Tutoriais Autocad 3D

shadow_z0ne

Power Member
Boa tarde.
Desde já peço desculpa mas não sabia onde colocar este tópico.

Gostaria de saber onde posso adquirir dvd's com tutoriais em vídeo de Autodesk Autocad 3D 2008 ou 2009.

Cumps.
 
O 3D do AutoCAD nunca evoluiu muito nestes anos todos, ficou mais pipi e tem uma ou outra coisa nova, mas a base é toda a mesma desde que me lembro. Ou seja, um tutorial de 3D do AutoCAD 2000 para a frente é basicamente o mesmo que o das novas versões. Procuras um CD ou DVD, mas eu aprendi muita coisa através dum livro. E já vi muitos vídeos, mas nunca vi nenhum tão bom para aprender como os livros.

O menu de ajuda do CAD também é precioso porque tem sempre casos práticos, mas para isso é necessário saberes os comandos sobre os quais deves pedir ajuda.

Vou-te dar aqui uns que podes ir averiguando e que são issenciais para trabalhares em 3D:

- PLINE (polilinha), cria-te uma linha que pode conter muitos segmentos de recta e arcos que pode ser extrudida (dar-lhe a terceira dimensão); quando a linha é fechada, como por exemplo, se desenhares um quadrado ou qualquer outra forma geométrica, a extrusão dá origem a um sólido;

- PEDIT (editar polilinha);

- SPLINE, tipo polilinha, mas gera curvas que se aproximam o máximo aos pontos que tu defines;

- EXTRUDE, a base da criação de sólidos em autoCAD 3D;

- SOLIDEDIT, edição de sólidos

- REVOLVE, criação de sólidos de revolução em torno de um eixo;

- SWEEP, desenha-te sólidos ou superfícies com a forma que queres, através de um determinado "caminho" (bom para fazeres corrimões por exemplo);

- UNION, SUBTRACT, INTERSECT, operações entre sólidos, muito útil mesmo

- ROTATE3D, o nome diz tudo

- 3DALIGN, alinhares sólidos

- REVSURF, criação de superfícies de revolução (para desenhares uma garrafa de coca-cola com uma spline por exemplo;

- SURFTAB1, SURFTAB2, definir tamanhos da mesh das superfícies de revolução, quantos mais, mais perfeito o trabalho, mais pesado o desenho;

- RULESURF, parecido com revsurf mas sem ser superfícies de revolução;

- UCS (User Coordinate System) - das coisas que melhor tens que saber trabalhar para usares o CAD em 3D. Uma coisa que tens que te lembrar qd trabalhas em CAD3D é que estás sempre a trabalhar no plano XY definido no momento; isso faz com que tenhas que estar constantemente a mudar o plano onde estás a trabalhar e é para isso que serve o UCS, para definires onde estás a desenhar com precisão. Se não dominares bem isso, trabalhar em 3D no CAD parece sempre um pouco "à toa"..


Se começares a olhar um pouquinho para estes comandos já te vais safando, depois são coisas que vais aprendendo com o tempo ou até encontrares um tutorial em condições.

Boa sorte!
 
O 3D do AutoCAD nunca evoluiu muito nestes anos todos, ficou mais pipi e tem uma ou outra coisa nova, mas a base é toda a mesma desde que me lembro. Ou seja, um tutorial de 3D do AutoCAD 2000 para a frente é basicamente o mesmo que o das novas versões. Procuras um CD ou DVD, mas eu aprendi muita coisa através dum livro. E já vi muitos vídeos, mas nunca vi nenhum tão bom para aprender como os livros.

O menu de ajuda do CAD também é precioso porque tem sempre casos práticos, mas para isso é necessário saberes os comandos sobre os quais deves pedir ajuda.

Vou-te dar aqui uns que podes ir averiguando e que são issenciais para trabalhares em 3D:

- PLINE (polilinha), cria-te uma linha que pode conter muitos segmentos de recta e arcos que pode ser extrudida (dar-lhe a terceira dimensão); quando a linha é fechada, como por exemplo, se desenhares um quadrado ou qualquer outra forma geométrica, a extrusão dá origem a um sólido;

- PEDIT (editar polilinha);

- SPLINE, tipo polilinha, mas gera curvas que se aproximam o máximo aos pontos que tu defines;

- EXTRUDE, a base da criação de sólidos em autoCAD 3D;

- SOLIDEDIT, edição de sólidos

- REVOLVE, criação de sólidos de revolução em torno de um eixo;

- SWEEP, desenha-te sólidos ou superfícies com a forma que queres, através de um determinado "caminho" (bom para fazeres corrimões por exemplo);

- UNION, SUBTRACT, INTERSECT, operações entre sólidos, muito útil mesmo

- ROTATE3D, o nome diz tudo

- 3DALIGN, alinhares sólidos

- REVSURF, criação de superfícies de revolução (para desenhares uma garrafa de coca-cola com uma spline por exemplo;

- SURFTAB1, SURFTAB2, definir tamanhos da mesh das superfícies de revolução, quantos mais, mais perfeito o trabalho, mais pesado o desenho;

- RULESURF, parecido com revsurf mas sem ser superfícies de revolução;

- UCS (User Coordinate System) - das coisas que melhor tens que saber trabalhar para usares o CAD em 3D. Uma coisa que tens que te lembrar qd trabalhas em CAD3D é que estás sempre a trabalhar no plano XY definido no momento; isso faz com que tenhas que estar constantemente a mudar o plano onde estás a trabalhar e é para isso que serve o UCS, para definires onde estás a desenhar com precisão. Se não dominares bem isso, trabalhar em 3D no CAD parece sempre um pouco "à toa"..


Se começares a olhar um pouquinho para estes comandos já te vais safando, depois são coisas que vais aprendendo com o tempo ou até encontrares um tutorial em condições.

Boa sorte!

hum obrigado.
já agora que livro?
Cumps
 
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