Tronxy X5S (CoreXY)

miguelbarroso

Power Member
Curiosamente ainda não vi ninguém falar desta impressora por estas paragens.

No8XWjI.png


É uma CoreXY, com um volume de impressão de 330x330x400, e que se consegue comprar por OLX por 240€. (ou na ***** e afins)

Pelo que li, não é para qualquer um, pois vem completamente desmontada, e necessita de vários upgrades. Mas depois dos upgrades, pelo que dizem fica uma impressora mesmo boa.

https://all3dp.com/1/tronxy-x5s-3d-printer-review/

Há pelo menos dois grupos gigantes no FB sobre a impressora, e o feedback que li por lá foi sempre o mesmo: manhosa sem upgrades, mas com potencial de se tornar uma excelente impressora com um investimento reduzido.

https://www.facebook.com/groups/169728600253557/
https://www.facebook.com/groups/1119103791478149/

Alguém tem experiencia com a mesma?...
 
Última edição:
@miguelbarroso , se não se falou ainda, julgo que é apenas porque ninguem que poste por aqui tem uma, só isso.
De resto aparenta sofrer dos mesmos problemas das restantes impressoras chinesoides, eventualmente amplificados pela dimensao da caixa que é enorme, para extrusao 2020... tenho as minhas reservas...

O que entendes por investimento reduzido?
É que só a avaliar pela review da 3dp acima, a fonte é para ir para o lixo e convem meter electronicas novas.... fonte nova, com mais pontencia e amperagem, mais uma ramps SB fica nuns 50€ ( podes ir para ramps chinesa , mais barata, mas eu nao gosto ). Mais filamento para upgrades e nao investiguei que mais possa ser necessario....

Dei uma vista de olhos nas pics apenas do FB?... vê-se prints muito boas e prints muito más....ou seja, o operador faz toda a diferença ;), seja que impressora for...

Abc

A pic nao se vê. Imgur e direct link resulta sempre.
 
Mesmo que se gaste 100€, não me parece que se consiga outra impressora coreXY por 340€, com este volume de impressão e com a performance que esta permite.
 
@miguelbarroso não concordo muito com isso...Para melhoramentos a nivel de board e o resto 100€ se calhar não chegam...o que o @yougurt te quer dizer é que isto não o convence...Imagino que isto seja a ANET das CoreXY... Não digo que não faças impressões boas, ou até "Perfeitas"...Porque Eu continuo achar que todas as Impressoras são boas...o que muda é o Utilizador e este é que vai fazer a diferença...

Agora existe diferenças...Por Ex: A Voron/A Vulcanus/a Do @Filipe campos e mais outras quantas...Que serão certamente melhores e o preço depende da qualidade do material que compres...agora...Agora....repito...Tudo depende do Utilizador na minha óptica porque os melhoramentos/Calibrações dependem sempre deste.


EDIT: Mas não te digo que não seja um bom negocio por ser um preço bastante baixo...Embora o perfil 2020 como Eu tenho na Vulcanus não seja o melhor do mundo.
 
Última edição:
a minha Anet A8 ainda nao está pronta e ja ando de olho nas coreXY e sinceramente prefiro montar uma de raiz do que comprar uma chinoca....
 
Pois, é precisamente o facto de ser uma espécie de Anet A8 das CoreXY que a pode tornar interessante (ao permitir ter uma base económica para fazer upgrades). Claro que uma Voron é muito melhor... mas custa também muito mais.

Quanto à questão do utilizador, claro que isso se aplica a todas. Mas os bons resultados que se vêem nas Tronxy X5S, mesmo com upgrades, mostram que o potencial está lá...

Eu para já não vou avançar para isto, mas estou como o PADEIRA, quando acabar a minha iTopie provavelmente vou avançar para uma CoreXY
 
Essa corexy pode até ser uma boa base, mas tenho alguma duvidas com as rodas sobre perfil que ela usa. Uma corexy não sofre tento de forças laterais com os modelos h-bots, mas as rodas precisam de ter rigidez suficiente para não distorcer os eixos x e y. Para mim escolhia uma corexy que usa pelo menos rodds e pelo tamanho dela acho que o ideal seria uns de 12mm nos y e 10mm nos x. Outro aspeto a considerar neste tipo de impressora é usar uma board de 32bit em vez dos 8bit. Quem tem uma destas já esta a espera de conseguir imprimir a velocidade mais altas e acho que é importante usar 32bit. Nas deltas então isso é obrigatório devido a maior complexidade de cálculos e grande velocidade que se consegue com elas e mesmo assim ainda se vê deltas dos chinas a venda com clones de ramps 1.4. E para terminar acho que a estrutura em geral tinha de ser reforcada.

Mas mais facilmente dava 300 e tal euros por essa corexy do que uma prusa tipo a tevo tornado, essa corexy tem bastante mais potencial. Mas tambem com mais +/-100 € e ja montas uma melhor tipo a Voron... A minha corexy não vou aconselhar porque os custos delas ja sao muito superiores e uma impressora que levou muito alterações ao longo do tempo. Se fosse fazer uma corexy topo de gama de raiz nao teria o aspecto que tem a minha neste momento
 
Última edição:
Exacto. Isto custa 240eur sem upgrades. Gastando um pouco mais a melhorar, facilmente passa a qualidade e performance de uma CR10. Por isso me parece tão interessante.
 
My 2 cents....

Uma impressora "lowcost" seja ela cartesiana, delta, corexy... wherever.... podem sempre ser melhoradas.
Mas para isso existem dois "senão" logo à partida e que devem de ser tidos em conta:

- Custo dos upgrades
- Conhecimento do "individuo" para fazer esses mesmos upgrades

Para mim uma corexy e uma delta requerem algum conhecimento, são impressoras que requerem muitas afinações, tempo despendido e a cima de tudo muita paciencia.
Por norma o que se vê na net (youtubers e facebook!?!?) corresponde a 50% da verdade, existe sempre um lado virado para o consumismo e obviamente comercial.
Não é à toa que todos nós procuramos vídeos, tutoriais e afins, para decidirmos por determinado tipo de impressora, sendo que a maioria já o faz a pensar nos futuros upgrades.
Como a maioria dos iniciantes querem uma coisa que não seja muito difícil de configurar, optam quase sempre por uma cartesiana. Todos os casos que conheço que fugiram a este critério acabaram por encostar as impressoras.

E é aqui que entra o "povinho" que gosta das corexy, o pessoal que já teve contacto com impressoras.

Este pessoal acaba por construir outro tipo de impressora, e claro está, optam pelas corexy.
Esse mesmo pessoal já tem outra perspetiva da coisa e dificilmente seguem o caminho das "lowcost".
A titulo de exemplo, esta lowcost por alto com upgrades ficará na ordem dos 350-400€.
Por pouco mais ficou a Voron do @yougurt, e a minha ronda os 550€ (com sistema 32bits e muitos upgrades).

Sinceramente.... será que vale a pena este tipo de lowcost?
 
No cenário de alguém que não pode dispender logo os 400-500 euros, ou pelo desafio de tornar uma treta numa coisa boa... quem sabe?

Tal como foi um desafio para ti tornares a Anet A8 numa coisa porreira! ;-)
 
Back
Topo