Gadgets Trotinetes - Tópico Oficial

O próximo passo é tentar submeter esta compra para o Fundo Ambiental, algo que nunca fiz. Tendo sido comprado na Amazon, é possível usufruir do Fundo?

Já disseram aí mais para trás que sim, é preciso é ter a declaração de conformidade depois para lá anexar também.
Eu submeti o meu a 29 de junho e ainda estou em espera.

Aproveito ainda para questionar a quem souber: pode-se submeter mais que um pedido para o mesmo tipo no fundo ambiental? É que agora comprei outra trotinete 😂

Boas, mais logo respondo com mais calma a algumas questões colocadas, relativamente à amazon ou outra do género acho que alguém já referiu em posts anteriores, posso estar enganado :

Relativamente ao Apoio :

Tipologia 5 - motociclos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e outros dispositivos de mobilidade pessoal, elétricos

2.5 — A atribuição do incentivo está sujeita aos seguintes limites por beneficiário: 2.5.1 — Tipologias 1, 3, 4, 5 e 6: a) Quatro incentivos, pedidos conjuntamente em candidatura única ou repartidos até quatro candidaturas, nos casos em que o beneficiário é uma pessoa coletiva; b) Um incentivo, nos casos em que o beneficiário é uma pessoa singular.

Fonte : AMBIENTE E AÇÃO CLIMÁTICA Gabinete do Ministro Despacho n.º 5126/2023 .

PS : façam o pedido com muita calma, preenchendo tudo o que é solicitado, pois parece ou eles julgam que têm a faca e o queijo na mão .

@Uncle Sam se compras-te a SmartGyro tens que te registar no site da marca para obteres o certificado de conformidade .

https://soporte.smartgyro.es/usuarios/menu_registro.php

Cumps

Última edição:
@voltinhas já percebi que não estás a ter a melhor experiência na tua candidatura ao fundo ambiental, no entanto, a minha foi completamente diferente e não tenho qualquer razão de queixa. Acho que não se pode é stressar com a demora pelo que é comprar, proceder à candidatura e aguardar.
Acho que o processo é demorado, sim, mas dado o volume de candidaturas acho é normal. Acima de tudo parece-me que o processo é transparente e bem organizado (ao contrário de muitos outros neste País de cunhas e tachos).
No meu caso a candidatura ficou pendente de informação adicional, enviei-a e evoluiu rapidamente para Aceite. Os € caíram rapidamente na conta.

Acho que se todos os serviços/processos funcionassem assim, o nosso País estaria bem melhor ;)

Última edição:
Eu também submeti uma trotineta de 300€ comprada na sport zone, pouco tempo após abrirem as candidaturas e demorou mas tive o reembolso sem problema algum

apenas me pediram uns documentos adicionais por email e nada mais

Já me lixaram. Recebi email a dizer que fui colocado em lista de espera! Fui a candidatura 1199 e na altura ainda havia várias dezenas de milhares de euros disponíveis na categoria T5. Já enviei email a reclamar, pois isto só pode ter sido erro...

@voltinhas quanto tempo costumam demorar a responder aos emails?

Última edição:
Enviei hoje de manhã para o email que referi e ainda nada . Ora se o teu ficou em lista de espera parece que quer dizer que já não há verba . Já agora submeti o pedido no dia 13 de Junho .

Cumps

Acabei por comprar a Smartgyro Speedway V3.0. Não depende de telemóvel nem App para funcionar ou ativar/desativar seja o que for. É tudo no guiador como é suposto ser, na minha óptica.

Tem altura regulável no guiador, suspensão a frente e atrás, a plataforma é larga e robusta. Pode não ser a scooter mais bonita do mercado mas é muito funcional e personalizável. Dá para desbloquear a velocidade máxima até 45km/h (se não estou em erro) através de umas combinações de botões no guiador.

Bom, já a recebi hoje em casa e já fui dar umas voltinhas com ela aqui na zona de Corroios. Tentei a combinação de botões para desbloquear a velocidade máxima dela mas sem sucesso, continua limitada nos 25km/h. Alguém tem alguma sugestão para contornar este limitador?

Na subida até à minha rua fiquei preocupado porque o velocímetro desceu dos 25km/h até aos 15km/h. Estava a ver que ia ficar agarrado a meio mas consegui chegar onde queria 😅.

Num todo estou muito satisfeito! Pensei que com os amortecedores fosse mais suave, se calhar tinha a exortação a muito alta. Ou então é dos pneus tubeless.

Boas!
Também já recebi a minha K2 e fiz uns 7/8km até agora. Vindo de uma Xiaomi Essential a diferença é da noite para o dia. Numa rua onde costumo passar muito com um bocado de inclinação (não sei quantos graus), enquanto que na Essential tinha que a ajudar com meia dúzia de patadas até ter a rua subida, nesta, começando sem balanço, chego ao cimo da mesma já a 22/23kmph, nada mau mesmo para uma pessoa de 90kg!

Um pormenor que reparei nela agora foi que o disco de travão parece que veio meio torto e "raspa" numa parte (hei-de fazer um vídeo), fazendo um ligeiro barulho ao andar. Ora, isto é facilmente arranjável ou mais vale ir logo para a garantia? Sendo comprado na amazon, não me preocupa nada esta última opção caso seja necessário.
Tenho também que dar uma pequena afinação nos travões, parece-me que estão a começar a travar mais a sério só quase no fundo do puxador, também será facilmente ajustável.

Em termos de limitação de velocidade, ainda não investiguei como se faz mas certamente não deverá ser difícil. @Uncle Sam quando conseguires na tua, podias dizer também, na minha pode ser igual 😅

De resto, parece ser até bastante confortável nos poucos km que fiz. Óbvio que os amortecedores não fazer deixar de sentir todas as vibrações da estrada mas é uma diferença significativa para a Essential que tinha antes (além das rodas maiores que também contribui).

EDIT: Fiz agora a "combinação" de botões e funcionou perfeitamente, mais fácil era impossível! 😂 Se calhar não funciona de igual forma em todos os modelos ou podes ter algum upgrade de firmware que já possa não o permitir.

Última edição:
Parece que é só uma .

1.8.1 - O incentivo pela introdução no consumo de motociclos, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e dispositivos de mobilidade pessoal, elétricos, é traduzido na forma de atribuição de um incentivo no valor de 50 % do valor de aquisição do veículo ou dispositivo, incluindo o IVA, até ao máximo de 500 (euro) (quinhentos euros), devido pela introdução no consumo de qualquer um deles, novo, cuja primeira aquisição e matrícula, se aplicável, tenha sido feita em nome do candidato após 1 de janeiro de 2023;

2.5 — A atribuição do incentivo está sujeita aos seguintes limites por beneficiário: 2.5.1 — Tipologias 1, 3, 4, 5 e 6: a) Quatro incentivos, pedidos conjuntamente em candidatura única ou repartidos até quatro candidaturas, nos casos em que o beneficiário é uma pessoa coletiva; b) Um incentivo, nos casos em que o beneficiário é uma pessoa singular.

Fonte : AMBIENTE E AÇÃO CLIMÁTICA Gabinete do Ministro Despacho n.º 5126/2023 .

PS : Fonte esta que está nesta página, uns posts acima .

Cumps

Estás a ler mal a tabela. Eles tinham um plafond de 525.000€ para T5, e neste momento já estão a negativo 51.227€, ou seja, o total das candidaturas de T5 prevale neste momento um montante de 525.000+51.227 = 676.227€.

Em T5, existem 649 candidatura a mais das previstas inicialmente (1050) e 51.227€ a mais dos inicialmente previstos 525.000€.
@Master_Mind uma questão sobre isso. Neste momento dizem ter -101k€ de "Disponibilidade Valor" e -813 "Disponibilidade Quantidade". Estes valores são já aceites e entregues ou será o valor que atribuiriam se todas as candidaturas fossem aprovadas ao valores submetidos?
Porque se, teoricamente já ultrapassaram o valor dos incentivos a atribuir, porque continuam a aprovar candidaturas na T5, por exemplo?

@eX Radikal

Porque dizes que estão a aprovar ?

A minha continua a dizer "por validar", submetida dia 13 de Junho se a memória não me falha .

Cá pra mim já acabou a verba , ou vem mais verba ou só pro Ano a correr bem .

Cumps

Boas!
Também já recebi a minha K2 e fiz uns 7/8km até agora. Vindo de uma Xiaomi Essential a diferença é da noite para o dia. Numa rua onde costumo passar muito com um bocado de inclinação (não sei quantos graus), enquanto que na Essential tinha que a ajudar com meia dúzia de patadas até ter a rua subida, nesta, começando sem balanço, chego ao cimo da mesma já a 22/23kmph, nada mau mesmo para uma pessoa de 90kg!

Um pormenor que reparei nela agora foi que o disco de travão parece que veio meio torto e "raspa" numa parte (hei-de fazer um vídeo), fazendo um ligeiro barulho ao andar. Ora, isto é facilmente arranjável ou mais vale ir logo para a garantia? Sendo comprado na amazon, não me preocupa nada esta última opção caso seja necessário.
Tenho também que dar uma pequena afinação nos travões, parece-me que estão a começar a travar mais a sério só quase no fundo do puxador, também será facilmente ajustável.

Em termos de limitação de velocidade, ainda não investiguei como se faz mas certamente não deverá ser difícil. @Uncle Sam quando conseguires na tua, podias dizer também, na minha pode ser igual 😅

De resto, parece ser até bastante confortável nos poucos km que fiz. Óbvio que os amortecedores não fazer deixar de sentir todas as vibrações da estrada mas é uma diferença significativa para a Essential que tinha antes (além das rodas maiores que também contribui).

EDIT: Fiz agora a "combinação" de botões e funcionou perfeitamente, mais fácil era impossível! 😂 Se calhar não funciona de igual forma em todos os modelos ou podes ter algum upgrade de firmware que já possa não o permitir.

Essa combinações de botões é igual para deslimitar e limitar novamente?
e a velocidade depois de deslimitar é de quanto? penso que seja 45kmh, é que passar de 25 para 45 ainda é alguma diferença, gostaria de conseguir colocar limitado a 30/35hm no máximo

Pois e isso das velocidades, cuidado pois podem vos mandar parar e se elas deram mais do que a velocidade limite, que acho que são os 25 Kmh , multa pra cima , por isso quem anda acima deste limite, que seja fácil voltar a colocar a 25 Kmh outra vez .

Cumps

@Master_Mind uma questão sobre isso. Neste momento dizem ter -101k€ de "Disponibilidade Valor" e -813 "Disponibilidade Quantidade". Estes valores são já aceites e entregues ou será o valor que atribuiriam se todas as candidaturas fossem aprovadas ao valores submetidos?
Porque se, teoricamente já ultrapassaram o valor dos incentivos a atribuir, porque continuam a aprovar candidaturas na T5, por exemplo?
Esses valores são considerando o número total de candidaturas recebidas da categoria, excluindo as candidaturas já excluídas. No caso da T5, receberam até agora 1944 candidaturas, excluíram 81, ficando assim 813 candidaturas acima do limite de 1050 (1050+813+81=1944). O mesmo é feito com o dinheiro.

Depois de na semana ter recebido email a dizer que tinha ficado em lista de espera, agora recebi um novo email a dizer que a candidatura foi aprovada e que vão transferir o dinheiro num prazo de 30 dias! Entretanto não recebi resposta à reclamação que fiz :lol:

@eX Radikal

Porque dizes que estão a aprovar ?

A minha continua a dizer "por validar", submetida dia 13 de Junho se a memória não me falha .

Cá pra mim já acabou a verba , ou vem mais verba ou só pro Ano a correr bem .

Cumps

Porque vou vendo o número de aprovadas a subir, tenho aqui sempre a página aberta e vou atualizando de tempos a tempos.

Essa combinações de botões é igual para deslimitar e limitar novamente?
e a velocidade depois de deslimitar é de quanto? penso que seja 45kmh, é que passar de 25 para 45 ainda é alguma diferença, gostaria de conseguir colocar limitado a 30/35hm no máximo

Na minha K2 não. Para deslimitar bastou-me dar 10x cliques no botão power, ela apita e está feito. Para limitar é ficar a premir um dos travões + acelerador enquanto se prime 5x o botão power.
Atenção que só as devem deslimitar para usar em terrenos privados por causa disto mesmo:

Pois e isso das velocidades, cuidado pois podem vos mandar parar e se elas deram mais do que a velocidade limite, que acho que são os 25 Kmh , multa pra cima , por isso quem anda acima deste limite, que seja fácil voltar a colocar a 25 Kmh outra vez .

Cumps

Exatamente, habituar às combinações de botões.

Esses valores são considerando o número total de candidaturas recebidas da categoria, excluindo as candidaturas já excluídas. No caso da T5, receberam até agora 1944 candidaturas, excluíram 81, ficando assim 813 candidaturas acima do limite de 1050 (1050+813+81=1944). O mesmo é feito com o dinheiro.

Depois de na semana ter recebido email a dizer que tinha ficado em lista de espera, agora recebi um novo email a dizer que a candidatura foi aprovada e que vão transferir o dinheiro num prazo de 30 dias! Entretanto não recebi resposta à reclamação que fiz :lol:

Era isso mesmo então que estava a pensar. É o valor "reservado" do total das candidaturas recebidas (neste caso, as 1945) e que seria entregue se todas fossem aprovadas. O valor já realmente entregue eles não dizem.

Back