Avaria Trovoada danificou disco.

Abuminavel

Power Member
Houve trovoada à uns dias atrás o pc estava ligado e desligou-se num dos picos de tensão. O disco mecânico que tenho deixou de funcionar corretamente, não consigo aceder normalmente, fica eternamente a ler.
O relatório do crystaldiskinfo https://imgur.com/a/RhqiK9y

Há alguma forma de recuperar ou perdi as imagens que tinha?
Tentei usar o ontrack easy recovery mas ficou bloqueado no fim a 1 segundo.

Obrigado pela ajuda
 
Há um programa chamado testdisk que para além do programa principal, o testdisk tem outro executável chamado photorek que serve para recuperar ficheiros. Não uso o programa à muito tempo, nem sei se trabalha em w10, e também penso que requer um disco operacional, mas experimenta.
 
Eu, para começar, não usaria mais a fonte que tens com esse disco, até garantir (troca/testes intensivos) que ficou OK após a trovoada. A fonte pode estar com problemas e a originar mau funcionamento do disco.

Se puderes tenta usar o disco noutro PC/numa caixa externa/dock.
 
Provavelmente o Preamp estará com problemas. Podes tentar um clone com o HDDsuperclone, mas muito cuidado que isso pode piorar..
 
Há um programa chamado testdisk que para além do programa principal, o testdisk tem outro executável chamado photorek que serve para recuperar ficheiros. Não uso o programa à muito tempo, nem sei se trabalha em w10, e também penso que requer um disco operacional, mas experimenta.
Muito obrigado pela ajuda, tenho andado sem tempo e tudo o que colocava a verificar o disco demorava sempre muitas horas. Consegui ver os ficheiros com o testdisk mas não consigo recuperar, vou tentar passar para outro disco tudo, mas como não tive tempo ainda não comprei um novo disco de 2tb.

Muito obrigado pela ajuda a todos, entretanto testarei a cópia daquele disco para outro.
 
Muito obrigado pela ajuda, tenho andado sem tempo e tudo o que colocava a verificar o disco demorava sempre muitas horas. Consegui ver os ficheiros com o testdisk mas não consigo recuperar, vou tentar passar para outro disco tudo, mas como não tive tempo ainda não comprei um novo disco de 2tb.

Muito obrigado pela ajuda a todos, entretanto testarei a cópia daquele disco para outro.
O Photorec recupera as imagens directamente, vem com o testdisk.

EDIT:
Corre o photorec de um disco externo para ele não escrever por cima dos dados. Podes seleccionar o tipo de ficheiro que queres recuperar na configuração, o programa recupera quase todo o tipo de ficheiros.
 
Já saquei a informação mais importante, no entanto vou tentar recuperar o disco de outras formas. Será que poderei depois de recuperar/formatar continuar a usar o disco ou existe o risco de a qualquer momento ficar inutilizado, como poderei saber qual é a estimativa que ainda tenho de vida útil para poder continuar a usar o disco?
Muito obrigado pela ajuda :D
 
Faz uma coisa, clique direito no menú start, gestão de discos, e vê se o disco tem partições activas. Se não tiver podes usar o testdisk para recuperar a partição anterior, e todos os dados serão automáticamente recuperados, com o testdisk acho que requer o reinício dos sistema.

Se o disco tiver partição activa, e como descreveste no post original, que usaste outros programas para testar o disco, é possível que seja problema do disco, nessas situações não há muito a fazer.

Deixo mais uma dica, experimenta usar outro conector de energia, eu já tive problemas com uma fonte velha que fazia com que os discos começassem a clicar, o problema ficou resolvida com uma fonte nova.
 
Back
Topo