[HDTV] Tutorial: Como Calibrar uma HDTV

exactamente,
topicos de calibrações e tempo perdido cada pessoa tem os seus gostos

Permite-me discordar! :)

Ajudaram-me bastante os valores de calibração para a minha LCD na medida em que os usei como ponto de partida para depois adaptar aos meus gostos pessoais. É que aquilo tem tantos settings por onde pegar que nunca lá chegaria sem aquela base para começar.

E gosto bastante do resultado mesmo com os retoques finais feitos a "olhómetro", no fim de contas o único standard que realmente importa. ;)
 
exactamente,
topicos de calibrações e tempo perdido cada pessoa tem os seus gostos

o pessoal nao deve saber qual o objectivo de uma tv calibrada. o objectivo e ter as cores mais naturais possiveis..ou seja o mais reais. e a qualidade dos pretos bem como a qualidade das cores ( mais reais) sao dos principais parametros a avaliar numa review. agora podem exitir pessoas que gostem que o que seja rosa na realidade fique vermelho na tv. agora dizer que e tempo eprdido e porque nao sabem do que estao a falar.
 
Não vejo o porque desses testes... Isso de calibrar varia consoante se é para jogar ou ver Tv ou Filmes.

Todas as Televisões ja trazem pre-defenições configuradas! basta pegar no comando da Tv e escolher qual o modo preferido: Movie / Sports / Liveing ...

Claro que podem calibrar manualmente é façil, basta ir ao "menu" da vosso televisor e selecionar "defenições" e ajustar o contraste / brilho / cores ate ficar como quiserem.

:001:

varia? entao a ver filmes preferes cores mais reais e a ver uma novela ja preferes cores 'carregadas'? nao sei se sabes mas isso do "movie" " sports" "..." e puro marketing....porque o modo "calibrado" mete esses todos no bolso. acho que voces nao tem noçao do que e uma tv calibrada mas pronto. e calibrar uma tv nao e facil e nao e feita a "olhometro".

PS: e quem gosta de cores irreais nao precisa de ir para boas tv's , uma tv qualquer de baixa qualidade faz esse serviço por voces...
 
acho que voces nao tem noçao do que e uma tv calibrada mas pronto. e calibrar uma tv nao e facil e nao e feita a "olhometro".

A calibração "perfeita" poderá existir no momento em que é finalizada e para aquela fonte especifica. O resto, na vida real e para uma TV "all-around", são sempre compromissos entre a fonte e o tipo da imagem, a luz evolvente, a posição (e até a disposição :)) do espectador, o "wear and tear" do material, etc, etc.

Falando por mim, sei o que é uma TV calibrada. Mas porque o "olhometro" do meu post se refere aos tweaks finais da minha TV, para meu uso e de acordo com as minhas preferências, mantenho e reitero que é o único standard que, no final, interessa. Ponto final.

PS: e quem gosta de cores irreais nao precisa de ir para boas tv's , uma tv qualquer de baixa qualidade faz esse serviço por voces...

E melhor ainda do que uma TV cara, e que nem sempre é sinonimo de boa, é comprar o livro em vez do filme. Cores garantidamente perfeitas da primeira à ultima página. D'uh!... :)
 
sim Zex a calibraçao de uma tv e sempre individual mas nunca e feita por olhometro. isso e meteres os settings a teu gosto. calibrar e meter as cores o mais parecido com as reais.
 
boas
comprei agora um led, modelo Samsung UE37C5100...já andei a ler por ai umas coisas e gostava de uma ajuda e algumas opinioes...
1º devo "calibrar" o led ou sera melhor contratar um tecnico especializado para o fazer? (visto eu não perceber muito do assunto)
2º para ps3...esta led não é boa? sei que não e das melhores, mas tem algum problema ou condicionante importante?
3ºqueria comprar até o final dete ano um kit home cinema, pensei neste modelo... Samsung KIT AV Blu Ray HT-C5550, a mminha questão passa por perceber se ja tendo ps3 vale a pena..optando por comprar um sistema de colunas...ou se existe outras alternativasa este..em questão qualidade/preço.

Obrigado, era mesmo porreiro se respondessem =P

abc
 
sim Zex a calibraçao de uma tv e sempre individual mas nunca e feita por olhometro. isso e meteres os settings a teu gosto. calibrar e meter as cores o mais parecido com as reais.


|ZeX| disse:
Falando por mim, sei o que é uma TV calibrada. Mas porque o "olhometro" do meu post se refere aos tweaks finais(...)

Isto é mais simples do que parece. Para mim, e ao contrario de um sistema home cinema com uma fonte única e numa sala dedicada, a insistência numa calibração "rígida", perde todo o sentido quando se consideram as múltiplas fontes duma TV "geral", o caso da minha. Para este efeito simplesmente não encontro maneira de justificar a compra dum kit de calibração e muito menos a contratação de um profissional.

Assim, fui buscar os settings de uma calibração para o meu modelo e firmware e apliquei-os directamente. O "olhómetro" só entra no final quando mudo a base das cores "warm", que pessoalmente não gosto, para uma das "cold". E implicou pequenos ajustes basicamente nos brilhos e contrastes. Os vermelhos continuam a ser vermelhos, os verdes continuam verdes e os azuis continuam azuis. Mas o mais importante, para mim e no caso da minha LCD após esta mexidas, é que os negros são bem mais negros do que os cinzentos que passavam por eles nas definições "de fábrica". Nada mais. Não é standard? Pois não. Mas é o meu standard.

Cumps
 
Mas o mais importante, para mim e no caso da minha LCD após esta mexidas, é que os negros são bem mais negros do que os cinzentos que passavam por eles nas definições "de fábrica". Nada mais. Não é standard? Pois não. Mas é o meu standard.
Ainda bem que estás contente com as definições que colocaste a olhometro. Os pretos são mesmo pretos, mas como se comportam agora as sombras, ou seja, os vários tons de negro? É bem possível que agora percas detalhes em imagens com tons muito escuros. Podem nem notar porque não as vês mas o mais provável é agora alguns tons negros serem apenas... preto!
 
Ainda bem que estás contente com as definições que colocaste a olhometro.

E mais contente agora fico, sabendo que até já posso contar com a tua aprovação! :p;)

Os pretos são mesmo pretos, mas como se comportam agora as sombras, ou seja, os vários tons de negro?

Continuam sombreadas. Agora se lá estão apenas 8, 16 ou mais de nem imagino quantas sejam possíveis naquela tecnologia é que não faço ideia. Mas também não as tenciono contar. :)

Eu já mencionei num post acima que toda esta noção de calibração, para mim e para um uso geral, acaba sempre num compromisso. Entre as possibilidades da maquina e os gostos pessoais de cada um. Entre as disponibilidades financeiras e o material existente no mercado à altura da compra e o uso que se tenciona dar ao produto. E por aí fora. Este compromisso foi apenas mais um dos muitos que qualquer decisão, das milhentas tomadas diariamente por qualquer criatura viva, implica.

Tal como na altura em que comprei a TV optei por um LCD em vez de um plasma, ponderados alguns prós e contras, depois de o ter optei também por utilizar a base de cores frias em vez das quentes que, pessoalmente, me davam a sensação de estar sempre sintonizado num eterno CSI-Miami embora sem os tiques do David Caruso. ;)

Podemos deixar assim? :boredo:
 
Boas

1. Comprei recentemente uma Sony NX-710 40" e gostava de tirar o melhor partido dela. visto que os videos aqui postos não funcionam, alguém me aconselha onde procurar algo para conseguir calibrar e ter as melhores settings nessa tv?

2. aconselham o Motionflow para ver filmes (divx, dvd e mesmo da tv) ou apenas para jogos e futebol?
 
1. já por lá andei e não encontrei nada que mostrasse exemplos de calibrações ou uma forma de se começar...
2. era uma pergunta para utilizadores que tenham sony se usam essa função em filmes.
 
1. AVForums Owner's Thread: contém alguns exemplos de calibração, pode ser uma base de partida para a tua. Tens também esta excelente thread para uma calibração mais personalizada: AVS HD 709 - Blu-ray & MP4 Calibration.
2. Digo e repito: há quem goste de ver em filmes, há quem ache que dê um ar de telenovela muito desagradável. Acho que apenas o próprio pode saber se gosta ou não. Tipicamente os filmes são filmados a 24Hz fps, pelo que esse tipo de pós-processamento pode desagradar a alguns utilizadores.
 
Última edição:
ninguem quer partilhar calibrações da sony nx710 ou outra sony qualquer?
não vejo no forum grande troca de experiencias de calibraçãoes e configurações e poderia ser interesante
 
Devo estar prestes a receber a minha 42vt20 e como não percebo rigorosamente nada de calibragens queria saber se alguém me pode dar umas dicas de como a calibrar !
Cumps
 
comprei a pc um monitor/tv asus 22'' FullHD, alguem me consegue explicar porque e que em 1080i nao consegue ter metade da qualidade de imagem de uma tv antiga de 37cms?
 
Back
Topo