Técnica [TUTORIAIS] Tópico de entreajuda - Edição de imagem e técnica (ler primeiro post).

Como tiro aquela flare? Healing brush está fora de questão. Andei às voltas com a clone tool mas não deu :(

Untitled.png
 
37030185910_c46c38f25f_b.jpg


Tipo isto?
Quando tens texturas é mais complicado.
Eu faço com muitas layers e com a patch tool (content aware).

Depois vou sobrepondo as layers e dando opacidade, tentando não alterar muito a zona envolvente.
Outro problema é o reflexo da luz do por do sol.
Era trabalho para uma meia hora (isto fiz em 5 min).

Cumps
 
Fiz de novo, para ver se era consistente.
Fiz assim

#1
EMBn5sB.jpg


CTRL + J duas vezes para criar duas cópias.
Depois vou trabalhar no layer mais acima (neste caso o Layer 1 copy).

#2
GZm0Dg7.jpg


Seleccionas a patch tool (J) e metes em content aware.
Fazes um pequeno rectângulo só para apanhar mesmo o flare

#3
BfnAV4B.jpg


Puxas para uma zona semelhante (geralmente imediatamente ao lado).

#4
x8hAan5.jpg


Metes o layer a 70% ou como achares melhor, de forma a atenuar o flare e a recuperar detalhe no que foi clonado em baixo.
Pegas na borracha, metes uma opacity baixinha (neste caso meti a 30%) e trabalhas ali à volta do flare apenas (não passes por cima do flare).

#5
6fQXIlb.jpg


Fazes merge dos dois layers que copiaste (o original nunca toques nele).

#6
n5lh27z.jpg


Voltas a copiar o layer para trabalhares mais um bocado naquela zona (assim, se fizeres asneira podes sempre voltar atrás).
No final, peguei na clone tool, agora em modo normal (tens content aware e normal) e com uma opacidade muito baixinha.
Escolhi a zona imediatamente ao lado e clonei só naquela zona.
Depois ajustei um bocado a opacidade e ficou assim.

#final
odzxGAL.jpg


E pronto, foi só isto...
São ferramentas muito sensíveis, por isso tens que ir com calma e ir fazendo muitos layers.
Se calhar também daria uns toques ali no céu, mas isso já é contigo :D

Cumps
 
[Parte 3]

Apenas mais uns exemplos, agora com a G80.

ISO 6400 puxado ao máximo (ninguém faria isto, mas é um teste :P) - highlights para o mínimo, shadows para o máximo.
17 fotos, para ser "consistente" com o exemplo de cima.

33116357622_9389d4e890_b.jpg


32889040390_4e6538fa0d_b.jpg


33143904491_6776a4d772_b.jpg


Mas como não andamos sempre a ISO 6400 (porque nem é preciso, na grande maioria das vezes), e muito menos a puxar highlights e shadows ao máximo (principalmente a estes níveis), deixo um teste mais realista um bocado, a ISO 1600 e na mesma com 17 fotos (isto produz uma imagem com grão aparente de uma exposição a ISO inferior a 100).

32457880303_842b1c2f97_b.jpg


32429611694_615f0103fd_b.jpg


33272468775_51d972e88d_b.jpg


Em cima disto tudo, as imagens levaram um grande crop...

Para já deixo os testes por aqui.
Fico ansioso por testar em condições mais favoráveis e mais interessantes :) (talvez mesmo na exposição automóvel de Genebra, que está quase aí à porta).

Cumps
E se tivermos apenas 1 foto? Basta criar cópias dessa foto e aplicar a mesma técnica?
 
Não.
Só funciona com várias exposições.

Isto porque o grão não está sempre no mesmo sítio.
Com várias cópias da mesma exposição, tens sempre o grão no mesmo sítio.

Cumps
 
Boas povo, venho aqui pedir-vos ajuda numa questão. Este fim de semana andei a tirar umas fotos com a 55-250 stm a longas distâncias, usando para isso os 250mm.

Tirei 2 fotos. 1 porreira e outra que não sei bem o que aconteceu. De certeza que fiz algo mal, e vinha aqui ver se vocês me conseguiam ajudar a detetar o que fiz de errado.


free image hosting


image upload

São os 2 jpgs saídos da máquina sem qualquer tipo de edição.

Como podem ver, na primeira foto, existe uma coloração azul por toda a fotografia. O tempo estava nublado. As fotos foram tiradas com uns 10 minutos de intervalo, se calhar menos.

Presumo que tenha o balanceamento dos brancos incorretos, mas as definições são as mesmas para as duas fotos. O que é que eu deveria ter feito de diferente na 1.ª foto?
 
Mete o Balanceamento de Brancos em Automático e não te chateies com isso.

O tempo nublado, com aquelas cores brancas é sempre uma grande treta para fotografar, a luz muda muito. Pode abrir, ficar muito branco, etc. As fotos nunca ficam grande coisa.
Ou fotografas em Raw e conforme a maquina, logo vês a gama dinâmica que consegues alcançar e conseguir ir buscar alguma cor em Pos-produção.
Ou então não fotografes e espera que fique melhor :)
 
Ele está em auto e uso sempre raw. normalmente consigo na edição ajeitar sem grandes problemas. Neste caso não estou a conseguir grande coisa. Daí ter vindo perguntar se me estava a falhar alguma coisa na fotografia ou se há alguma técnica para evitar.

Irei tentar outra vez.
 
Back
Topo