[HDTV] Tutorial: Como Calibrar uma HDTV

comprei a pc um monitor/tv asus 22'' FullHD, alguem me consegue explicar porque e que em 1080i nao consegue ter metade da qualidade de imagem de uma tv antiga de 37cms?

NORMAL, claro que numa CRT a imagem é melhor, agora depende da fonte de sinal de saida (o que tens? box meo/zon/cabovisão? TDT? tv analógica?) e do sinal que a fonte emite...

Esse monitor parece-me ideal para jogos, PC ou consola...
 
Quão importante são as definições de tint, nomeadamente os R, G, B whitepoint bem como os Red e Green Blacklevel?

È possível calibrar estas opções a "olho" e o impacto na imagem é significativo?

Neste momento tenho a TV quse como quero, apesar de ter o contraste a 100%, que é algo estranho mas a imagem fica impecável.
 
Boa tarde! Comprei uma LG 32LK330 de 32 polegadas, a definições de imagem estão todas de origem, mas quando me aproxime um bocado mais da tv vejo a imagem muito tremida em volta das formas... Eu não percebo nada disto por isso queria ver se me podiam ajudar a modificar as definições para melhorar a imagem...
Tenho meo ADSL com a box principal ligada a esta tv se precisarem de mais alguma informção para me poderem ajudar perguntem...
Agradeço desde já todas as ajudas que me possam dar.

Cumps, nuno456.
 
Comprei, recentemente, uma Toshiba 23EL933G.

Acontece que quando ligo o computador, ou a Playstation 3, por HDMI, a imagem fica um pouco tremida. Parece um género de interferência. O que poderá ser?

Na Worten trocaram-me a televisao, mas o problema continua... poderá ser a qualidade do cabo HDMI?
 
Boas


Desculpem ter criado o outro tópico desnecessariamente.
Penso que já tenha um muito bom nível de imagem tendo seguido os passos do site AV Foruns mas gostava de saber quais as settings que mexem mais com os pretos, de forma a que fiquem ainda mais reais.

Cumprimentos

Alguém por aí?:rolleyes:
 
Última edição pelo moderador:
Comprei, recentemente, uma Toshiba 23EL933G.

Acontece que quando ligo o computador, ou a Playstation 3, por HDMI, a imagem fica um pouco tremida. Parece um género de interferência. O que poderá ser?

Na Worten trocaram-me a televisao, mas o problema continua... poderá ser a qualidade do cabo HDMI?

Pode ser o cabo.. ainda um dia destes, tive um problema que descobri que era um cabo coaxial barato...
 
Boas

Poderiam quem usa a F6400 recomendar umas boas definições de imagem?

Já usei o Google sim, mas ainda assim procuro mais opiniões.

Obrigado.
 
Ela tem boa qualidade de imagem, sim, mas só depois de muita calibração em cima. Eu tenho uma dessas, e o default dela já me estava a dar ideias de ir lá troca-la.

Isso é verdade não só para a Samsung como para qualquer outra TV nesta gama de preços.
A Sony também precisa de uma boa dose de calibração para a mostar a sua melhor imagem.
É fácil de ver isto nas reviews profissionais.
Mas a verdade é que a grande maioria das pessoas não se dá ao trabalho nem tem meios para fazer uma calibração correcta.
É necessário instrumentação óptica para se poder acertar com a temperatura de cor na escala de cinzentos, linha do Gama, etc...
Mas todas as TVs são diferentes e umas estarão com uma imagem melhor calibrada que outras "out of the box".
No caso das Samsung é normalmente aconselhado usar o preset "Movie", "Filme" em português, ou, em alguns casos, "Standard", "Normal".
"Dinâmico" e "Natural" são muito maus presets de imagem.
Para quem usa a sua TV com um PC ou consola aconselha-se que active o modo PC.
Na minha Samsung F5000 o modo PC é mais útil que o modo de Jogo.

Há no entanto factores que não dependem necessariamente de calibração para se poder determinar a qualidade de imagem relativa e aqui as Sony e Samsung demonstram clara vantagem na profundidade dos pretos e as LG e Panasonic têm vantagem nos ângulos de visão.
Estas diferenças são inerentes à tecnologia usada nos painéis LCD e não são influenciadas por calibração.
Portanto é correcto dizer que tanto as Sony, as Samsung e qualquer outra marca que use tecnologia VA nos seus modelos LCD, têm melhor qualidade de imagem que as outras marcas.
 
Última edição:
Não consegues. Tens que ser tu a fazer a tua própria calibração. No meu caso demorei quase 2 semanas para escolher aquela ideal, e neste momento posso dizer que estou satisfeita com ela.

Mesmo que eu te passe a minha, se calhar para mim está perfeita para ti pode estar apenas razoável.

+1.
 
@ kkl10

Sim, sem dúvida alguma que os melhores modos são o "Movie" e o "Standard". Eu uso este último depois de ter passado por os outros todos, e para mim é o melhor. Aliás, a luta foi sempre entre esses 2, porque o dynamic e o natural aquilo fica péssimo péssimo.

Aliás, aquilo deve ser para tudo menos para ver filmes.
 
Eu também gostei mais do default "Standard", mas o que eu fiz foi seleccionar "Movie" e meter-lhe a mesma temperatura de cor que o "Standard" e ficou praticamente igual.
Meti movie porque não gosto do dimming automático no modo Standard e para calibrar "Movie" também me parece o mais equilibrado porque o clipping dos brancos e RGB ocorre muito mais tarde logo há maior alcance de ajuste que no Standard.
Usei a suite AVS HD 709 para fazer a calibração básica e depois usei algumas "referências ópticas" para calibrar a escala de cinzentos.
Procurei simplesmente ter a imagem mais verdadeira possível e estou muito contente com o que consegui.

Um tenho uma sala muito muito bem iluminada. Mas instalei uns blackouts (não são aqueles que ponhem tudo escuro) são perfurados; mas numa malha muito fina.
Ou seja, corta bastante o sol mas deixa passar alguma luminosidade.
Isto invalida a possibilidade de Plasma??

Btw: encontrei um site muito bom com perguntas e respostas acerca das duas tecnologias. Mas actual (2013).
é contra as regras postar aqui?

Se não é comercial, penso que não há problema em postar.
 
Última edição pelo moderador:
Por acaso no mode Movie, achei a imagem claramente mais escura. E depois, mesmo que a aumentasse nas configs para lhe dar mais cor/luminosidade parecia que tinha sempre uma película preta á frente da imagem. Fazia-me uma impressão do caraças. Aliás, no Standard a imagem também não é lá muito clara, verdade seja dita, mas notasse claramente, para positivo, a diferença para o Movie.

Depois, se não for indiscrição, manda-me a tua calibração por MP para não fazer mais offtopic aqui na thread. Só para ver +/- como ficava na minha TV.
 
Eu acabei de te tentar enviar o PM.
Mas assim que carreguei em enviar fiquei com sessão terminada... e tive que fazer login outra vez.
Tentei enviar outra vez e não consegui, parece que só posso enviar daqui a muitas horas mais tarde...

Portanto vou simplesmente postar a mensagem integral aqui... espero não haver problema...

"
Claro, no problem.
Eu até gostaria de ver uma thread dedicada a este modelo tal como há uma para a Sony W6 onde se pudesse partilhar todo o tipo de informação incluindo configurações de calibração.
Penso que faria sentido uma vez que é um modelo bastante popular e muito considerado, mas não quero ser eu a abrir tal thread senão ainda pensam que estou aqui com o intuito de tentar criar algum tipo de posição...

A minha configuração actual é semelhante a esta.
Também se aplica à função TV.
Após a configuração acima eu consegui exprimir um pouco mais de contraste.

Em resultado a minha configuração actual para TV, meobox HDMI e USB é a seguinte:

Preset: Movie
Color Tone: Standard
Backlight: 10 - 12 (20 with backlight strobing activated)
Contrast: 90 (Pode ir até 96 antes de clipar os niveis 235 em RGB e brancos)
Brightness: 47
Sharpness: 10
Color: 47
Tint: 50/50
Screen Size: Screen Fit (Grayed out for USB)
Gamma: -3
White Balance: 24, 25, 25, 25, 50, 45
Color Space: Auto
LED Motion Clear: Off (can/should be On for improved motion resolution, backlight would need to be increased to 20)
Black Tone: Off
Dynamic Contrast: Off
Digital/Mpeg Noise Reduction: Off
HDMI Black Level: depends on the source, non applicable for USB
Everything else at stock settings

Espero que não haja problema em estar em inglês...
Se tiveres alguma dúvida é só dizer.
Mesmo sabendo que dois televisores raramente têm imagens iguais, estou interessado em ouvir o teu comentário.
Se quiseres partilhar as tuas definições por PM estás à vontade.

No preset standard as cores estão demasiado saturadas e nunca têm um aspecto correcto mesmo baixando o controlo "Cor"...

A melhor coisa que se pode mesmo fazer para quem não tem equipamento de medição é primeiramente fazer a calibração básica usando a suite AVS HD 709, que se pode transferir gratuitamente daqui. E depois tentar usar algum tipo de referência óptica, ou seja, uma luz ou objecto com temperatura de cor relativamente próxima do Standard D65, ou 6500 Kelvins, e/ou uns cartões cinzentos ou com escala de cinzentos, daqueles usados para calibrar câmaras fotográficas, para calibrar o equilibrio de brancos.
Foi isto que eu fiz basicamente e joguei também com o Gama para aumentar a percepção de profundidade e contraste da imagem, mas honestamente não faço ideia de que tipo de curva o meu Gama tem, lol.

De qualquer forma a imagem é excelente no ecrã.

"
 
@ kkl10

Agora ainda estou no trabalho, saio ás 18h00. Quando chegar a casa já posto as minhas configs.

Mas a olhar muito por alto para a tua calibração, e tendo em conta aquilo que já experimentei, com ela vou ficar com a imagem um bocado para o preto/escura. E sinceramente é algo que não curto muito, além de poder ficar com a imagem mais "real". Mas vou experimenta-la só para ver como é que fica.

Em relação a esse AVS HD 709, por acaso até tinha passado por essa página quando andava numa de googlar, mas salvo erro tinha visto que esse AVS HD 709 só dava para experimentar num leitor Bluray ou num media player que lê-se menus. Que não é o caso do meu Xtreamer. Confirmas?
 
OK, aqui é melhor.

Não, não é preciso um leitor que leia menus, há a versão em formato .MP4 que consiste em simples videos com os padrões de imagem para calibrar.
Pode-se rodar em qualquer leitor até na USB da TV e na xbox 360 ou num leitor como o VLC num PC.
Aconselho vivamente o seu uso.
Em relação à imagem ficar muito escura, se te referes ao backlight isso é algo que pode ser aumentado ao gosto do usuário uma vez que isso não afecta os outros aspectos da calibração.
Se for por eu ter um gama muito baixo percebo o que dizes, eu de facto gosto da imagem com uns cinzentos mais escuros para aumentar a percepção de contraste, o Gama no entanto não afecta o brilho máximo do branco.
Se reparares no meu equilibrio de brancos verás que aumentei os Gains até ao máximo sem alterar o seu equilibrio, descobri que aumentar os gains é a mesma coisa que aumentar o setting "Contraste" mas com os gains sou capaz de obter brancos mais brilhantes do que com o controlo "Contraste".
Penso que isto não será possível em todas as TVs e que depende da margem que as propriedades ópticas do painel permitem...
 
Experimentei agora a tua calibração. Basicamente é isto:

- Nota-se que está melhor construida que a minha, pelo menos a nível de cor/definição. Mais equilibrada no geral;
- Os vermelhos, tendo em conta o final do Terminator 2 que foi uma das minhas bases para testar uma calibração, ficou um pouco melhor. Ou bastante melhor, diga-se a verdade;
- Não sei se é de mim, mas continuo a achar que a mode Movie fica a imagem muito escura. Aliás, eu só consegui gostar realmente da tua calibração quando meti o gamma a +2 e o backlight a 14/15. Não ponho este último a mais, porque também mata um bocado os pretos e faz doer os olhos;
- Mesmo assim, e como disse, gostei realmente da tua config mas se conseguisse que esta tivesse mais cor, fosse mais viva (talvez seja a palavra-chave no meio disto tudo) seria logo a chosen one;

Se tiveres umas dicas para isso acontecer, era muito bom. Mas acho que o próprio "modo" dela de origem, não deve deixar isso acontecer. Ou pelo menos a níveis que eu goste.

Em relação á minha calibração, basicamente é isto:
ax8f.jpg

dn2o.jpg

4yme.jpg

vbq3.jpg

Por exemplo, não mexi nos White Balance (estão default) porque a olho nu, e sem nada por trás para uma pessoa se orientar, não valia a pena mexer. Presumo que para fazeres a tua que tenhas o usado o tal programa - AVS HD 709. E por falar nele, ver se faço então uma calibração com ele em background para me ajudar.
 
Última edição:
De facto fiz a calibração guiando-me em grande parte pela suite AVS HD 709, mas percebo o porquê de a minha calibração estar muito escura para ti.
As tuas definições são bem diferentes da minha e proporsionam uma imagem com muito maior luminosidade desde os pretos até aos brancos.
A percepção também depende muito do ambiente circundante e por acaso esqueci-me de dizer que a minha TV está calibrada para um ambiente escuro ou sem luz de todo e num ambiente mais iluminado de facto dá vontade de subir o gama ou a retroiluminação, especialmente num dia claro.
Percebo perfeitamente o que dizes e olhando para as tua calibração julgo estar certo em deduzir que as condições de iluminação são razoavelmente luminosas... mas posso estar errado.
Há que ter também em conta as possiveis diferenças entre paineis.

O meu irmão às vezes também se queixa da imagem ter alguma falta de luminosidade e vivacidade nas cores, quando joga ele até prefere meter em modo de Jogo.
Em relação às cores, a verdade é que no preset "Standard" as cores estão excessivamente saturadas e há um excesso de vermelho no equilibrio dos brancos em qualquer Tonalidade de Cor que se escolha.
O setting "Colour" no teu caso está excessivamente alto e de facto vais verificar com a suite AVS que para a mais correcta reprodução de cores tem que ser baixado.
No entanto são estas cores mais saturadas e também o facto de "Standard" ser mais brilhante que "Movie" com a mesma definição em "Contraste" que dão a percepção de a imagem em Movie perder alguma pujança.
Fizeste bem em não mexer no white balance, é muito dificil acertar sem se ter algum factor de comparação ou um instrumento de medição.

Se seguires por uma calibração correcta com a suite vais verificar que as cores no teu ecrã vão ficar muito menos saturadas do que tens agora.
É melhor usares a suite para chegares à tua própria calibração do que usares a minha... a única forma que eu vejo de teres uma cor mais viva com a minha calibração é aumentar o valor em "Colour" até onde achares conveniente no entanto isto pode piorar o equilibrio das cores... fica ao teu critério.

No fundo é como disses-te uma questão de se encontrar o melhor equilibrio no geral.
 
Última edição:
Back
Topo