorrente mais directa: a falta de modos manuais.

5. konexion

konexion Power Member

Não tem? Nadinha?
    Já tinha lido que tinha qq coisa.... "The auto setting is simply a program mode, so all the settings bar aperture and shutter speed can be changed."

A ricoh a nível de tamanho/portabilidade é a que eu prefiro. Tenho de ver a questão dos modos manuais.

Digam-me, eu sei que qualquer uma destas 4 é bem mais pequena do que a H7, por isso nesse campo vou ficar satisfeito. Mas e em qualidade geral de fotografia? Eu não quero passar de cavalo para burro, alguma destas é pior do que a H7?

Rui Marto, ainda não vi muitas reviews da H3, por isso não sei mesmo se sofre dos mesmos problemas das suas irmãs mais velhas. Primeiro estou-me a informar acerca da R6 e da 720is.

Só um aparte, se o problema não fosse o $$$ a G9 é mesmo a melhor compacta que anda aí?

6. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Eu vi uma aqui há tempos sobre a H3 mas já não me lembro se era boa ou não. Tenho um amigo que esteve para a comprar e desistiu da ideia para comprar a SX100. Segundo ele a SX100 é muito melhor que a H3.

De qualquer forma a minha opinião sempre foi de que a H7 é uma máquina relativamente fraca, por isso duvido que passes de cavalo para burro. Mas é apenas a minha opinião e não é nada que não soubesses.

Quanto à G9, sim, em principio é a melhor compacta que encontras aí. Acho que não é a melhor coisa do mundo em ISOs altos por causa do ruido mas tem todas as funções que se possa esperar, uma lente super nítida e muita resolução. A exposição também é boa, assim como o color accuracy. De acordo com dpreview a máquina é mesmo a melhor coisa a seguir a uma SLR.

7. Kisai

Kisai Power Member

se o tamanho é um problema o tijolozeco que tenho aqui não é das coisas mais compactas !

8. konexion

konexion Power Member

Já agora, é qual?

9. Rui Marto

Rui Marto Power Member

É a SX100.

10. Kisai

Kisai Power Member

tambem conhecida pelo the black brick :P não é gigante ! mas é aceitavelmente grande

11. konexion

konexion Power Member

Mas a Sx100 não é assim tão grande: 109 x 71 x 47 mm. Comparada com a Sony h7 é pequena.

Tenho de pegar novamente numa e ver como me fica no bolso.

No inicio do ano surgem sempre modelos novos, vcs que tão por dentro das novidades, alguma coisa promissora dentro daquilo que pretendo?

Cumps

12. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Esses modelos foram lançados no final do ano passado, dificilmente serão substituidos agora.

13. konexion

konexion Power Member

Não digo serem substituidos. Podem surgir novos modelos que não sendo substitutos, são melhores à mesma do que os actuais. Por exemplo agora na CES foram apresentados alguns modelos novos. Não sei é se prestam...

Bem, eu hoje tive com todas na mão (menos a Ricoh R6 que é difícil de encontrar!).
    Tive a avaliar principalmente o tamanho.

A Canon Sx100 e a A720 IS são parecidas. Em profundidade (que é o que me stressa mais, para caber num bolso por ex) elas tem apenas 2mm de diferença. E tanto uma como outra cabem MUITO mais facilmente numa bolsa pequena do que a actual H7. Ou seja, se em tamanho são praticamente iguais, posso excluir a A720 porque tem menos qualidade (apesar de a DPreview ter-lhe dado Highly Recomended!)???

A Sony H3 é semelhante em tamanho.
    A Ricoh é a mais pequena sem duvida e continua a ter umas belas características, mas nunca sequer peguei numa...

Acham que vale a pena meter a Panasonic TZ3 ao barulho?

Uma coisa gostei da SX100, ela tem uma coisa que mais nenhuma tem e julgo dar-me mais liberdade. Tem Aperture e Shutter priority.

Por outro lado tem uma abertura de F2.8 - F4.8. Acham suficiente para fotos em ambientes low light como eu referi?

14. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Na realidade, em termos de lente, a A720IS consegue ter mais qualidade que a SX100. Perdes é também o zoom. Como já há muito é sabido, lentes com mais zoom precisam de mais vidro e isso degrada a qualidade da imagem. No entanto aquilo que perdes em qualidade, ganhas em versatilidade e funções.

Eu gosto da TZ3, tem uma excelente lente, mas a TZ3 é puramente uma point&shot. Não faz mais nada. E o sensor quando se sobe o ISO, começa a tornar-se inútil.

A Ricoh já lançou a R7, mas como é hábito são máquinas que além de difíceis de encontrar, demoram até sair boas reviews. Algumas nem chegam a ter reviews.

15. konexion

konexion Power Member

Pois, estou mais inclinado para a Sx100 realmente. Como eu referi o Aperture e Shutter priority dão jeito!

A Tz3 e a Ricoh R6 não tem nada de manual certo? São puras P&S? A R7 nesse aspecto já é diferente?

16. Rui Marto

Rui Marto Power Member

O Av e Tv estão presentes em ambas as máquinas da Canon.

A TZ3 é, as Ricohs não faço ideia, mas a R6 acho que sim.

17. konexion

konexion Power Member

18. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Porque é que as pessoas vêm as features nesses sites em vez de ver no oficial? No dpreview também diz que não tem focagem manual, entre outras coisas que a máquina tem.

Shooting Modes:
    Auto, Program AE, Shutter priority AE, Aperture priority AE, Manual, Portrait, Landscape, Night Snapshot, Kids & Pets, Indoor, Stitch Assist, Movie, Special Scene (Night Scene, Foliage, Snow, Beach, Fireworks, Aquarium, Underwater)

Canon-Europe.com

19. kamadas360

kamadas360 Power Member

A tz3 tem algumas caracteristicas manuais ... é so veres o manual da maquina da qual podes descarregar do site da panasonic!

excelente comportamento!
    zoom 10X e excelente lente, realmente o seu calcanhar de Aquiles é o Sensor!

20. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Sim, mas os modos manuais que o pessoal fala, são os principais: abertura, obturador e manual. O resto não conta porque todas as máquinas têm alguma coisinha de manual, nem que seja só o ISO.

Partilhar esta Página