Tugux 001 Final

hellaxe

Power Member
Tugux GNU/Linux

Estive para aqui a instalar isto numa VMware e funciona mas ainda só em modo de texto pq ainda não meti o xfce a funcionar.
Eu sou como sabem noob por isso ainda não instalei aquilo como deve ser.
O iso tem cerca de 300mb e está no darkstar.
A pagina da web do Tugux GNU/linux ainda tem poucas informações mas apercebi-me que têm trabalhado num gestor de instalação de pacotes e mais outras coisas.

Boa sorte para eles.

PS: Agora que me lembro parece que já se falou nisto aqui.
 
Ya. É um projecto de conhecidos de alguns de nós.
Por acaso não sei como está. Depois tenho de dar uma vista de olhos nisso.
Vai deixando feedback se continuares a bombar nisso
 
Estive agora a brincar com aquilo e acertei com o xfce. Pareceu-me porreiro o window manager pq nunca tinha usado.
A parte das configs é que tem ainda pouca coisa por GUI. O X ainda tem de ser á la pata ou então usar o "cfg xconfig" na consola. Isto não funcionou.
Tenho um problema que é o seguinte: a resolução da gráfica (Vmware) está muito baixa e dá barraca no bootsplash de login, ou seja, aparece a imagem para fazer login e pass mas depois encrava e tenho de desligar a VM.
Isto acontece desdo o inicio que instalei e deve ser por estar instalado na VM. Não sei como já consegui que fosse para uma consola e foi aí que meti as configs mais ou menos.
Mas (há sempre um mas........) após ter andado a tentar melhorar a configuração do X deixei de poder aceder via consola, entra sempre o X e dá sempre barraca >( .

Vou testando e reportando.
Se houver alguém que quiser perder meia horita com isto dava jeitito.
 
hellaxe disse:
Tenho um problema que é o seguinte: a resolução da gráfica (Vmware) está muito baixa e dá barraca no bootsplash de login, ou seja, aparece a imagem para fazer login e pass mas depois encrava e tenho de desligar a VM.
Isto acontece desdo o inicio que instalei e deve ser por estar instalado na VM. Não sei como já consegui que fosse para uma consola e foi aí que meti as configs mais ou menos.
Mas (há sempre um mas........) após ter andado a tentar melhorar a configuração do X deixei de poder aceder via consola, entra sempre o X e dá sempre barraca >( .

Vou testando e reportando.
Se houver alguém que quiser perder meia horita com isto dava jeitito.

Sem conhecer a distro....

Tenta ctrl+alt+F2 para ir para um consola.
Depois instala o vmtools ou corre o xorgconfig/xfreeconfig.
Se quizeres que ele não inicie a default o modo grafico, edita o ficheiro /etc/inittab e mete o default runlevel a 3 (deve estar a 5).
 
Resolvi o problema do X. O arranque é que é um problema. Para aceder ao X tenho de fazer <trl+alt+backspace> para ir para a consola e só depois fazer startx. e isto tudo porque aparece um login screen que depois de fazer login->pass fica como mostra o attach. cheio de bugs :005: e simplesmente bloqueia e não deixa fazer nada nem o ctrl+alt+bs.




Após uma nova install agora não tenho rede o dhcp está running mas não apanha ip do vmware??
de modos que não posso avançar enquanto não resolver este problema.
 
tugux-logo.png

Foi lançado esta semana o primeiro release estável do Tugux - uma distribuição Portuguesa de linux, cujo lema é: "qualidade, simplicidade e rapidez".

Possui dois gestores de pacotes, um para código-fonte (src), outro para binários (pkg), assim como diversas ferramentas de sistema, como por exemplo o cfg (configurador de sistema) e o srv (configurador de serviços) - tudo home-made @ Portugal. :) O gestor de janelas default, por assim dizer, é o XFCE4. Podem ver aqui uma screenshot do Tugux no meu laptop. ;)

Podem usar um LiveCD para experimentarem o Tugux sem o instalarem, e têm dois tipos de instalação por CD, um levezinho para instalar com ligação à rede e outro com tudo o que é preciso.

Mais informações em www.tugux.org.

____________________

Para resolverem esses problemas do X, usem esta nova versão que traz um autoconfigurador do X. ;)
 
Fizeram isso como? lfs ou alguma distro conhecida? como fazem um gestor de pacotes source? tipo gentoo?

Parabens pela iniciativa!!

PS: o xfce ainda tem aquele bug da barra comer o cpu todo?
 
jaac disse:
Fizeram isso como? lfs ou alguma distro conhecida? como fazem um gestor de pacotes source? tipo gentoo?

O gestor de pacotes source aínda está um pouco longe :D de ser como o do gentoo.
no entanto eles têm trabalhado bastante nisto.
Já não acompanho isto há algum tempo, mas quando arranjar algum, vou experimentar o live cd, só para brincar um pouco.
 
Não baseámos a distro em nenhuma outra - é tudo custom made.

O src foi escrito em C, tem cerca de 10.000 linhas de código e é bastante robusto, estável e seguro, tendo cada package ficheiros que mantêm a sua segurança, através de hashes MD5.
 
interessante, mas o user tem que instalar pelo vosso instalador certo? como veem as dependencias do pacotes? está tudo na hash?
 
Alph disse:
Não baseámos a distro em nenhuma outra - é tudo custom made.

O src foi escrito em C, tem cerca de 10.000 linhas de código e é bastante robusto, estável e seguro, tendo cada package ficheiros que mantêm a sua segurança, através de hashes MD5.

Alph, tb fazes parte da dev-team ?
Não sabia :D
Sweeeet .. parabéns pelo trabalho ;)
 
As dependências estão descritas em ficheiros próprios, associados às packages. Sim, o instalador é nosso também. ;)

Juntei-me à pouco tempo, estou ainda a fazer a transição do gentoo ;). Mas o wallpaper que vem no LiveCD já é meu assim como uma certa parte do código do srv e do cfg.
 
Interessante... desculpa tantas perguntas mas interesso-me por estas coisas....

Já agora pk o gcc 3.4? este é conhecido por fazer codigo mais lentos :(
 
Pah n tou muito a par disso, mas pelo que vejo isso são casos raros, digo eu. Até agora não tive problema em nenhuma package, e já compilei muita coisa. A razão de usarmos GCC 4.0.0 penso eu que seja mesmo por ter um compilador bleeding-edge. :)

Sou mais Python. :)
 
em c++ ate nem tao raro quanto isso, mas pronto...

De qualquer forma, quando arranjar uma partiçao vou fazer debug a isso :004:

Agora a sério parabens
 
Alph disse:
tugux-logo.png

Foi lançado esta semana o primeiro release estável do Tugux - uma distribuição Portuguesa de linux, cujo lema é: "qualidade, simplicidade e rapidez".

Possui dois gestores de pacotes, um para código-fonte (src), outro para binários (pkg), assim como diversas ferramentas de sistema, como por exemplo o cfg (configurador de sistema) e o srv (configurador de serviços) - tudo home-made @ Portugal. :) O gestor de janelas default, por assim dizer, é o XFCE4. Podem ver aqui uma screenshot do Tugux no meu laptop. ;)

Podem usar um LiveCD para experimentarem o Tugux sem o instalarem, e têm dois tipos de instalação por CD, um levezinho para instalar com ligação à rede e outro com tudo o que é preciso.

Mais informações em www.tugux.org.

____________________

Para resolverem esses problemas do X, usem esta nova versão que traz um autoconfigurador do X. ;)
o link do live cd está em baixo

/noob mode on

saquei a "full" e gravei a iso... que faço eu com aquilo agora ? não tem autorun, setup, etc... :(
 
Back
Topo