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Problemas Técnicos Trunk VoIP NOS (ZON PHONE) deixou de funcionar recentemente

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Cidi Rome, 25 de Novembro de 2016. (Respostas: 30; Visualizações: 3267)

  1. Boas pessoal do forum.

    Não sei se foi aqui que há cerca de uns 2 anos encontrei informação sobre como configurar a TRUNK do ZONPHONE num FreePBX ou similar.

    Esteve a funcionar muito bem até recentemente, mas deixou de funcionar.

    Já estive de volta do assunto e descobri algumas coisas, mas não fui muito além de conseguir registar a trunk:

    - xxxxxx.zpe.voxis.zon.pt passou a ser 212.113.178.139 (não me pareceu que houvesse um nome a ser resolvido, pelo menos não aparece a resolução no servidor DNS local);
    - o único codec aceite que encontrei foi ilbc, mas segundo a transferência de dados também dá PCMA e PCMU, mas o meu FreePBX não tem esses.

    Há por aí alguém que já ande de volta disto?

    Eu não sou propriamente um expert nisto, sou mais do género do tipo que mexe em tudo desde redes, informática (soft e hard), electrónica, electricidade, etc.

    Partilhem as ideias, se eu fizer mais algum progresso farei o mesmo.

    Abraço.
     
  2. Boas

    Eu também uso o serviço de voip da NOS e realmente à dias deixou de funcionar com a app csipsimple.

    Instalei a app nos telefone e são estas as configurações presentes na app oficial. Já tentei de todas as maneiras mas o único que consegui foi o registo e nada mais.

    <?xml version='1.0' encoding='utf-8' standalone='yes' ?>
    <map>
    <string name="settings_sip_credentials_user_name">1290xxxxxxxxx</string>
    <int name="whatsnew_shown_for_versioncode" value="14" />
    <boolean name="is_voip_enabled" value="false" />
    <string name="settings_sip_advanced_transport_mode">3</string>
    <string name="settings_sip_servers_proxy">212.113.178.139:5060</string>
    <string name="handover_server">212.113.179.139:5076</string>
    <string name="settings_zon_login_user_url">xxxxxxxxx.acs.voxis.zon.pt</string>
    <boolean name="settings_misc_general_autostart" value="true" />
    <string name="settings_sip_credentials_authentication">1290xxxxxxxxx</string>
    <boolean name="activate" value="false" />
    <boolean name="voip_is_ready" value="false" />
    <int name="nqi_calculated_level" value="-1" />
    <string name="settings_sip_advanced_transport_srtp_use">3</string>
    <int name="WIZARDSTEP" value="5" />
    </map>
     
  3. Boas.

    Já agora como chegaste as essas configurações? Estão na pasta da App ou algo do género?

    Pois o registo também foi o máximo que consegui... :(

    Tenho que explorar esses dados quando tiver tempo.

    Cheers.
     
  4. Blue_Ninja0

    Blue_Ninja0 Power Member

    Boas,

    Tenho estado recentemente a tentar fazer login no serviço VOIP da NOS no cliente SIP nativo do Android mas sem sucesso.
    Apanhei os packets que a aplicação oficial NOS Telefone envia para fazer o registo, mas como de SIP não percebo grande coisa, não consigo decifrar o que devo colocar no username, password, server, outbound proxy address, etc. A NOS usa TCP ou UDP neste serviço? Aparenta ser TCP.

    Abaixo o pastebin do que capturei para alguém que saiba analisar. Agradecia algumas luzes disto se for possível.
    http://pastebin.com/9Hu5qSTb
    Provavelmente rasurei demais, mas como não sei o que é sensível ou não, preferi assim.
     
  5. Penso que no cliente nativo não terás possibilidade de colocar o user agent. E pelo menos nas versões mais antigas lembro-me que sem o user agent não dava para nos ligarmos (ou fazer chamadas...).
     
  6. Blue_Ninja0

    Blue_Ninja0 Power Member

    Pois, também suspeitei disso.
    Existe algum cliente para Android e PC que me permita mudar o User Agent?
     
  7. Blue_Ninja0, o cSipSimple para android permite. Basta usares o modo "perito" (expert mode) na configuração.
     
  8. Boas.

    Vi agora que há novos posts na minha thread.

    sasoRP, dizes que o cSipSimple para android permite, podes dizer-me quais as configurações exactas com que consegues por a Trunk da NOS a funciona?

    Eu não consigo ir além do registo... :( como também me acontece com o FreePBX...

    Abraço.
     
  9. uht_magro

    uht_magro Power Member

    Boas,

    Estou a tentar colocar ativar a conta da NOS num cliente externo, fiz um dump da comunicação do softphone oficial no IOS e Androidm dos quais retirei alguns dados. Sabem indicar se é obrigatório usar o User Agent? Caso seja obrigatório sabem de algum software de cliente para windows que permita configurar o useragent?

    O User Agent no IOS é: User-Agent: ZON ZON Phone 2.2 (192); iPhone OS/9.0.2; iPad5,4
    No Android aparece assim: User-Agent: ZON ZON Phone 2.2.0 (14); ANDROIDv6.0.1; Redmi 3S

    Vi também a config da app no Android onde os endereços são diferentes das que rukass mostrou, houve alteração ou havera mais do que um servidor?

    <?xml version='1.0' encoding='utf-8' standalone='yes' ?>
    <map>
    <string name="settings_zon_login_user_url">XXXXXXXXX.acs.voxis.zon.pt</string>
    <int name="voip_volume" value="3" />
    <string name="settings_sip_credentials_user_name">1290XXXXXXXXX</string>
    <int name="nqi_calculated_level" value="-1" />
    <string name="settings_sip_advanced_transport_mode">3</string>
    <boolean name="voip_is_ready" value="true" />
    <string name="settings_sip_advanced_transport_srtp_use">3</string>
    <string name="settings_sip_credentials_authentication">1290XXXXXXXXX</string>
    <int name="whatsnew_shown_for_versioncode" value="14" />
    <string name="handover_server">193.126.31.5:5076</string>
    <string name="settings_sip_servers_proxy">193.126.31.5:443</string>
    <int name="WIZARDSTEP" value="5" />
    <boolean name="is_voip_enabled" value="true" />
    <boolean name="settings_misc_general_autostart" value="true" />
    </map>

    Onde os X's correspondem ao número de telefone utilizado.

    A password utilizada é a gerada através do site, certo?
     
  10. Boas.

    Sim, é quase garantido que o USER AGENT é necessário, pelo menos quando conseguia fazer a configuração antiga funcionar, precisava de o mudar.

    A configuração que apanhaste tem algumas diferenças, tenho que analisar isso com tempo.

    Cya.
     
  11. ftg002

    ftg002 Power Member

    Aqui na NOS Telefone android tenho o ip 193.126.31.5
    EDIT: E no log de captura de pacotes fala em realm=ims.sonae.com, P-Charging Function Adresses: ccf="aaa://gramm.ims.isonae.com"
     
    Última edição: 15 de Março de 2017
  12. Depois de analisar umas capturas com o tcpdump / wireshark e muito tempo a partir a cabeça para conseguir usar a conta NOS Phone / ZON Phone numa central asterisk, finalmente consegui registar-me e receber chamadas. Um grande progresso. Mas infelizmente continuo a não conseguir efectuar chamadas.

    Asterisk Config

    + Geral

    useragent = ZON ZON Phone 2.2 (192); iPhone OS/10.2.1; iPad4,4

    + Outgoing ([nostrunk]

    username=1290XXXXXXXXX
    type=peer
    secret=PASSWORD
    host=193.126.31.5
    qualify=yes
    insecure=invite
    canreinvite=yes
    disallow=all
    allow=ulaw,alaw
    context=from-trunk

    + Incoming (register=)

    1290XXXXXXXXX:P[email protected]



    Resultados práticos da configuração

    -----
    Tudo bem a receber chamadas (log da entrada da chamada no asterisk)
    VERBOSE[24804][C-00000834] pbx.c: Executing [[email protected]:1] NoOp("SIP/nostrunk-00000129", "No DID or CID Match") in new stack

    -----
    Problema a fazer chamadas

    Regista sem erro no servidor deles (log do peer no NOS Phone)
    NOTICE[3375] chan_sip.c: Peer 'nostrunk' is now Reachable. (23ms / 2000ms)

    Erro que dá ao tentar fazer uma chamada (log da linha que revela problemas)
    chan_sip.c:23840 handle_response_invite: Received response: "Forbidden" from ...

    -----
    Alguém faz ideia do que está mal nas configurações outgoing?
     
  13. inaciose,

    Nas outgoing settings eu tenho:

    username=1290XXXXXXXXX
    type=peer
    secret=PASS
    host=193.126.31.5
    fromuser=1290XXXXXXXXX
    fromdomain=193.126.31.5
    directmedia=yes


    E funciona! :D
     
  14. Já tinha descoberto que definindo o fromuser me permitia avançar mais um pouco. A mensagem do forbiden tinha desaparecido e a chamada já era efectuada. Mas com audio num só sentido. Com a tua ajuda funciona 5*.

    Resumindo para facilitar a vida a outros.

    useragent = ZON ZON Phone 2.2
    Incoming: 1290XXXXXXXXX:P[email protected]
    Outgoing: o que dizes abaixo.


     
  15. paulo.almeida

    paulo.almeida Power Member

    Estou a tentar configurar a conta SIP da NOS no Fritzbox mas não consigo colocar a funcionar.

    Tenho a conta da Vodafone a funcionar na perfeição com os seguintes dados:

    registrar: ims.vodafone.pt:5060
    proxy: proxythomson.ims.vodafone.pt:5060
    Username: +3512xxxxxx (nº de tel.)
    Password: (=Account ID)

    No caso da NOS já tentei os domínios aqui referidos no tópico, mas sempre sem sucesso.

    A password já tentei a mesma do NOS Phone, mas também sem sucesso.

    Presumo que o endereço do registrar e do proxy possam ser diferentes dos usados na aplicação, bem como o username e a password.

    Ou seja, no Fritzbox os dados hão-de ser iguais aos que estão no router da NOS para estabelecer a ligação do telefone fixo...

    Alguém sabe quais os dados: registrar, proxy, username e como saber qual a password?
     
  16. Boas.

    Confirmo que tenho isto a funcionar com as seguintes configurações:

    username=1290xxxxxxxxx
    secret=pasword
    type=peer
    host=193.126.31.5
    fromuser=1290xxxxxxxxx
    fromdomain=193.126.31.5
    directmedia=yes

    Registry String: 1290xxxxxxxxx:p[email protected]

    Obrigado a todos os que participaram.

    Não tenho tido muito tempo para testes e por isso estava a usar um SPA3000 para substituir, mas isto funciona muito melhor.

    Cumprimentos.
     
  17. westside

    westside Power Member

    Boas pessoal, eu tenho a minha conta Voip Meo a funcionar no cliente sip Zoiper, agora pretendia configurar a conta sip NOS e nao estou a conseguir, falha sempre o registo. Alguém que possa ajudar na configuração? Obrigado

    Quais sao os dados exactos que tenho que introduzir.

    Domain:1290meunumero.zpe.voxis.zon.pt ?
    User name:1290meunumero ?
    Password: gerada pela app nos telefone
    Caller ID: 1290meunumero ?
    Auth username: ?
     
  18. Boas noites.

    Verifiquei que recentemente tinha deixado de receber chamadas, apesar de fazer, com base na informação que o inacioze deixou noutro post aqui do forum consegui por a funcionar novamente:

    Código:
    Outgoing
    
    username=1290XXXXXXXXX
    type=peer
    secret=xxxxx
    host=193.126.31.5
    fromuser=1290XXXXXXXXX
    fromdomain=193.126.31.5
    directmedia=yes
    qualify=yes
    insecure=invite
    canreinvite=yes
    disallow=all
    allow=ulaw,alaw
    context=from-trunk
    dtmfmode=rfc2833
    
    Incoming (register)
    
    1290XXXXXXXXX:[email protected]
     
  19. Alguem consegui por isto a funcionar com a Vodafone?

    Em asterisk... porque em sip clients ja consegui em varios...


    [Vodafone SIP]

    disallow=all
    host=ims.vodafone.pt
    trustrpid=yes
    sendrpid=yes
    fromdomain=ims.vodafone.pt
    outboundproxy=proxythomson.ims.vodafone.pt
    insecure=port,invite
    qualify=250
    username=+3512xxxxxxxx
    fromuser=+3512xxxxxxxx
    secret="clientID"
    canreinvite=yes
    type=peer
    allow=ulaw,alaw
    directmedia=yes
    context=from-trunk

    Register String: +3512XXXXXXXX:"clientID"@ims.vodafone.pt/+3512XXXXXXXX
     
  20. Ola a todos, tentei configurar no freepbx 13.0.192.16 e asterix 13 e nao consigo por a trabalhar nem nas entrantes nem nas de saida.

    Obrigado
     

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