Trovoada queima board

tmsousa

Membro
Olá, hoje durante a tarde caiu um relâmpago bem perto da minha residência o que fez com que a luz fosse de imediato a baixo, apesar de ter uma ups que nem 2 meses tem o pc de imediato desligou. O monitor e router que estavam também ligados à ups mantiveram-se ligados. Já levei o pc ao técnico e ao trocar uma fonte verificamos que mesmo assim o pc nao liga, logo ele pensa que terá sido a board.
O único periférico que não estava ligado à ups eram umas colunas que ligavam à placa de som da board. Eles não queimaram mas ficaram a funcionar com um ruído intermitente e bastante elevado. Desculpem se é uma pergunta estúpida e descabida mas será possivel as colunas terem feito queimar a board? Caso contrário porque é que a ups não protegeu o pc? A ups é uma belkin com proteção contra picos de corrente..

Desde já grato pelo vosso tempo,
Cumprimentos.
 
woowwoo... ajudem o rapaz pah,, LOL

Eu julgo que isso pode bem acontecer.. porem nao sei nao.. porque como tens a ups.. mas rapaz.. olha é assim.. se foi por causa da luz.. julgo que a EDP tem o direito de te pagar os presuisos.. ;) tudo o que a luz estraga.. julgo eu.. mas informa-te..
 
já me aconteceu algo semelhante a um pentium II mas nao tinha ups...sei que o pc foi para o lixo básicamente...ficou todo marado...já foi à muitos anos tinha eu prai 6 anos e o meu primeiro pc na mão... julgo que nao deve de ter sido das colunas... provávelmente o ups nao suportou tamanha descarga e deixou afetar o pc...

mas o problema foi mesmo depois da descarga mesmo? ou depois disso funcionou uma ou outra vez?:O
 
woowwoo... ajudem o rapaz pah,, LOL

Eu julgo que isso pode bem acontecer.. porem nao sei nao.. porque como tens a ups.. mas rapaz.. olha é assim.. se foi por causa da luz.. julgo que a EDP tem o direito de te pagar os presuisos.. ;) tudo o que a luz estraga.. julgo eu.. mas informa-te..

a edp paga os estragos...pode demorar tempo...e tens que presentar provas em como aconteceu naquele momento e nao sei que nao sei que mais...exigem ene de tretas...mas pagam...

cumpts
 
um amigo meu tinha uma asus que tava montada num computador ligado a ups e a board foi-se simplesmente com um pico de tensão.....esquisito, mas isto e verdade....tenta reclamar com a edp, mas sinceramente...só ganhas dores de cabeça....meu pode ir assim a vida que não ha problemas....tá segurado num valor de 1250€...pico tensao da direito a computador novo....agora nao tou interessado, mas daqui a 1 ano pode queimar :P
 
A ups é Belkin 600VA F6H600evUSB da fonte só sei dizer que era de 500w. Estive para trocar a ups pois só depois vi que a ups poderia não ter os wats necessários, mas disseram-me que o máximo que podia acontecer era em caso de a ups ser activada esta poderia não durar os 10 minutos que eles dizem durar. Já no mês passado aconteceu a luz ir abaixo e a ups portou-se bem, e o pc não teve qualquer problema. Ao que parece estava completamente errado..
 
a edp paga os estragos...pode demorar tempo...e tens que presentar provas em como aconteceu naquele momento e nao sei que nao sei que mais...exigem ene de tretas...mas pagam...

cumpts
a EDP não paga nada, porque não é responsavel por fenomenos atmosfericos.

se te cair uma arvore em cima do carro, motivada por ventos fortes, exiges a reparação à Camara?
se te cair o telhado por excesso de chuva, exiges a reparação às Àguas?

A EDP só pode ser responsabilizada por picos causados por intervenção deles.. Um Posto de Transformação que dá o peido , uma reposição de energia que debita mais que o normal..etc.
 
faz-me confusão e sinceramente nao acredito que um pc queime por pico de corrente estando ligado à UPS; queima o fusivel da UPS e em principio não passa daí. se calhar entrou pelo telefone/modem

com a trovoada de ontem já ouvi estorinhas de uma casa aqui na aldeia que até ficou com a instalação electrica e tomadas literalmente torradas
aqui em casa nao caiu(directamente), mas mesmo assim as 2 UPS apitaram bastante :p
 
Última edição:
Hoje fiquei a saber que "queimaram" mais pc's aqui na rua, e um vizinho meu disse-me que foi devido ao modem da netvisao. O que é certo é que tive agora a testar e a porta que usava do router queimou, as restantes 3 funcionam. Pelos vistos não me serviu de nada ter o router e o modem ligados à ups...
 
Não tens seguro que cubra riscos eléctricos?

Não...mas o que me preocupa sinceramente nem são os custos, tinha o pc na garantia e lá consegui com que trocassem board.. Queria apenas tentar perceber o que aconteceu, visto que trabalho em casa e sem o pc nada faço.. E queria poder ter isto com o mínimo de segurança de modo a prevenir estas situações, e sem saber a fonte deste problema não sei se terei que comprar um ups com mais VA ou se nada tem haver com a ups...
 
Se as colunas não estavam ligadas à UPS e ficaram a 'bater mal', imagino que tenham sido atravessadas por uma corrente considerável, o que deve ter provocado um fluxo de energia colunas -> PC. Como a UPS só protege 'da tomada para o PC', e não 'das colunas para o PC', é natural que o cabo de áudio das colunas tenha transportado um sinal suficiente para danificar a mboard.
 
Última edição:
a EDP não paga nada, porque não é responsavel por fenomenos atmosfericos.

se te cair uma arvore em cima do carro, motivada por ventos fortes, exiges a reparação à Camara?
se te cair o telhado por excesso de chuva, exiges a reparação às Àguas?

A EDP só pode ser responsabilizada por picos causados por intervenção deles.. Um Posto de Transformação que dá o peido , uma reposição de energia que debita mais que o normal..etc.


nao paga se fores burro...se souberes mexer bem os cordelinhos garanto-te que pagam....ja pagaram uma tv nova a um amigo meu...mas como tu disseste e bem dá mt dores de cabeça...

cumpts
 
Back
Topo