Técnica [TUTORIAIS] Tópico de entreajuda - Edição de imagem e técnica (ler primeiro post).

MylleZ

Power Member
Boas,
Decidi criar este espaço de entreajuda para a "comunidade fotográfica" da Zwame.

Vai servir para nos ajudarmos uns aos outros e para discussões saudáveis (trocas de ideias essencialmente).

Exemplo #1
Sn8Go92.jpg


O que eu fiz:

1º - abrir o lightroom e importar a foto
2º - Ir a develop (em cima) para trabalhar a foto
3º - Lens correction - marco sempre "Enable profile corrections" (faz ajustes às distorções da lente, vinhetagem, etc.) e "remove chromatic aberration"
4º - Detail - nesta foto aumentei o no sharpening 70 pontos (onde diz amount) e no noise reduction deixei a 0 porque foi fotografado a ISO 100 e aguenta com o sharpness.
5º - Basic - aqui aumentei a exposure em 0.4 | contrast a +20 | Highlights a -100 | Shadows a +52 | whites a +38 | blacks a -19 | clarity a +10 | vibrance a -5 e saturation a -5.
6º - HSL - Na tab "saturation" - blue e aqua a 0 e todas as outras cores a -100 (só me interessava deixar os azuis).
7º e último - dei um crop e um aspect ratio de 16:9.

Depois retirei a linha da folha em Photoshop com a ferramenta "pincel de recuperação para manchas" :)
Também retirei alguns pontinhos de pó com essa ferramenta (é muito útil mesmo).

E pronto, foi isso ;)

Esta imagem não precisou de uma edição tão agressiva porque teve uma luz bem melhor.
Usei este setup homemade.

WGmQrho.jpg


Muito amador mesmo, mas muito eficaz para distribuir melhor a luz e reflexos.
Mas vou fazer uma caixa melhor ;)
Flash apontado para cima.

Podem pedir ajuda, mostrar trabalhos que achem interessantes, tutoriais, vídeos, etc.
Cada um ajudará como puder. Não vamos andar aqui a competir para ver "quem é o melhor".

Podem também citar e mostrar fotos que virem no tópico das galerias.
É melhor usar este tópico para evitar encher os outros.

Exemplo #2

Exemplo #3
Como é que consigo este efeito na água

Long-Exposure-ND-Travel-Photography-Seljalandsfoss-Iceland.jpg

Penso que estão a ver.

Podem referir material para alcançar algo em específico, mas pedia que não usassem este tópico para questões sobre equipamento.

Exemplo #4
1 - Boas, essa foto do Henrique está brutal. Tenho uma Canon 70D e uma 18-135mm de kit. Será que consigo algo parecido - PERMITIDO

2 - Boas, acham que compre uma 70D ou uma 80D para fazer uma foto como essa? E que lente? Usam filtros? - PROIBIDO :D

Existem bons fotógrafos aqui no fórum que podem ajudar com pequenas dicas.
O importante é participar e tentar ajudar...

Cumps
 
Última edição:
Está perfeito, Emanuel.
O exemplo nº1 é muito interessante para mim.
Diz-me uma coisa, lembras-te das definições que usaste na máquina?
Ainda foi com a 5300, não foi?
Que flash usaste?

Obrigado por tudo!
 
Esta foi com a D3000 :P
Podes ver melhor no Flickr.



Nikon D3000 + Nikon 35mm f/1.8 a f8 | ISO 100 | 1/80s | Flash na sapata em ttl, apontado para cima.
O meu Flash é um SB-700 da Nikon.

Esta foi uma das minhas primeiras fotografias de produto.
Não ficou perfeita - tem ali uns reflexos e tal, mas é das fotos que mais gostei :D

Cumps
 
Que acham desta transformação?

Original
jGFeW7S.jpg


Modificado
ZZsjNqW.jpg


O programa é o Landscape Pro (dos mesmos criadores do Portrait Pro)...
Teve que ser Printscreen porque ainda estou na versão trial (custa 40€ o programa).
Mais uma vez, muito intuitivo e com muitas opções.

Vou continuar a experimentar e a brincar com ele na versão trial.
Experimentem também.

Cumps

EDIT: a versão "modificado" fica com menos definição quando estamos a editar.
Só quando se guarda é que ela fica na sua total resolução (daí parecer menos definida do que a original). No final iria ficar com o mesmo detalhe.
 
As nuvens tornam a imagem basntaten mais interessante. Se não tivesses dito que tinham sido "colocadas" por software bem que passava. Mas por uma questão de principio não gosto deste tipo de truque. Mais vale ficar com o sentimento de que, bem que podia ter ficado melhor se estivesse lá umas nuvens, do que o sentimento de aquela não é de facto real.

Mas isto é a minha opinião, eu normalmente não faço muito processament, talvez um cropzinho e umas modificações na tab basic do LR.
 
Excelente ideia, vou acompanhar para ter umas ideias de fotos e conseguir fazer umas coisas engraçadas com as dicas que vão colocando :D
 
Se calhar algo bom para inserir neste topico era a foto do vencedor do desafio de edicao. Explicar como se conseguiu tal resultado a partir da imagem original.
Tendo em conta que temos users muito bons em edicao, era maneira de partilhar com os outros/
 
Pois, a ideia seria o pessoal pegar na foto e perguntar aqui como se chegou aquele resultado...
Nos tópicos de edição espera-se pelo final do desafio e pergunta-se.

Mas podem meter aqui, se quiserem.

Cumps
 
Eu percebo que os topicos tenham maneira de funcionar diferentes mas no fundo acho que o que interessa e' como se chegou ao resultado final. E tendo em conta que ambos os topicos vao perdendo dinamismo, achei bem propor esta solucao.
 
Sim, fizeste bem.
Se houver algum interessado, basta colocar a imagem em questão e colocar o nome do user para o "chamar" (usar o @ antes do nome) :)

Cumps
 
Sim, fica uma imagem totalmente diferente.
Mas acabei por não comprar o programa porque acho que ainda não está no ponto.
E também porque faço menos paisagem do que gostaria.

Comprei o Portrait Pro, e esse sim, já uso mais (mas também menos do que gostaria).

Cumps
 
A pedido do autor da foto (@TheMadyor ) fica aqui o tutorial da minha modificação da foto do desafio #185 (edição da semana).

eN1S4Dm.jpg


1º - cropei a foto para 16:9
2º - Usei estes settings.
gfUQBx8.jpg


3º - comecei a brincar com os filtros graduados
3.1 - usei um filtro para escurecer um bocado, vindo do canto superior direito.
3.2 - usei um filtro para alterar as cores e para mais ajustes de exposição.

R4Eik4E.jpg


bjaQqiy.jpg


Esg7rNj.jpg


4º - removi todos os pontos negros (pássaros talvez) para limpar mais a imagem.

5º - que é ainda no ponto 3 :P
Fiz mais um filtro para dar os retoques finais ali na zona onde vinha a luz

AbxpJIf.jpg


6º - dei 20 pontos de sharp e pronto :)

Edit: depois voltei a adicionar mais um filtro para dar um ar mais dramático ao topo da foto.

Jl3dpni.jpg


E agora sim, estava pronta.

Cumps
 
Bem, preciso de ajuda.
Tenho falhado a tirar fotos de noite a edificios/pontes que tenham luzes. O problema e’ que para tentar fotografar com uma exposicao que de para recuperar algo das shadows as luzes fiquem sempre demasiado brilhantes e queimadas.
Blending e’ dificil pois sao varios pontinhos para corrigir....

Thanks.
 
Back
Topo