Miguel_Ferreira
Membro
Boas pessoal,
Antes de mais quero já indicar que não sou nenhum "master" em redes nem em programação, tudo aquilo que fiz foi com recurso a muita horas de estudo e muita persistência.
Quero começar por indicar que a frase "não é possível remover o router do operador" é um verdadeiro mito, do estudo que fiz é viável em qualquer operador, só precisamos de saber como o fazer, no meu caso foi com a NOS mas se fosse com qualquer outro operador teria tomado a mesma posição e tentaria de igual forma fazer o quer queria.
Tudo começou quando o router da NOS resolveu começar a bloquear o meu acesso ao serviço por utilizar outro router em bridge com DNS diferentes, simplesmente perdia o sincronismo GPON e só depois de 10 ou 11 reboot's à força lá resolvia funcionar, foram varias trocas de equipamento e visitas técnicas, nada resolveu a questão, ainda me indicavam que não podia utilizar outro router, que tinha que usar apenas o do operador, que era assim que a rede estava feita... Enfim...
Já cansado de 6 meses de problemas, resolvi meter mãos à obra e estudar como funcionava todo o router e o sistema de FTTH, fiquei a saber que a rede fibra funciona com recurso a uma credenciação por password (tipo DHCP) onde se a password estiver correta, o operador permite o registo, pelo que o primeiro passo foi conseguir sacar tal dado do router, não foi fácil, mas consegui. Depois bastou comprar um ONT que tivesse porta CATV e inserir a password, assim que liguei a fibra registou de imediato, ficando logo com os canais CATV a funcionar.
Depois bastou configurar as VLAN's num novo router e tudo ficou a funcionar em pleno, inclusive BOX's com guia e gravações.
Desculpem se o texto vai longo, mas é para enquadrar o meu problema. Com tudo isto fiquei sem telefone fixo, e como sou teimoso e o telefone me faz mesmo falta, continuei a "chafurdar" no router da NOS até conseguir todos os dados SIP, uma vez mais foram umas valentes horas, mas consegui os proxy's, portas, user e password, até aqui tudo bem, o problema agora é conseguir configurar tudo isto num novo equipamento, de todos os testes que fiz, parece que o problema está nas configurações, parece que a NOS só aceita mesmo a credenciação se tudo estiver certinho.
Há por aqui alguém que me possa dar uma ajuda com isto?
Obrigado desde já.
Antes de mais quero já indicar que não sou nenhum "master" em redes nem em programação, tudo aquilo que fiz foi com recurso a muita horas de estudo e muita persistência.
Quero começar por indicar que a frase "não é possível remover o router do operador" é um verdadeiro mito, do estudo que fiz é viável em qualquer operador, só precisamos de saber como o fazer, no meu caso foi com a NOS mas se fosse com qualquer outro operador teria tomado a mesma posição e tentaria de igual forma fazer o quer queria.
Tudo começou quando o router da NOS resolveu começar a bloquear o meu acesso ao serviço por utilizar outro router em bridge com DNS diferentes, simplesmente perdia o sincronismo GPON e só depois de 10 ou 11 reboot's à força lá resolvia funcionar, foram varias trocas de equipamento e visitas técnicas, nada resolveu a questão, ainda me indicavam que não podia utilizar outro router, que tinha que usar apenas o do operador, que era assim que a rede estava feita... Enfim...
Já cansado de 6 meses de problemas, resolvi meter mãos à obra e estudar como funcionava todo o router e o sistema de FTTH, fiquei a saber que a rede fibra funciona com recurso a uma credenciação por password (tipo DHCP) onde se a password estiver correta, o operador permite o registo, pelo que o primeiro passo foi conseguir sacar tal dado do router, não foi fácil, mas consegui. Depois bastou comprar um ONT que tivesse porta CATV e inserir a password, assim que liguei a fibra registou de imediato, ficando logo com os canais CATV a funcionar.
Depois bastou configurar as VLAN's num novo router e tudo ficou a funcionar em pleno, inclusive BOX's com guia e gravações.
Desculpem se o texto vai longo, mas é para enquadrar o meu problema. Com tudo isto fiquei sem telefone fixo, e como sou teimoso e o telefone me faz mesmo falta, continuei a "chafurdar" no router da NOS até conseguir todos os dados SIP, uma vez mais foram umas valentes horas, mas consegui os proxy's, portas, user e password, até aqui tudo bem, o problema agora é conseguir configurar tudo isto num novo equipamento, de todos os testes que fiz, parece que o problema está nas configurações, parece que a NOS só aceita mesmo a credenciação se tudo estiver certinho.
Há por aqui alguém que me possa dar uma ajuda com isto?
Obrigado desde já.