1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Tutorial][Aumentar sinal Wireless Meo] Thomson TG784 + TP-Link TL-WR941ND

Discussão em 'Altice (MEO, TMN, PT)' iniciada por matavelhos, 29 de Março de 2013. (Respostas: 29; Visualizações: 28515)

1. matavelhos

matavelhos Power Member

Boas pessoal, há uns tempos comprei este router (TP-Link TL-WR941ND) a um colega nosso daqui do forum para aumentar o sinal wireless da meo cá em casa, para isso tentei inúmeras formas, mas nunca o consegui, umas vezes porque não conseguia aceder à internet, outras porque quando ligava o router da TP-Link a tv simplesmente deixava de funcionar (este problema parece que acontece a muita gente, com vários routers),

Hoje finalmente consegui resolver o problema, e como sei que há mais gente que tinha este problema, decidi criar este pequeno tutorial.

1 - Material usado:

Router Thomson TG784 - Firmaware: 10.2.1.D
    Router TP-Link TL-WR941N v2/v3 - Firmware: 3.13.9

2 - Topologia da rede - Neste momento é este o desenho da minha rede, sendo que a box principal (a que grava) está ligada ao TP-Link , e tudo funciona normalmente.

Nota importante:
    De salientar que o Thomson liga-se diretamente a porta WLAN do TP-Link

3 - Configurações

Router Thomson TG784 - Nada foi alterado, está tudo de "origem"
    Router TP-Link TL-WR941N:

NOTA IMPORTANTE: ESTAS CONFIGURAÇÕES DEVEM SER FEITAS COM O PC LIGADO POR CABO AO ROUTER EM QUESTÃO, SEM QUE ELE ESTEJA LIGADO AO ROUTER DA MEO.

Nesta 1ª imagem nada foi alterado, apenas serve para verificar se o Thomson está ligado à porta WLAN (ISTO SÓ APARECE ASSIM APÓS SE LIGAREM OS 2 ROUTERS UM AO OUTRO)

Aqui é a primeira alteração que se tem que efetuar. Temos que alterar o IP do router TP-Link para uma gama diferente do Thomson. O Thomson encontra-se com o IP: 192.168.1.254, assim muda-se o TP-Link para 192.168.0.1.

Estas alterações servem apenas para configurar o tipo, e potência da rede wireless transmitida pelo TP-Link.

Esta imagem mostra o tipo de segurança da rede wireless transmitida pelo TP-Link.

Nesta imagem, o importante a realçar, é que é necessário ter o DHCP ligado.
    O Star e e End IP Adress apenas é necessário se vocês quiserem limitar a gama de IP atribuídos.
    O Default Gateway é o IP do TP-Link
    Primary DNS é o IP do Thomson

É possível que outras configurações também funcionem, pois eu não cheguei a testar outras hipóteses.

Este caso é semelhante ao de cima, eu coloquei tudo a disable, mas pode ser que outras configurações também funcionem, pois eu não testei de outra forma.

Com esta configuração eu tenho neste momento duas redes wireless: a do router Thomson e a do TP-Link, sendo que esta última é muito mais potente e cobre toda a casa, o que era exatamente o que eu desejava.

Espero que este tutorial possa ser útil a mais pessoas.

A moderação está à vontade para fazer qualquer alteração ou mudar isto de secção.

2. Illusion4u

Illusion4u Power Member

3. matavelhos

matavelhos Power Member

Está assim ligado, porque é a única forma daquilo ter estar ligado e a funcionar sem a televisão ter "breaks" e deixar de funcionar totalmente.

Quanto à opção de comprar um router deveu-se principalmente à sua capacidade de fazer de repeater da rede, pois era para ser essa a sua função, infelizmente não deu para configurar dessa forma, e tive que "desenrascar" de outra forma.

Vi que esse modelo também faz de repeater, mas dizer que é mais barato... o preço mais baixo no ***** é de 49.90, o que para mim é caríssimo, o router ficou a menos de metade do preço...

4. f19

f19 Power Member

Boas,

Não tinha visto este tópico e criei um sobre o mesmo assunto mas a solução é em tudo igual a isto.
    Estas configurações mantêm-se válidas?

Porque motivo não conseguiste configurar o router como repeater? Essa é uma solução que também me daria jeito para não estar a passar cabo pelo corredor.

Cumps,
    F19

5. matavelhos

matavelhos Power Member

Quando o configurava como repeater ele fazia com que a imagem da tv congelasse. Não sei a razão disso acontecer, mas acontecia.

Para não estares a passar o cabo pelo corredor, mete o tp-link ao lado do thomson, e vê se o sinal chega onde tu queres, pois o tp-link tem muito mais alcance.

6. f19

f19 Power Member

Boas,

Mas não devo ter esse problema como repeater porque só quero utilizar para net as Boxs mantêm-se por cabo. Quando muito posso colocá-lo na cozinha que é mais central na casa e aí ligava-o ao cabo como acess point, a box ficava ligava ao router e tinha wifi no centro da casa... Uma ideia a testar.

Ainda não escolhi foi o router mas ando inclinado para um destes dois, mas a única diferença que encontro é a porta USB, mas o preço ainda aumenta para ser só a única diferença:

Roteador Gibabit Wireless N Ultimate TL-WR1043ND
    Roteador Wireless N 300Mbps TL-WR941ND

Tenho de pesquisar mais um bocado.

Thanks pela resposta.

Cumps,
    F19

7. matavelhos

matavelhos Power Member

Quando o tentava por como repeater, as box's continuavam ligadas ao Thomson, e mesmo assim a imagem congelava. Nunca consegui descobrir o porquê.

Na altura, pelo que pesquisei, encontrei mais gente a sofrer do mesmo problema e nunca encontrei nenhuma solução.

8. kodiak

kodiak Power Member

Tens o Thomson ligado por cabo de rede ao TP-LINK.

Pergunta provavelmente estúpida:

Há maneira de o router (neste caso o TP-LINK) "apanhar" o sinal wireless do Thomson e depois fazer a distribuição desse sinal?

É que no meu caso, não consigo estar a passar cabo do Thomson para o outro router. Como o Thomson não dá para alterar a antena, só me resta powerline.
    Certo?

Obg,

kodiak

9. matavelhos

matavelhos Power Member

há aparelhos que fazem isso, este também diz que o faz, eu não o consegui configurar de forma que ficasse a funcionar em condições com o router da meo.

Para configurar dessa forma é no menu wireless ativar o wds bridge e configurar o resto dos parametros

10. kodiak

kodiak Power Member

Viva.

obg pela resposta.

Mas o WDS apenas suporta WEP não é?

kodiak

11. matavelhos

matavelhos Power Member

Sinceramente, não faço ideia.

12. Boas, respondendo a tua pergunta este router não é compativel com o wireless do thomson não sei porquê, li por aí que para fazer ponte atraves de wireless tem de ser dois router iguais ou então da mesma marca, parece que tem protocolos diferentes na transmissão de dados por parte do wireless.

Por acaso tenho uma net partilhada da meo com dois destes routers. Arranjei uma caixa estanque e meti o router no topo da casa com uma antena de 20 dbs, o outro router esta a cerca de 300 metros de minha casa e tudo configurado temos net nas duas casa sem problemas.
    O mais lixado foi que durante 2 anos sempre tive ligação de 16 megas e à pouco tempo baixaram me a banda para 12mega e 512 de upload. com varios telefonemas para a pt dizem me que a linha não suporta mais.
    Quando ficar sem os canais HD cancelo o serviço já que não tenho fidelização.

13. kodiak

kodiak Power Member

Obrigado por mais estas informações

kodiak

14. ptfuzi

ptfuzi Power Member

depois de ler isto fico sem percever algumas coisas.. se o thomson já está com o servidor dhcp activo, porquê meter o do tp link também?, podia estar desactivado e tudo na mesma gama.

e a escolha desse aparelho.. existem inúmeros AP's com boas capacidades.

já agora, visto que não foi desactivado o sinal wireless do thomson (para ajudar na poluição da banda dos 2.4ghz), podias ter feito uma pequena abordagem na escolha dos canais, para não serem canais adjacentes, e dar o devido espaçamento..

senão em vez de uma solução isto é o chamado biscate

15. matavelhos

matavelhos Power Member

O DHCP do TP-Link ficou ativo porque não funcionava com ele desativo. Pelo menos nesta configuração, sinceramente já não me lembro como se testei com os 2 na mesma gama de ip e ligado na entrada WLan do TP-Link. Lembro-me que tendo os 2 na mesma gama fazia com que a imagem da tv bloqueasse. Um problema que acontece a muita gente (pelo que pude andar a pesquisar na altura) e que ninguém conseguia resolver, pelo menos nunca encontrei solução.

A escolha deste aparelho deveu-se às características que ele apresentava, e ao preço que eu o comprei.

No caso dos canais, é verdade que podia ter dito que o TP-Link se encontra no canal 1 como mostrado no 1º print, e que o router da meo está no 11, mas penso que vem no 6 ou no 9 de origem, logo, à partida, não existe sobreposição de canais.

Isto foi a minha solução após muitas tentativas e erro. Poderia ter escolhido outro router/ap, mas pelos € que tive este dificilmente arranjava melhor. Coloquei este post porque quando andava à procura de solução vi muito gente com o mesmo problema e sem solução para ele.

Agora se alguém arranjar uma melhor que diga, assim eu meto aqui também.

16. di5hq

di5hq Power Member

Não faz sentido mas é verdade.. com a mesma gama de ips a imagem na box congela e com o tplink a distribuir ips (dhcp ativo) já não acontece.. estranho.

Tenho uma configuração bem idêntica à tua, a única diferente é q a minha box com disco está ligada directamente ao thomson e a 2ª box está no tp link e não consigo ter acesso ás gravações, tudo o resto funciona.

17. matavelhos

matavelhos Power Member

Pelos vistos, o problema das gravações deverá acontecer por causa das gamas de ip's diferentes. Infelizmente foi a única forma de por isto a funcionar com estes 2 hardwares. Se alguém arranjar uma melhor que ponha aqui :)

18. di5hq

di5hq Power Member

Exacto, com a mesma gama de ips as gravações de certeza funcionam, só q a imagem congela.

Pelo que me responderam neste tópico, só mudando o firmware resolverá o problema da imagem parar.

19. di5hq

di5hq Power Member

Este meu último problema acabou por desaparecer sozinho.. deixei aquilo configurado para a tv não congelar e nem me importei com as gravações e passado um tempo lembrei-me de abrir as gravações e funcionava! lol

Agora outro problema »» coloquei neste tópico

Última edição: 19 de Dezembro de 2013
  20. Nody

Nody Banido

Desenterro isto porque...:

Tenho Meo Fibra 100mb, mas o router de origem o technicolor tg784n v3 não consegue dar sinal wireless a toda a casa.
    Comprei barato um router TP-Link Router Wireless N300 WR841N

Tem as seguintes specs:
    http://www.tp-link.com/lk/products/details/?model=TL-WR841N#spec

Qual será a melhor forma de expandir o sinal wireless?
    Usar o tplink como AP (se sim, como se faz?) ou ligar o tplink ao router da meo ficando o tplink a difundir o sinal wireless tendo em conta que é mais potente?

Uma ajuda pff

Partilhar esta Página