Gadgets Trotinetes - Tópico Oficial

É simples, se não estiverem limitadas a 25Km/h (20, em alguns países) não cumprem a legislação e não podem ser vendidas com certificado de conformidade. O que lhe fazes depois de a comprares, é contigo. É possível que nunca venhas a ter problemas, é possível que algum dia comece a haver fiscalização mais apertada... Quem sabe?...
tens a certeza que não pode ser vendidas com o certificado? vi umas quantas que abaixo da descrição tinham o certificado de conformidade (CE). quer dizer então que esse certificado não é valido?

Última edição pelo moderador:
tens a certeza que não pode ser vendidas com o certificado? vi umas quantas que abaixo da descrição tinham o certificado de conformidade (CE). quer dizer então que esse certificado não é valido?
É a minha leitura... o certificado não será válido, ou melhor, pode até ser válido, mas não cumpres a legislação ao utilizar o veículo a uma velocidade superior aos 25Km/h. O certificado CE, tb não se resume à velocidade. Um T Model 3 pode andar a 225Km/h, mas não é legal... :D

Mas isto é o meu achómetro... talvez algum utilizador mais dentro do assunto te possa esclarecer.

Última edição pelo moderador:
Boas tardes,

Tive agora durante cerca de um mês uma Smartgyro Crossover Dual Max mas houve alguns pontos que não gostei dela (principalmente a nível da resposta do acelerador) e então voltou para trás.
Desta forma, alguém com experiência em trotinetes com 2 motores que me consiga dar alguma recomendação para uma nova?
Obrigado :)

Coloquei a minha dia 21.10 e ontem (11.11) recebi o email. Vou aguardar agora !

@nunodotpt acabei de receber um email a dizer que o pagamento foi efetuado hoje.
Boas. Hoje recebi eu o email.

Notifica-se que a candidatura identificada sob o n.º XXXX foi objeto de reconhecimento do direito à atribuição do incentivo nº 229 , da tipologia "Motociclos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e outros dispositivos de mobilidade pessoal elétricos".

Solicita-se o envio de certidões válidas/atualizadas para os seguintes emails [email protected] e [email protected] caso tenha submetido Certidão de não dívida do beneficiário perante a Autoridade Tributária e Aduaneira e Certidão de não dívida do beneficiário perante a Segurança Social no formulário, e que as mesmas se encontrem expiradas. Mais se notifica que o pagamento será efetuado no prazo de 30 (trinta) dias.

Para a prestação de qualquer esclarecimento adicional, contacte-nos através do endereço eletrónico: [email protected].
Mesmo tendo dado as autorizações no portal das finanças e Seg Social, não faço ideia se as consultaram... Deve ser email chapa 5. Agora não sei se envie ou não, escusava de ter andado às voltas nos respetivos sites para dar a autorização. Agora andarei às voltas para procurar as declarações :freak3:.

Apesar do email e da plataforma indicar 'Por validar', nos detalhes da candidatura diz 'Em pagamento'. É sempre tudo tão claro...

Última edição:
Sem dúvida, as coisas estão um bocado escondidas e as pesquisas dentro dos sites nunca encontram facilmente.
Eu quando submeti a minha fui lá confirmar que tinha a permissão dada ao Fundo Ambiental, de qq forma tirei logo também a declaração. Se bem que até mas pedirem, provavelmente deve expirar a validade delas.
Continuo a aguardar por novidades da minha.

Boas tardes,

Tive agora durante cerca de um mês uma Smartgyro Crossover Dual Max mas houve alguns pontos que não gostei dela (principalmente a nível da resposta do acelerador) e então voltou para trás.
Desta forma, alguém com experiência em trotinetes com 2 motores que me consiga dar alguma recomendação para uma nova?
Obrigado :)
não sei se cabe no teu plafond mas eu fui para a yume x11+.
para o meu caso de uso, com muitas subidas e algumas bastante ingremes, está perfeita. parece que trepa tudo sem esforço.

para mim, tem alguns defeitos, como:

1. o suporte é da china - UTC+8;
  2. os piscas são demasiado frageis para a zona onde ficam. já lhes dei um toque a subir para a plataforma e partiu a zona que separa o pisca em si do parafuso - colei, continuam a funcionar;
  3. o limitador de velocidade só está a ativar quando em full throttle - estou em contacto com o suporte para saber se é alguma ligação mal feita ou se sou eu que estou a usar mal o comando;
  4. a luzes que eles enviam são fracas - no paralelo fazem muito barulho porque a luz não é "maciça" fica dentro de um housing esquisito;
  5. tive dificuldade a ligar uma luz/buzina que eles enviam devido ao tamanho dos fios - o problema não está bem bem no tamanho dos fios em si, mas sim na zona de onde eles saem da manga que protege os fios todos que vêm do guiador para a plataforma;
  6. chave NFC - não gosto, preferia chave mas não vou converter;
de resto, bom. não me desapontou nos ~100km que fiz com ela até agora.

não sei se cabe no teu plafond mas eu fui para a yume x11+.
para o meu caso de uso, com muitas subidas e algumas bastante ingremes, está perfeita. parece que trepa tudo sem esforço.

para mim, tem alguns defeitos, como:

1. o suporte é da china - UTC+8;
  2. os piscas são demasiado frageis para a zona onde ficam. já lhes dei um toque a subir para a plataforma e partiu a zona que separa o pisca em si do parafuso - colei, continuam a funcionar;
  3. o limitador de velocidade só está a ativar quando em full throttle - estou em contacto com o suporte para saber se é alguma ligação mal feita ou se sou eu que estou a usar mal o comando;
  4. a luzes que eles enviam são fracas - no paralelo fazem muito barulho porque a luz não é "maciça" fica dentro de um housing esquisito;
  5. tive dificuldade a ligar uma luz/buzina que eles enviam devido ao tamanho dos fios - o problema não está bem bem no tamanho dos fios em si, mas sim na zona de onde eles saem da manga que protege os fios todos que vêm do guiador para a plataforma;
  6. chave NFC - não gosto, preferia chave mas não vou converter;
de resto, bom. não me desapontou nos ~100km que fiz com ela até agora.

Ui, já é quase o dobro do que queria gastar (anda nos ~1400€ no site deles).
Já tem até mais defeitos do que eu considerei na minha Xover Dual Max em que não gostava nadinha da resposta do acelerador e da forma como mantinha a estabilidade na velocidade máxima (25km/h), parece que andava aos arranques. A luz de travão também era claramente fraquinha.

Em termos de força, aquela tinha acho que 2 motores de 500W nominais ou 800W de pico e sinto que chegava perfeitamente. Nunca comigo, com os 2 motores, perdeu força mesmo em inclinações bem íngremes.
Se calhar até cerca dos mesmos valores ~800€ se conseguisse arranjar uma pelo menos com a mesma potência, (velocidade desbloqueável acima dos 25km/h facilmente sem ter que gastar mais 100+€ em novas centralinas 😇) e, era fixe se possível, com chave, top top!
Nestas condições, com certificação de confirmidade legal, parece-me praticamente impossível, acho que me vou virar para as marcas mais chinesas.

Ui, já é quase o dobro do que queria gastar (anda nos ~1400€ no site deles).
Já tem até mais defeitos do que eu considerei na minha Xover Dual Max em que não gostava nadinha da resposta do acelerador e da forma como mantinha a estabilidade na velocidade máxima (25km/h), parece que andava aos arranques. A luz de travão também era claramente fraquinha.

Em termos de força, aquela tinha acho que 2 motores de 500W nominais ou 800W de pico e sinto que chegava perfeitamente. Nunca comigo, com os 2 motores, perdeu força mesmo em inclinações bem íngremes.
Se calhar até cerca dos mesmos valores ~800€ se conseguisse arranjar uma pelo menos com a mesma potência, (velocidade desbloqueável acima dos 25km/h facilmente sem ter que gastar mais 100+€ em novas centralinas 😇) e, era fixe se possível, com chave, top top!
Nestas condições, com certificação de confirmidade legal, parece-me praticamente impossível, acho que me vou virar para as marcas mais chinesas.
em termos de resposta do acelerador e estabilidade, a yume para mim está top. em modo dual motor, arrancar a fundo tem muito que se lhe diga porque o pneu da frente parece ter vida própria, em termos de estabilidade eles já incluem um estabilizador de direção e até agora não tenho razão de queixa mas ainda não dei mais de 50~60 kmh por (ainda) não ter capacete.

na casa dos 800eur, talvez a kukirin g2 master. tambem chines, mas não sei se já vem com algum mecanismo para poder bloquear/desbloquear o limitador de velocidade e não é de chave.

depende de controlador para controlador, mas se estiveres à vontade com um ferro de soldar e a ler diagramas, montar um limitador não é dificil. com ~10eur fazes a festa e já vem com comando.

Por acaso olhei para essa G2 Master, a vantagem é que é certificada se não me engano e, se comprar em janeiro, caso abra novamente o fundo ambiental no próximo ano, poderá servir para me candidatar mais uma vez. No entanto, se não for a contar com isso, perde em termos de potência e outros aspetos comparando com algumas chinesas na mesma faixa de preços.
És de onde já agora? Se fosses de perto e não te importasses, até curtia experimentar essa Yume 😁

Pois, sou de Castelo Branco, é difícil.
Vi, por exemplo, Joyor S10S-Z, Halo Knight T104 e uma ou outra também assim mais chinesa que agora não me recordo.

ahh sim, tambem ponderei a s10 mas do que vi online a suspensão é muito fraca. achei que no paralelo não ia ser agradavel.
a t104 não achei que fosse potente o suficiente para as inclinações que tenho aqui. principalmente sendo de 52v.

Pois, em termos de suspensão não sei, só experimentando. Este tipo de suspensões não são ajustáveis em dureza?
Em termos de potência, qualquer uma delas já deverá ser mais potente que a Xover Dual Max que tive e esta já me chegava perfeitamente (tinha apenas 2 motores 48V 500W ou 800W de pico se não me engano).
Estou mesmo inclinado para a Joyer se bem que ainda ando a ver o que mais existe no mercado, ver videos e reviews e assim... A ver se compro apenas lá pelo menos para janeiro. Será que estas não certificadas dá para candidatar na mesma ao fundo ambiental no próximo ano, caso abra novamente?

Pois, em termos de suspensão não sei, só experimentando. Este tipo de suspensões não são ajustáveis em dureza?
normalmente são ajustaveis quando têm amortecedor. a s10 do que vi não tem. a unica absorção que pode ter, é feita pelo casquilho(s) mas com base no teu exemplo é capaz de ser uma boa opção.

Será que estas não certificadas dá para candidatar na mesma ao fundo ambiental no próximo ano, caso abra novamente?
eu submeti com a minha yume. ainda está "por validar".

Back