1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Tubo directo ao COOLER do CPU

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por slowmotion, 6 de Outubro de 2002. (Respostas: 11; Visualizações: 2390)

1. slowmotion

slowmotion Guest

Boas, eu pensava que a fan do cooler do processador estava a "tirar" ar do bloco dissipador.:rolleyes:

Fui ver e ela "mete" ar para cima do dissipador.

Eu estava a pensar meter um tubo em acrílico (ver foto) com uma FAN a tirar o ar quente que vinha do processador para baixar a temperatura no interior da caixa. }>

Assim parece que não posso, pois vai de encontro à FAN do dissipador>(

Vou meter o tubo á mesma, mas sem FAN, assim a FAN do dissipador vai buscar ar fresco.

Alguem sabe se é possível meter este tubo com uma FAN a apontar para o dissipador e tirar a FAN que lá está???

Obrigado,

Ficheiros Anexados:

2. slowmotion

slowmotion Guest

Este tubo foi feito com uma caixa de telemóvel.

Vem mesmo á medida das fan's de 60mm, se lhes cortarmos os cantos, claro.:rolleyes:

Pode ser com a DREMEL, ou com um serrote cortam-se os cantos e depois lima-se.
    :cool:

Ficheiros Anexados:

3. artsite

artsite Power Member

Eu vou fazer uma coisa identica a essa, mas vou buscar o ar directamente fora da caixa e vou usar uma caixa para direccionar o ar.

A ventuinha irá ser uma de 120x120 pois irei ter um fluxo de ar de 101 CFM.

Só falta saber se irá resultar.........

4. [BIOHAZARD]

[BIOHAZARD] Power Member

se usarem os tubos o ideal é sakar a ventoinha do dissipador, por u tubo a ligar o dissipador ao exterior da caixa, e na ponta do tubo (que fica no exterior) poe uma ventoinha a mandar ar PARA FORA DA CAIXA.

assim o ar sai do dissipador e é sugado para fora da caixa.

convem é ter uma ventoinha maiorzita do que as de 6cm, para se puder "sugar" bem o ar sem fazer mt barulho.

axo k alguem no forum tinha uma sk6 com um tubo a fazer ligaçao para fora da caixa, mas nao me lembro quem era...

5. slowmotion

slowmotion Guest

assim o ar sai do dissipador e é sugado para fora da caixa.

convem é ter uma ventoinha maiorzita do que as de 6cm, para se puder "sugar" bem o ar sem fazer mt barulho.

Pois, isso era o que eu tinha pensado fazer, mas o facto é que a FAN que vem com o dissipador não CHUPA o ar, EMPURRA o ar para o dissipador!!!

Será que eu posso meter um tubo a CHUPAR o ar do dissipador e tirar a FAN que lá eatá ???

Essa é que é a minha dúvida...:cool:

A FAN DEVE CHUPAR OU EMPURRAR AR PARA O DISSIPADOR???:rolleyes:

6. artsite

artsite Power Member

Se a tua ventuinha apenas puxa o ar para dentro da caixa, porke que não o viras ao contrário (para fora da caixa):D .

Na minha opinião, se puxares o ar para fora da caixa, vais estar a refrescar o dissipador com o ar que está dentro da caixa, isto vai fazer que não consigas refrescar mt bem devido á temp. da caixa ser mt mais elevada que a tem. do exterior......

O ideal seria teres dois tubos, um a refrescar o dissipador com ar defora da caixa e o outro a tirar o ar que sai do dissipador, o problema é o espaço.....

Mas se tiveres uma ventuinha na parte de trás da caixa perto do dissipador certamente que irá retirar o ar quente que sai do dissipador.....

7. [BIOHAZARD]

[BIOHAZARD] Power Member

voces ja tao a inventar bues :D

tanto podes ter a mandar ar contra o dissipador como a puxar.

Quando tinha uma alpha pal 8045 esprimentei essas trocas, e kuando akilo tava a chupar o ar para fora do dissipador ficava com uma temperatura ambiente maior (claro, mas se fizeres com o tubo nao notas diferença), e o cpu fikava mais kente apenas dois graus.

Se tiveres uma ventilaçao na caixa e a temperatura na caixa for boa, podes por a empurrar ar contra o dissipador, se tiveres uma temperatura da caixa muito alta ja convem mais tares a mandar o para fora do dissipador.

Mas como tu vais usar o tubo, o melhor mesmo é tirares a ventoinha original do cooler, meter o tubo com ligaçao do dissipador ao exterior, e por uma ventoinha GRANDE na parte final do tubo , assim podes por uma bem silenciosa, e k puxe bem o ar para fora da caixa.

Ps: se tiveres a mandar ar contra o dissipador faz sempre mais barulho, pois quando tens ventoinhas potentes ouves sempre o ar a ir contra o dissipador.

Que dissipador é k tens?

8. slowmotion

slowmotion Guest

Obrigado [BIOHAZARD]

A ideia ERA meter o tubo para tirar o ar quente do dissipador para o exterior, mas agora É meter lá o tubo directo à FAN do dissipador para ela ir buscar ar fresco ao exterior.
    Penso que é melhor assim.

O dissipador, é de um AMD, mas daqueles da treta e faz mais barulho que o meu carro a trabalhar LOL

Que COOLER me aconselhas para este P III a 1G ??

Também não quero gastar muito, pois vou MODAR esta caixa que ficará como PC secundário em rede com um P IV.

A caixa já cortei...grande trabalhera, pois é inteira, não tem painel lateral.

Também percebem que não posso prender nada à tampa, pois ela sai inteira.

Isto tem que ir devagar pois já começaram as aulas à noite e ...

Obrigado,:o

Ficheiros Anexados:

9. [BIOHAZARD]

[BIOHAZARD] Power Member

Os cortes tao nices! :)

a tua ideia é boa, agora podes é acrescentar outra ventoinha na ponta do tubo, para mandar ar freskinho para a ventoinha k ta a arrefecer o dissipador do cpu :)

10. slowmotion

slowmotion Power Member

Bem, a coisa está-se a compor...

ainda faltam algumas coisas

a parte do TUBO ficou assim:

Ficheiros Anexados:

• tubo.jpg
      tubo.jpg
      File size:
      74,7 KB
      Visualizações:
      172
  11. slowmotion

slowmotion Power Member

As temps baixaram...

A caixa parece um vendaval (lá dentro, claro)

Tem uma grande corrente de ar

Ficheiros Anexados:

• cortes.jpg
      cortes.jpg
      File size:
      85,2 KB
      Visualizações:
      164
  12. SoundSurfer

SoundSurfer Power Member

Eu tb tenho uma coisa dessas, mas como tenho uma PAL + SUNON 80 a "suckar".. fiz com Rolos gastos de FitaCola(2) que sao a medida certa....

Temps do meu TBird 1.4 só com uma ventoinha na PAL e a da Fonte:

MaxCPU:46º
    CPUIDLE: 43º

Ambiente: 30º MAX

Eu estou satisfeito :P :P :P

Partilhar esta Página