Tuniq ou Noctua

Vassago

Power Member
Pessoal do oc, preciso de umas dicas porque sou competamente ignorante em termos de oc e as minhas inumeras pesquisas ainda me deixaram mais confuso...

Vou comprar um Q9450 e queria um oc ligeiro mas 100% estável que me permita nao só multitasking de varias aplicaçoes como tambem jogar jogos actuais sem quaisquer crashes.

Assim sendo a dúvida principal é: qual o cooler que me recomendam para garantir o máximo de estabilidade digamos a uns 3 - 3.2 ghz?
Nao me interessa sistemas de wc nem me incomoda o barulho das fans porque tenho o PC no escritório e apenas uso phones e nao colunas.

Obrigado
 
Muito obrigado pela review Marco André ;)

So mais uma questao, a diferença entre o NOCTUA NH-U12P e o NOCTUA NH-U12F (modelo antecessor) é significativa?

E entre o NOCTUA NH-U12F e o Tuniq tower 120, qual o melhor? Continua a ser o Noctua?
 
Obrigado pelas dicas ;)
Já descobri toda a info que precisava.

Afinal vou mesmo para o Tuniq pois é notavelmente superior ao NOCTUA NH-U12F e a inferioridade de performance para o NOCTUA NH-U12P é pouco notável ao ponto de eu nao considerar que a diferença de preço o compense.
Li ainda que o Termalright 120 Extreme aparentemente é bastante melhor que todos os restantes, mas acho o preço abusivo tendo em conta que ainda por cima tinha de comprar as fans à parte.
 
Pelos testes que fiz:

Noctua NHU12F vs tuniq (stock fan):

Tuniq

Noctua Noctua NHU12F vs tuniq (c/ Fan Notua 120F):

Noctua

Noctua NHU12F (c/ fan coolermaster 120) vs tuniq (c/ Fan coolermaster 120):

Noctua

Noctua NHU12P vs Tunic (stock fan):

Noctua

Noctua NHU12P vs Tuniq (noctua vortex P fan):

Noctua


Ou seja, o tuniq só é superior ao noctua quando com fans diferentes. Com as mesmas fans o noctua é melhor que o tuniq.
 
Obrigado InLin3,

Mas de qualquer das formas confirmaste-me o que vi aqui:
http://www.bit-tech.net/hardware/2008/01/20/noctua_nh-u12p/4

Ou seja:
o Noctua NHU12P é melhor que o Tuniq, mas custa +10€
o NHU12F é um bom bocado inferior que o Tuniq se ambos usarem as fans de origem que trazem.
o NHU12F revela-se melhor que o Tuniq se lhe mudar-mos a fan, mas isso torna o valor do NHU12F superior ao Tuniq.
o Termaright 120 estreme é superior a ambos mas custa mais 15€ que o Tuniq e nao traz a fan logo tenho de gastar mais uns 15-20€ numa fan para ele.

Assim sendo, e como nao desejo ter de andar a comprar fans à parte a escolha cai no Noctua NHU12P ou Tuniq, e pela aparente diferença de apenas 1º nao me parece que mereça 10€.

Resumindo, conclui-se que o Tuniq nao é o melhor cooler, mas é um cooler excelente para o preço.
Como já abandonei a ideia do Q9450 e virei-me para um E8400 visto que apenas preciso de perfomance em jogos, e atendendo a que nao pretendo meter o E8400 a mais de 3.6-3.8 numa P5E, penso que o Tuniq será mais que suficiente para conseguir este objectivo com 100% de estabilidade.

Obrigado a todos pelas infos ;)
 
Obrigado InLin3,

Mas de qualquer das formas confirmaste-me o que vi aqui:
http://www.bit-tech.net/hardware/2008/01/20/noctua_nh-u12p/4

Ou seja:
o Noctua NHU12P é melhor que o Tuniq, mas custa +10€
o NHU12F é um bom bocado inferior que o Tuniq se ambos usarem as fans de origem que trazem.
o NHU12F revela-se melhor que o Tuniq se lhe mudar-mos a fan, mas isso torna o valor do NHU12F superior ao Tuniq.
o Termaright 120 estreme é superior a ambos mas custa mais 15€ que o Tuniq e nao traz a fan logo tenho de gastar mais uns 15-20€ numa fan para ele.

O noctua no geral bate o tuniq. Porque pelo menos para mim, os 10€ de diferença compensam e bem no silencio que vais ganhar! Especialmente se tens o pc ao lado da cama...

Assim sendo, e como nao desejo ter de andar a comprar fans à parte a escolha cai no Noctua NHU12P ou Tuniq, e pela aparente diferença de apenas 1º nao me parece que mereça 10€.

Resumindo, conclui-se que o Tuniq nao é o melhor cooler, mas é um cooler excelente para o preço.
Como já abandonei a ideia do Q9450 e virei-me para um E8400 visto que apenas preciso de perfomance em jogos, e atendendo a que nao pretendo meter o E8400 a mais de 3.6-3.8 numa P5E, penso que o Tuniq será mais que suficiente para conseguir este objectivo com 100% de estabilidade.

Obrigado a todos pelas infos ;)

O noctua u12F e P são basicamente iguais, pelo menos em temperaturas, a diferença é mesmo nas fans.

Com a mesma fan noctua vs tuniq o noctua é melhor que o tuniq. Se fores com as fans de origem o U12F perde para o tuniq a volta de 2-3ºC visto a diferença de velocidade das fans, mas ganha e muito em silencio. já p u12P vence tanto tuniqs como thermalright dado que a fan vortex é +para mim a melhor fan do mercado.

O thermalright é superior quando usado com fans superiores e mais barulhentas, porque se pegares numa fan OEM, como uma ADDA, por exemplo as que vêm com as fontes corsair HX, e testares os 3 coolers com a mesma fan, O noctua terá as mesmas temperaturas que o thermalright e o tuniq cerca de 2º a mais que os dois ultimos. Pelo menos foi o que obtive nos testes que fiz.
 
Última edição:
Obrigado InLin3 ;)

Essa já era a ideia com que tinha ficado do teu post anterior, mas pessoalmente nao me apetece andar a trocar fans, vou comprar o upgrade e vai ser montado na loja, e eu nao quero andar a desmontar partes posteriormente, por isso a fan que vir com o cooler é a que fica no meu caso.

Alem disso, no meu entender, 2º nao justificam 10€, que é a diferença do Tuniq e versao F do noctua para a versao P do Noctua.
 
eu tenho o noctua NHU12P e estou bastante satisfeito com o desempenho dele, montagem bastante fácil e compativel com os principais sockets actuais.
agora acerca do tamanho dos 2...o tuniq e um monstro (e acho feio) comparado com este... um gajo quer tirar algo do pc não tem espaço nenhum de manuseamento, este foi o principalmente motivo o qual levou-me a escolher-lo, mesmo que seja mais caro 10€ não foi por isso que recusei, mas quem tem o orçamento limitado o tuniq também e uma excelente opção...

aqui fica uma pic:



 
Última edição:
Como já abandonei a ideia do Q9450 e virei-me para um E8400 visto que apenas preciso de perfomance em jogos, e atendendo a que nao pretendo meter o E8400 a mais de 3.6-3.8 numa P5E, penso que o Tuniq será mais que suficiente para conseguir este objectivo com 100% de estabilidade.

Obrigado a todos pelas infos ;)
Tenho o E8400 com um Xigmatek HDT-s1283 red scorpio e tenho o processador a 3.6Ghz sem qualquer problema e até lhe estou a dar 1.28v quando muita gente consegue os 3.6 sem aumento de vcore. A correr 2 instâncias de orthos tenho 40ºC no CPU indicado pelo Smartguardian, e 48ºC nos cores indicado pelo real temp.
De notar que o xigmatek custa 35€ e é bastante mais barato que o tuniq.
 
Última edição:
são ambos muito bons, acho o Noctua mais bonito e também acho que o Tuniq quebra um bocado o airflow. Em termos de montagem, o Noctua é bem melhor que o Tuniq. Ainda ontem tive a desmontar um Tuniq, vi-me à rasca para desapertar 3 parafusos, 2 deles por estarem muito próximos do dissipador do NorthBridge, o outro por estar muito perto da fonte, não dava quase espaço de manobra nenhum :\
 
Back
Topo