paulojreis
Power Member
Não acho ridiculo. É a passagem da Web "read" para a Web "read and write" (é o caso do wikipedia, como deves saber, ou do netvibes).
a questão não é o termo ser ridículo, é mesmo o termo ser ambíguo. concordo com o q disseste do "read and write", e acrescento até mais alguns conceitos da web 2.0 como a aprendizagem colaborativa e as comunidades sem locus físico.
a questão aqui é que, tal como nos jogos next-gen, o termo utilizado é um "chavão" inventado por questões de marketing. é basicamente, querem vender-nos um conceito q surgiu naturalmente como se fosse um salto de outro mundo! só agora se fala em web 2.0 e em next-gen (atenção q eu com "agora" quero dizer últimos 2/3 anos) mas estes conceitos não apareceram de um dia pró outro... não vai ser do género "o jogo x é old-gen e a partir do jogo y é next-gen".
simplesmente, tal como começaram a surgir alternativas de construção colaborativa de espaços web (blogs, fotologs, comunidades, wikis, youtubes e afins) e a massificarem-se gradualmente num processo normal, foram-se notando evoluções nos video-jogos (os multicores, as arquitecturas, as APIs e o tão badalado HD) que também foram aparecendo de forma gradual - ainda q mais abruptamente q na chamada web 2.0.
com isto, basicamente, quero dizer q estas discussões (se é ou não next-gen) são frutos de políticas de marketing!
tanto q até há este hype todo com as game houses a discutirem q o seu jogo será o primeiro e verdadeiro next-gen... isto é tão ridículo como alguém dizer q o seu site foi o primeiro web 2.0!
no caso da web, é algo impossível de determinar até porque as fronteiras entre a old/plain web e a web 2.0 não são claramente definidas. na evolução da web, tal como na dos videojogos, o processo decorreu gradualmente... os sites foram acrescentando funcionalidades de construção colaborativa e comunicação até chegar ao ponto q estamos hoje, mas, se forem a ver bem, até um simples form de envio de mail pró autor do site (q já existe há anos) tem uma pontinha de web 2.0, não acham?
são tudo evoluções naturais e graduais e nós, consumidores, temos de nos afastar e olhar com alguma distância crítica pra esses termos/chavões de marketing (next gen ou web 2.0), senão o mais certo é aproveitarem-se do hype desses termos para nos sugarem mais o bolso com algo q, afinal, nem foi um salto assim tão grande mas uma evolução natural
Última edição: