Tudo sobre o (mini) DisplayPort

uii...

ok ok !

só perguntei aqui para não ficar informação relacionada com o tema noutro tópico.

mas pronto, pá próxima já sei.

Cumps
 
Última edição:
Não querendo ser impertinente, mas na altura assimilei isto #187 dito por ti...

afinal displayport é melhor ou pior que hdmi? tirando a vantagem de hdmi estar em massa no mercado


ehehhe, és mauzinho. Isso que o Blastarr disse foi em Maio, muito antes da Apple lançar portáteis com DisplayPort. Mudam-se os "tempos", mudam-se as "opiniões". :D Um anti-Apple que se preze adapta o seu discurso.:-D

Também não sei porque insiste tanto na história dos royalties.

Voltando ao HDMI. Claro que a grande vantagem dele é estar massificado mas o DisplayPort, sendo mais avançado, vai certamente ultrapassar esse "obstáculo". Mas não ponho as minhas mãos no fogo. :D
 
ehehhe, és mauzinho. Isso que o Blastarr disse foi em Maio, muito antes da Apple lançar portáteis com DisplayPort. Mudam-se os "tempos", mudam-se as "opiniões". :D Um anti-Apple que se preze adapta o seu discurso.:-D

Também não sei porque insiste tanto na história dos royalties.

Voltando ao HDMI. Claro que a grande vantagem dele é estar massificado mas o DisplayPort, sendo mais avançado, vai certamente ultrapassar esse "obstáculo". Mas não ponho as minhas mãos no fogo. :D

Continuo a preferir o hdmi,mesmo agora que já tenho o portátil.
O display port é só para apple ganhar mais dinheiro.

Alias é o unico defeito que posso apontar a estes novos mbp.
 
ehehhe, és mauzinho. Isso que o Blastarr disse foi em Maio, muito antes da Apple lançar portáteis com DisplayPort. Mudam-se os "tempos", mudam-se as "opiniões". :D Um anti-Apple que se preze adapta o seu discurso.:-D

Também não sei porque insiste tanto na história dos royalties.

Voltando ao HDMI. Claro que a grande vantagem dele é estar massificado mas o DisplayPort, sendo mais avançado, vai certamente ultrapassar esse "obstáculo". Mas não ponho as minhas mãos no fogo. :D


nem sou fan boy nem um anti-apple, simplesmente é um assunto que tenho seguido e agora fiquei sem saber dos quais a final é melhor, e não acho piada a um MINI displayport, bastava ser displayport mas a apple tem que ser diferente...

Quanto menos royalties uma empresa pagar melhor, se neste caso tem uma alternativa livre deles e ainda por cima open standard, que lhes permite o DRM no itunes por exemplo...

O que está em causa é que actualmente e durante uns tempos a porta que vai ser usada vai ser hdmi, quando começar a aparecer o displayport mesmo ai vais ter de usar um adaptador... e essas coisas as vezes não me encaixam na cabeça... quero um pro mas quando vejo este tipo de coisas por parte da apple...
 
nem sou fan boy nem um anti-apple, simplesmente é um assunto que tenho seguido e agora fiquei sem saber dos quais a final é melhor, e não acho piada a um MINI displayport, bastava ser displayport mas a apple tem que ser diferente...

Quanto menos royalties uma empresa pagar melhor, se neste caso tem uma alternativa livre deles e ainda por cima open standard, que lhes permite o DRM no itunes por exemplo...

O que está em causa é que actualmente e durante uns tempos a porta que vai ser usada vai ser hdmi, quando começar a aparecer o displayport mesmo ai vais ter de usar um adaptador... e essas coisas as vezes não me encaixam na cabeça... quero um pro mas quando vejo este tipo de coisas por parte da apple...

Aconselho-te a ler novamente o meu post. Creio que não compreendeste o que está escrito.

A ficha mini é uma coisa manhosa na Apple. Há quem concorde e quem discorde. Eu prefiro ter fichas pequenas mesmo que isso implique a compra de um dongle. No caso do DisplayPort, realmente não se ganha muito com a mini mas pronto. Há coisas piores.

Essa da royalties não me convence. São peanuts. A questão da norma aberta é que é importante para a Apple. Habitualmente ela procura usar tecnologia não proprietaria. Fica ainda por saber se a Apple tem direitos sobre a mini DisplayPort. Isso impede que terceiros pudessem fazer adaptadores mais baratos.

A HDMI ainda é pouco usada, dizer o contrário é falsear o raciocínio. O mais comum é o DVI e se calhar ainda vai atrás do VGA. Para aparelhos multimédia a coisa muda de figura por causa do DRM. Neste caso é necessário a HDMI ou a DisplayPort. A última é claramente melhor que a HDMI e é uma questão de tempo para passar a ser usada pelos fabricantes de monitores.
 
Aconselho-te a ler novamente o meu post. Creio que não compreendeste o que está escrito.

A ficha mini é uma coisa manhosa na Apple. Há quem concorde e quem discorde. Eu prefiro ter fichas pequenas mesmo que isso implique a compra de um dongle. No caso do DisplayPort, realmente não se ganha muito com a mini mas pronto. Há coisas piores.

Essa da royalties não me convence. São peanuts. A questão da norma aberta é que é importante para a Apple. Habitualmente ela procura usar tecnologia não proprietaria. Fica ainda por saber se a Apple tem direitos sobre a mini DisplayPort. Isso impede que terceiros pudessem fazer adaptadores mais baratos.

A HDMI ainda é pouco usada, dizer o contrário é falsear o raciocínio. O mais comum é o DVI e se calhar ainda vai atrás do VGA. Para aparelhos multimédia a coisa muda de figura por causa do DRM. Neste caso é necessário a HDMI ou a DisplayPort. A última é claramente melhor que a HDMI e é uma questão de tempo para passar a ser usada pelos fabricantes de monitores.

Tretas, ou melhor, mentiras.

Standards proprietários são o pão-nosso de cada dia na "Igreja de S. Jobs", senão vejamos:

- Firewire (sim, é proprietário da Apple, pois recebe royalties de cada fabricante que use a norma IEEE1394 - por isso é que está em declínio no mercado, face ao USB e ao eSATA, ambos "royalty-free" -).
- ADC (proprietário da Apple, com base no DVI).
- ADB (proprietário da Apple).
- GeoPort/AppleBus (versão proprietária da Apple com base na velha porta série).
- Mini-DVI (usurpação ainda mais proprietária de um standard semi-proprietário de terceiros).
- Mini-DisplayPort (usurpação proprietária de um standard aberto da VESA).
- MacOSX (sistema operativo proprietário, limitado oficial, legal e artificialmente aos computadores vendidos pela própria Apple).
- iTunes (proprietário -a música comprada nessa store só funciona com dispositivos vendidos pela própria Apple, e não no que o resto da indústria suporta, MP3-).
- Protocolo de networking "Bonjour" (proprietário da Apple, em declínio face ao Universal Plug-And-Play).

E a lista continua, e continua, e continua...
 
Última edição:
Neste caso é necessário a HDMI ou a DisplayPort. A última é claramente melhor que a HDMI e é uma questão de tempo para passar a ser usada pelos fabricantes de monitores.

:-D "uma questão de tempo" :-D quando chegar esse tempo (NOT!) já a apple inventou um qualquer conector novo que mais ninguém vai usar :007:
 
Peanuts?Não ganha de certeza...
È mais uma maneira de ganhar dinheiro,legitima claro pois o hardware é deles e fazem o que querem.
Mas neste caso foi mais a pensar neles do que no consumidor.

Quem nega isto esta a negar a realidade.È um negocio como todos os outros.
 
Tretas, ou melhor, mentiras.

Standards proprietários são o pão-nosso de cada dia na "Igreja de S. Jobs", senão vejamos:

- Firewire (sim, é proprietário da Apple, pois recebe royalties de cada fabricante que use a norma IEEE1394 - por isso é que está em declínio no mercado, face ao USB e ao eSATA, ambos "royalty-free" -).
- ADC (proprietário da Apple, com base no DVI).
- ADB (proprietário da Apple).
- GeoPort/AppleBus (versão proprietária da Apple com base na velha porta série).
- Mini-DVI (usurpação ainda mais proprietária de um standard semi-proprietário de terceiros).
- Mini-DisplayPort (usurpação proprietária de um standard aberto da VESA).
- MacOSX (sistema operativo proprietário, limitado oficial, legal e artificialmente aos computadores vendidos pela própria Apple).
- iTunes (proprietário -a música comprada nessa store só funciona com dispositivos vendidos pela própria Apple, e não no que o resto da indústria suporta, MP3-).
- Protocolo de networking "Bonjour" (proprietário da Apple, em declínio face ao Universal Plug-And-Play).

E a lista continua, e continua, e continua...


Antes de debitares bitaites convinha que compreendesses o que os outros escrevem.

O que eu disse é que a Apple quando tem que optar por uma tecnologia qualquer dá preferência a standards abertos. Quando desenvolve tecnologia proprietária é porque o que está no mercado não a satisfaz. Todos os exemplos que deste ilustram exactamente isto.
O firewire, bonjour, itunes, mac os x, etc, podem não ter a expressão que outros tem mas continuam a ser, de longe, muito longe, melhor que as alternativas. Tens dúvidas disso? Não tenhas porque andas a iludir-te.
 
Última edição:
O firewire é tão bom que até a própria Apple o está a deixar de lado. A comparação, neste caso, não deve ser feita spec by spec, há outros factores que se deve ter em conta e que, provavelmente, ditaram as opções tomadas pela propria Apple relativamente ao mesmo.

(atenção, não estou a dizer que a nível de velocidades o firewire é pior, porqe não é)

End of offtopic
 
Última edição:
O firewire é tão bom que até a própria Apple o está a deixar de lado. A comparação, neste caso, não deve ser feita spec by spec, há outros factores que se deve ter em conta e que, provavelmente, ditaram as opções tomadas pela propria Apple relativamente ao mesmo.

(atenção, não estou a dizer que a nível de velocidades o firewire é pior, porqe não é)

End of offtopic

Mas o Firewire não foi desenvolvido ontem. Serviu e bem as pessoas que dele dependeram. Não tenhas dúvidas disso. Eu uso firewire 800 todos os dias. Há melhor actualmente? Não.

Para o futuro temos o firewire 3200. É melhor que o USB 3.0? Não sei. Provavelmente o USB 3.0 será mais interessante porque aliás é mais barato. Não tenho dúvidas algumas que a Apple optará pelo USB 3.0 se tiver uma boa performance, que penso que terá, e por ser mais barato. Creio que o firewire tem os dias contados. É melhor começar a pensar em dar as boas vindas ao USB 3.0 só que até lá, 2010, eu vou continuar a usar firewire 800. E tu? :D Creio que a mensagem é clara, não achas?
 
Alguem me consegue dizer se esta previsto ser lençado um mini display port-> hdmi...
E para quando? ou tenho que comprar dois para fazer o mesmo serviço?
 
Bem com tanta guerra acabei por não perceber o seguinte.
Vou comprar um Macbook, em casa tenho um LCD com HDMI e VGA, e um monitor com VGA e HDMI, esxite possibilidade economica de liga o macbook a estes ecrans? HDMI ja percebi que nao da, mas no vga não existe problema certo?
 
Bem com tanta guerra acabei por não perceber o seguinte.
Vou comprar um Macbook, em casa tenho um LCD com HDMI e VGA, e um monitor com VGA e HDMI, esxite possibilidade economica de liga o macbook a estes ecrans? HDMI ja percebi que nao da, mas no vga não existe problema certo?


No primeiro post o criador do topico apresenta a soluçao:

"VGA: cabo vendido pela Apple

HDMI: solução possível, cabo mini-DisplayPort->DVI + cabo DVI to HDMI (falta juntar o som)" By syMMys
 
Pois eu sei que ele apresenta solução, mas depois á tanta discordia que me perdi..lol
E esse cabo a partida custa o mesmo que se usa no Imac, cerca de 20€ ne?
 
Back
Topo