1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Está disponível o Comparador ZWAME em versão beta.
    Mais informações.
    Remover anúncio

TruForm da ATI... perfeito.

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Crusher, 19 de Novembro de 2002. (Respostas: 12; Visualizações: 1225)

1. Crusher

Crusher Power Member

Sem truform...

Com truform...

Viram a diferença não viram?

Settings:

http://jlcf.no.sapo.pt/menu.JPG
    http://jlcf.no.sapo.pt/settings_openGL.JPG

Mais shots:
    http://jlcf.no.sapo.pt/s_truform1.JPG
    http://jlcf.no.sapo.pt/c_truform1.JPG

O objectivo disto não é criar uma thread Nvidia vs ATI, mas é apenas para terem em conta que desde que o TruForm saiu para ATI 8500, ainda não exista praticamente aplicações que tirem partido desta tecnologia.

Obvio que para tirarem partido disto os jogos têm que o suportar... o Serious Sam 2 (o das imagens) e penso também que era o RtCW, o TruForm é simplesmente fantastico.

Talvez dei-a mais jeito para jogos mais antigos com poucos poligonos embora jogos actuais ainda andam com as pontas muito aguçadas.

Ainda me lembro que iriam sair patches para alguns jogos mais antigos para suportarem esta tecnologia e nesta altura do campeonato... nada! >(

Esta tecnologia para quem não sabe vai continuar para o DX9.

2. zer0

zer0 [email protected] Member

O problema é o performance hit que sofres (pelo menos da ulitma vez que exp), não sei se são os drivers ou se os jogos nao estao/estao mal preparados. Mas existe ai muito espaço para melhoramento. De resto melhora bastante o aspecto dos jogos.

EDIT

tem piada, no meu painel a opçao performance/quality aparece no aniso, por acaso essa no AA tb deveria ser interessante ca pra casa.

3. Crusher

Crusher Power Member

Pois a perfomance sofre e bastante... não sei se será do jogo mal preparado mas mal boto em low (o truform) e nota-se bastante diferença em perfomance.
    Mas em jogos mais antigos apesar do hit ser grande, os jogos por si mesmo já devem requerer menos processamento do que este... e isto estava a FSAA 2x e AF16x... se bem que sem truform o jogo voa.

Isso do painel do controlo... o AF da ATI 9700 têm dois modos: quality e perfomance.

O do quality penso que será o AF melhorado da 8500... enquanto que o AF perfomance será o mesmo da ATI 8500. É o que acho.

Agora do FSAA... não sei porque deixou de existir na ATI 9700. Talvez por causa da ATI8500 utilizar supersampling e a ATI9700 utilizar multisampling. (?)

Mas verdade é que botar entre quality e perfomance (no FSAA) nesta placa nota-se mais na perfomance do que na qualidade. :)

4. Korben_Dallas

Korben_Dallas Zwame Advisor

Epá o Trueform seria perfeito se fosse tipo FSAA ou seja se pudesse ser aplicado em qq jogo compatível com D3D...

Como não é acho que vai acabar por ser esquecido pois para além de ter um grande impacto na performance é exclusivo da ATI e hoje em dia os jogos já podem usar polígonos suficientes para mostrar tudo bem suave :P

5. SKATAN

SKATAN Suspenso

um perfeito hit de performance :D

vi uns benchs de q3 com isso ligado , não pensava que fosse tão grande , sempre achei uma feature fantastica das radeon8500+

6. Crusher

Crusher Power Member

Já disse que este genero de tecnologia vai continuar no suporte do DX9.
    Começou na 8500 e lá vai ela continuar. :P

Sim... aquele DEMO leaked do DOOM III ainda tinha umas pontas bem aguçadas nas cabeças dos gajos. E aquilo já têm uma boa quantidade de poligonos.

SK,

Sempre queria ver isso ligado no Q3A, mas prontos.

Ondes vistes esses benchs?

7. Frazas

Frazas Power Member

Só uma pequena nota... Não que o teu pensamento esteja errado, mas a Nvidia também tinha suporte de tecnologia semelhante (chamada N-patches) mas devido ao grande impacto de performance no hardware da altura foi descontinuado o suporte através dos drivers. Visto que poucos developers dedicaram-se a suportar, caiu (e eventualmente vai cair) no esquecimento tipo os T-buffer effects nas Voodoo 5 (motion blur; depth-of-field, etc) que existe suporte de Directx 8 para esses efeitos mas ninguem os implementa.

8. Strakata

Strakata [email protected] Member

Acho que se ligasses o Trueform no Doom3 as FPS entravam em números negativos ;)

9. Crusher

Crusher Power Member

LOL

Man... empresta ao JC um boné para botar nas cabeças dos zombies.

Pode ser que desapareça aqueles "cornos" indesejaveis. :D

10. Marsupillami

Marsupillami Power Member

Ai que saudades dessas imagens...... Crusher, um dos jogos que eu axo que ficava simplesmente espectacular com o Trueform era o RTCW. E os FPS estavam estaveis, perfeitamente jogavel! A queda de perfomance é alta, mas n me parece que seja tão "forte" quanto por exemplo o FSAA, e o efeito é melhor!

11. SKATAN

SKATAN Suspenso

numa 9700 pro o hit não deve ser assim tão grande , ou deve ?

12. Crusher

Crusher Power Member

Mais logo boto cá uns benchs com isso ligado e também a comparar com o FSAA 4x. ;)

Epá no RtCW consegui activar isso e por acaso nesse jogo nem perdi tanto assim... fica fabuloso mesmo.

É só ver para crer. :D

Mas acho que se os jogos ainda continuarem dessa maneira (pontiagudos) acho que o Truform/N-Patches devia ser mais desenvolvido como foi o FSAA.

Cya

13. Crusher

Crusher Power Member

Ok cá vão os benchs... :)

Tudo default- 89,7 fps; Min-49,7fps Max-226,5fps

FSAA2x AF16x (settings que utilizo para jogar)- 49,8fps; Min-35fps; Max-157,1fps

FSAA4x-28,1fps; Min-20fps; Max-46,1fps

Truform (máximo)-31,2fps; Min-17,8fps; Max-129,9 fps

Truform+FSAA4x-16,3fps; Min-10,9fps; Max-34,2 fps

Radeon 8500 (315/315) é o mais estável e não tenho "lixo" na imagem.
    CPU e board da assinatura.
    Serious Sam 2: demo Grand Cathedral
    Settings em Quality

(Se não saberem como fazer bench neste jogo, pegam na consola do jogo e escrevem: dem_bprofile=1. Correm depois o demo e depois de acabar abrem novamente a consola para ver o resultado...)

Têm piada... com o Truform no máximo ainda deu mais que o FSAA4x, se bem que varia menos em taxa de frames...

Até têm logica já que o FSAA aplica em todo o cenário e já o Truform aplica onde é necessario e daí variar mais.

Também tentei activar o Truform por exemplo no DOOM III, mas acaba por me dar erro. >(

Partilhar esta Página