[HDTV] Tutorial: Como Calibrar uma HDTV

Cada fabricante usa as suas próprias técnicas de fabrico, e isto acaba por causar diferenças subtis na forma como as imagens são reproduzidas. Este aspeto e o facto de a variação de fabrico ser inerentemente elevada em tecnologia LCD (li algures que 20% a 30% de todos os painéis fabricados têm defeitos funcionais, defeitos de imagem) são a razão do que se pensa ser a tal inconsistência na qualidade de imagem de televisores idênticos.

Apesar de tudo isto, as reviews e opiniões educadas sobre um modelo específico (ou modelos com arquiteturas idênticas) tendem a ser consensuais, logo, interessa saber se a inconsistência de imagem é realmente muito grande ou se afinal é relativamente pequena e não inviabiliza a possibilidade de se partilharem as mesmas definições de imagem.

A inconsistência de imagem em ecrãs LCD tem dado bastante fôlego a uma indústria dedicada à calibração de ecrãs. Logo, interessa a um calibrador profissional perpetuar a ideia de que as diferenças são enormes, mesmo que isso seja um mito.

Desculpa, mas tenho que discordar com o que referes.

As diferenças entre equipamentos não são um "mito". Nenhuma calibração feita para um dado equipamento serve em outra, pelo menos se se pretender realmente possuir uma imagem calibrada correctamente. O que pode acontecer é que a utilização de settings de um equipamento em outro pode eventualmente ajudar a aproximar-se mais a uma imagem calibrada do que os settings que o equipamento possui de fábrica.

Devido ao facto de cada equipamento possuir subtis diferenças em relação a outros equipamentos como referes é que não é possível usar settings de um em outros, se mudam as condições os ajustes também mudam. As fábricas não calibram os equipamentos de fábrica porque para além de ser extremamente caro é muitas vezes mau para o negócio. O que fazem é definir um conjunto de parâmetros baseados num modelo calibrado (e integram até algumas considerações de marketing para os tornar mais apetecíveis aos consumidores) e colocam esses settings em todos os modelos produzidos. Usar os parâmetros de um modelo em milhares de modelos resulta em por vezes existir diferenças enormes.

Mas a verdade é que muitos poucos se preocupam em ter uma imagem realmente calibrada, porque a maioria nem sequer sabe o que é isso. Alguns, até nem "gostam" de uma imagem calibrada porque estão tão habituados às cores fortemente saturadas colocadas nos equipamentos...

Quando se usa um conjunto de settings tirados da internet a imagem pode "ficar melhor", mas sem se usar o equipamento certo não há forma de saber se está calibrada de acordo com os standards que foram usados na produção dos conteúdos. O "ficar melhor" é uma opinião baseada na percepção de uma determinada pessoa, que normalmente nem está habituada a visualizar uma imagem calibrada. Portanto a "calibração" para esses indivíduos é apenas isso, uma opinião individual e subjectiva da imagem.

Quando se fala em equipamentos calibrados profissionalmente fala-se no ajuste dos equipamentos a um conjunto de standards que foram usados na criação dos conteúdos. Esses ajustes e esses standards não tem nada a ver com opiniões subjectivas.

Já agora, a calibração de equipamentos não apareceu com o LCD. Já existe desde o tempo do CRT e até é com esta tecnologia que foi mais necessário, pois com o passar do tempo um equipamento CRT tende a desajustar mais rapidamente e era necessário recalibrá-lo mais frequentemente.
 
Andei a pesquisar sobre calibração de tvs, mas não encontrei nenhum site que fosse "user friendly"...

Tenho uma Samsung 48HU7500... Alguém me dá umas dicas?
 
Eu acabei de te tentar enviar o PM.
Mas assim que carreguei em enviar fiquei com sessão terminada... e tive que fazer login outra vez.
Tentei enviar outra vez e não consegui, parece que só posso enviar daqui a muitas horas mais tarde...

Portanto vou simplesmente postar a mensagem integral aqui... espero não haver problema...

"
Claro, no problem.
Eu até gostaria de ver uma thread dedicada a este modelo tal como há uma para a Sony W6 onde se pudesse partilhar todo o tipo de informação incluindo configurações de calibração.
Penso que faria sentido uma vez que é um modelo bastante popular e muito considerado, mas não quero ser eu a abrir tal thread senão ainda pensam que estou aqui com o intuito de tentar criar algum tipo de posição...

A minha configuração actual é semelhante a esta.
Também se aplica à função TV.
Após a configuração acima eu consegui exprimir um pouco mais de contraste.

Em resultado a minha configuração actual para TV, meobox HDMI e USB é a seguinte:

Preset: Movie
Color Tone: Standard
Backlight: 10 - 12 (20 with backlight strobing activated)
Contrast: 90 (Pode ir até 96 antes de clipar os niveis 235 em RGB e brancos)
Brightness: 47
Sharpness: 10
Color: 47
Tint: 50/50
Screen Size: Screen Fit (Grayed out for USB)
Gamma: -3
White Balance: 24, 25, 25, 25, 50, 45
Color Space: Auto
LED Motion Clear: Off (can/should be On for improved motion resolution, backlight would need to be increased to 20)
Black Tone: Off
Dynamic Contrast: Off
Digital/Mpeg Noise Reduction: Off
HDMI Black Level: depends on the source, non applicable for USB
Everything else at stock settings

Espero que não haja problema em estar em inglês...
Se tiveres alguma dúvida é só dizer.
Mesmo sabendo que dois televisores raramente têm imagens iguais, estou interessado em ouvir o teu comentário.
Se quiseres partilhar as tuas definições por PM estás à vontade.

No preset standard as cores estão demasiado saturadas e nunca têm um aspecto correcto mesmo baixando o controlo "Cor"...

A melhor coisa que se pode mesmo fazer para quem não tem equipamento de medição é primeiramente fazer a calibração básica usando a suite AVS HD 709, que se pode transferir gratuitamente daqui. E depois tentar usar algum tipo de referência óptica, ou seja, uma luz ou objecto com temperatura de cor relativamente próxima do Standard D65, ou 6500 Kelvins, e/ou uns cartões cinzentos ou com escala de cinzentos, daqueles usados para calibrar câmaras fotográficas, para calibrar o equilibrio de brancos.
Foi isto que eu fiz basicamente e joguei também com o Gama para aumentar a percepção de profundidade e contraste da imagem, mas honestamente não faço ideia de que tipo de curva o meu Gama tem, lol.

De qualquer forma a imagem é excelente no ecrã.

"

Esta configuração fez o milagre de ter uma imagem perfeita numa Samsung UE40J5100 quer antes, quer depois do último firmware.

Apenas alterei o Gamma para 0 e o backlight para 15.

Espectacular!
 
Boas a todos já chegou finalmente a minha Samsung UE40H6400 foto abaixo:

EoMztbm.jpg


Assim sendo, gostaria de a calibrar da melhor forma, do que vasculhei aqui no forum vi isto:

https://www.avforums.com/threads/sa...-reviewers-recommended-best-settings.1876939/

Será que serve para calibrar a minha TV ou conhecem outra fonte de informação que seja melhor?

Obrigado
 
Alguma alma caridosa que arranje uma calibração para a minha 40J5100 da Samsung? Eu já andei lá a dar uns toques mas de qualquer forma agradecia um ajuda.

PS: Li um comentário acima de uma configuração e vou experimentar também.
 
Última edição:
Back
Topo