[HDTV] Tutorial: Como Calibrar uma HDTV

É de facto uma critica que se faz a algumas destas TVs, deveriam ter uma forma de guardar diferentes definições para puserem ser comparadas rapidamente.
O que eu faço é escrever tudo num bloco de notas antes de mudar alguma coisa.
Sempre tens as fotos que puses-te no teu post para depois poderes comparar depois.
 
Estive agora um bocado á frente daquilo e não vale a pena. Os valores com que ficava eram um bocado estúpidos. Mas por exemplo, e na parte do White Clipping, onde dissestes que tinha que ver a barra nº 244 a piscar. Nunca consegui ter isso a dar, por mais baixo ou alto que tivesse o contraste. Mesmo que te tenhas enganado e quisesses dizer 234, também não dava á mesma.

Não não vou perder mais tempo com isto. Apenas passei por curiosidade a tua calibração pelos vídeos, que ficou tudo bem, quando naquela que fiz dava-me para valores completamente apostos aos teus. Pelo menos no contraste uso-o a 94, e na que fiz era para estar a 87. Coisas desse género.

Ainda a experimentei nuns filmes, e não tendo base de comparação com a minha antiga calibração, tornava-se difícil dizer qual é a melhor. Resumindo e concluindo, fiquei com a tua, e acho que está bem assim. Ainda tentei puxar a Colour acima dos 55 com o tal vídeo, mas já não dava.

Aqui fica a tua calibração com os meus toques:

qlrj.jpg

9zcf.jpg

2lxy.jpg

ofzf.jpg
 
Última edição:
Espera só um segundo antes de desistires.
É que estou com a impressão de que te escapou alguma coisa e eu provavelmente não te esclareci devidamente acerca da configuração HDMI Black Level...
Onde lês-te os ficheiros de video?
Num leitor Bluray? PC?
Eu suspeito que os tenhas lido num aparelho ligado à entrada HDMI da TV e o "HDMI Black level" não está configurado correctamente para esse aparelho... deve estar em Normal se a fonte envia um sinal Full RGB (0-255) e deve estar em Low se a fonte envia um sinal Limited RGB (16-235) que é normalmente o caso de leitores bluray e daí não veres as barras acima de 233, é normal...
Se HDMI Black level está acizentado e inacessivel então já está correctamente configurado automaticamente pois a fonte envia um sinal YCbCr, não te atemorizes se isto te parecer complicado é muito simples e não precisas de saber o que é tudo isto.

Se lesses os ficheiros na entrada USB da TV conseguirias ver todas a barras até 253, assumindo que o valor do Contraste não estivesse acima do que permitiria isso acontecer.
Dizes que ficavas com valores estúpidos... que tipo de valores estamos a falar?
Um valor 87 em contraste não tem nada de anormal e em muitas TVs é este o caso...
É normal não se ver a barra 234 no white clipping quando a fonte envia apenas Limited RGB (16-235).
Eu quis mesmo dizer 244 mas obviamente esqueci-me de que os leitores bluray e outras fontes só enviam 16-235, perdoa-me o lapso.

Esta suite está concebida para trabalhar com valores digitais das cores por isso não há maneira de ela não dar... tem que dar com um LCD sempre, lol.
Mas pronto, se preferes a imagem que a "minha" calibração proporciona, então que seja.
Ainda bem que pude ajudar-te a melhorar a tua imagem.
 
Última edição:
Sim, meti a pen no Media Player e calibrei-a a parti daí.

Se é para meter a pen na própria TV, então tenho que ver melhor aqui o esquema porque nem sei se é preciso algum firmware especial para desbloquear as portas. Na minha antiga era preciso, nesta aqui ainda nem testei. Mas se for para ter a pen ligada á TV e não ao Media Player, tenho que ver melhor isso e amanha dou-lhe a devida 2º oportunidade.

Os valores que falava, foram aqueles que disse no meu post. Eu a calibrar dava-me a 87 de contraste e depois meti a tua calibração no vídeo, e os 94 que uso também estavam bem. Parecia que não havia diferença de um 87 para o 94 de contraste.
 
Ah, pronto então é isso.
A pen é mesmo para ligar directamente à TV e não precisas de qualquer upgrade de firmware, o leitor da TV funciona perfeitamente.
É simplesmente calibrar aí e depois exportar as definições para os outros inputs.

EDIT: Antes que me esqueça, as definições de imagem no mediaplayer USB da TV só estão acessiveis a serem modificadas enquanto os videos estão a ser lidos. Nos menus do mediaplayer essas definições não podem ser modificadas.
 
Última edição:
Screen Fit em todas as entradas HDMI.
16:9 em TV (para ver canais sintonizados pela própria TV).
Deve estar sempre em Screen Fit quando a fonte envia sinais HD pelas entradas HDMI e é recomendável que assim se mantenha mesmo que o sinal não seja HD.
Durante a leitura dos videos na entrada USB da TV esta definição não estará disponivel, é normal.

Já agora, o facto de não teres visto barras a picar para além de 233 revela que o teu mediaplayer envia um RGB limitado a niveis de video (16-235), portanto, se tens o teu mediaplayer conectado a uma entrada HDMI da TV então "HDMI Black Level" na tua TV deve estar em "Low"... a não ser que esta definição esteja acizentada e não seja possivel mexer em cujo caso não tens que te preocupar com isso.
 
Última edição:
Ainda bem que me avisas disso do Sreen Fit vs 16:9, porque já ia ficar sempre com esta última opção.

Em relação ao Media Player. Se bem percebi, estás a dizer que o gajo não está a mandar a devida qualidade de imagem para o LED? E sim, ele está ligado por HDMI á TV mas por acaso o HDMI Black Level, e como podes ver pelas imagens que meti AQUI, ele está em normal. Mas pelos vistos não dá para lhe mexer. Será se eu conseguisse meter aquela opção a High, que não devia conseguir ter melhores cores?


PS: Fiquei com curiosidade para ver se a TV lia mesmo as pens sem andar com alterações de FW's, e hoje de manha fui lá testar e sim, dava perfeitamente. Quando chegar logo a casa, já meto mãos á obra.
 
Última edição:
Reparei só agora que a tua opção HDMI Black Level está acinzentada, OK, então significa que o mediaplayer está a enviar um sinal YCbCr.
Não tens que te preocupar com isto, não tem a ver com qualidade de imagem, é simplesmente o tipo de encoding do sinal usado pelo teu xtreamer, é normal.
É so por uma questão de garantir que a TV "entende" o sinal enviado pela fonte.
 
Tive então á volta disto, mas voltei outra vez a minha calibração antiga. Aliás, o valores que me davam era praticamente iguais aos que tinha na minha config. E mudar por mudar, fiquei com a antiga que sei que dá bem em todos os filmes.

Só não fui mais a fundo nisto porque, não sei porquê, aquilo não dava para activar o RGB mode. E outra coisa que também não deu muito bem, foi o White Clipping que as barras ficavam todas a piscar, tirando as 2 últimas. Depois ainda meti a minha calibração nos vídeos, na parte que dava, e essencialmente era aquilo que já tinha.

Posso deduzir que a tua TV quase que usa a mesma base (cores, etc) que a minha, visto que da tua calibração só mudei mesmo o gamma e o backlight, mas aí foi mais por causa do ambiente que nos rodeia.
 
Ah, é verdade esqueci-me de que o RGB Only Mode também não está disponivel no player USB da minha TV... acho que é mesmo assim.
Para calibrar o "Colour" terá que ser através do teu mediaplayer ou outro dispositivo HDMI.
O facto de no White Clipping teres visto quase todas as barras sempre a piscar é bom sinal, quanto mais se puder aumentar o Contraste sem clipar as barras melhor, às vezes é normal haver uma certa descoloração antes das barras começarem a desaparecer, o branco fica com um tom meio avermelhado ou verde, isto é normal e significa que alguma das cores já está a clipar no nivel em que as barras começam a desaparecer.
Quando é assim, é conveniente ver o que se passa no video "RGB Clipping" na pasta "Miscelaneous/ A - Additional" para ver se as barras em todas as cores estão a piscar em 235, quanto mais alto piscarem melhor, mas se estiverem a piscar em 235 não perderás detalhe nenhum em videos.

Atenção que depois de teres voltado a meter as minhas definições do white balance e de teres modificado o Gama deves conferir outra vez todos os padrões, especialmente, Black Clipping, White Clipping e Colour Clipping para ver se está tudo a dar barras a piscar em 235 e para garantir que os pretos não estão a ser clipados acima de 17.

Outros padrões que podem ser interessantes para ti e que estão na mesma pasta do Colour Clipping são o "Grayscale Steps" e "Grayscale Ramp", aí puderás comparar diferentes configurações do white balance para ver com qual ficas com um cinzento mais... cinzento, se é que me faço entender... isto é daquelas coisas em que é realmente conveniente ter um instrumento para medir ou um comparador óptico, mas as diferenças entre diversas cofigurações do white balance podem ser suficientemente notórias para se poder fazer um primeiro julgamento subjectivo acerca da neutralidade da cor.
Com esses padrões basicamente tem-se hipótese de se ver se a mistura de cores no white balance está relativamente neutra ou se tem demasiado vermelho, ou verde, ou azul. Podes comparar a minha configuração do white balance com a que tinhas antes, em default, e ver qual é a mais neutra, a que dá os cinzentos mais cinzentos.
Aqui é importante ter em conta que se os brancos estão a clipar acima de 235 pode haver uma descoloração nessas zonas.

Isto e mais algumas coisas refere-se só a videos e TV.
Para ver imagens ou fotografias na USB da TV, por exemplo, a calibração do Brightness já tem que ser diferente porque aqui já estamos a lidar com conteúdo mapeado geralmente em Full RGB (0 - 255). Depois, com fontes HDMI há que ter em conta que tipo de dispositivo é qual o mapeamento RGB que envia, etc, etc,...
Como podes ver isto é algo que requer realmente alguma perda de tempo e paciência, há vários factores em jogo.
Fazendo-se isto sem pressa, aos bocados e com calma vai-se aprendendo, eu levei umas boas semanas de experimetação e pesquisa para aprender todos os truques desta suite e calibração em geral para chegar onde cheguei.

Adorava ver a tua TV ao vivo só para ver quão parecida é com a minha se dizes que chegas-te praticamente às mesmas definições que já tinhas.
 
Em relação á ultima pergunta, podes ver se a encontras em algum shopping ou coisa parecida, mas não me cheira muito visto que isto já é uma série antiga. Mas se por acaso a vires, é uma UE46F5500.
E quando falei na comparação entre as 2, era eu a supor. Nem sei qual é o tua TV, presumo que seja bastante melhor que a minha, mas era mais pelo sentido que a tua calibração deu bastante bem na minha, tirando aquelas 2/3 opções que tive que aumentar. Se calhar até nem quer dizer nada, mas achei curioso.

Mas continuando. Com esse texto quase que me fritas a pipoca toda. :p
Realmente a ciência disto tem muito que se lhe diga. Então quem vai a zeros, esquece lá. Eu tive quase 2 semanas para aprender o básico, e mesmo assim, quando me apresentas essas referências todas, só penso que foram 2 semanas botadas ao lixo. Ou perto disso.

Podia fazer hoje isso quando chegasse a casa, mas estou a ver que isto já requer mais tempo e paciência. No fim-de-semana tenho que tratar então disso. E por falar em opções não mexes naquela "Tint (G/R)" que costuma estar a 50/50?

Tu com essas compras de luzes ópticas e não sei, que fizestes para conseguires mexeres no White Balance, isso já não é praticamente o mesmo que os gajos fazem nas calibrações profissionais?
 
Eu referia especificamente à tua TV quando disse que gostaria de vê-la, mas nevermind lol.

O video para calibrar a Tint é o mesmo para calibrar a Colour, no meu caso não precisei de mexer na Tint, já estava bem como estava.

Não, isto que eu fiz não se compara com calibração profissional em termos de fiabilidade e precisão, aliás as minhas referências eram muito rudimentares, longe de serem as melhores. Mas isto já é uma forma razoavel de se calibrar os equilibrios de brancos e melhorá-los.
Não é impossível fazer-se uma calibração correcta sem equipamento especializado, afinal isto trata-se no fundo de reduzir os erros ao minimo ou pelo menos até ao patamar em que o olho humano (treinado) não é capaz de discerni-los.
Até que ponto o resultado deste tipo de calibração se aproxima de algo profissional é uma questão dificil de responder, o que posso dizer é que aqui a experiência e conhecimento contam em grande medida e quanto mais uma pessoa tiver estas duas qualidades, menor será a provável desvantagem para trabalho profissional.
Eu estou convencido de que a minha calibração está melhor do que a imagem default da minha TV e não deverá estar muito longe de um resultado profissional mas não tenho grandes garantias... e ainda tenho muito a aprender!

Existem lâmpadas especificamente calibradas para darem uma luz fiel ao Standard D65 e são normalmente usadas como luz ambiente por trás do televisor.
Chamam-se "Ideal Lume" e uma lâmpada dessas sim seria a referência a usar por quem não tem um instrumento de medição ou equipamento profissional para calibrar o equilibrio de brancos. Infelizmente custam mais do que eu estou disposto a investir...

Calibração profissional requer alto investimento em formação e equipamento, vários milhares de EUR: Espectómetros ou outro hardware especializado, Software, etc...
Só a teoria que é necessário conhecer para se saber o ofício requer centenas de horas de leitura e formação (pesquisa, no nosso caso), no minimo.
O que isto requer de simples home users como nós é sobretudo tempo.
 
Última edição:
Eu já tinha noção que a calibração profissional era qualquer coisa, basta só ver os preços que estes gajos cobram, mas não pensei que envolvesse assim tanta teoria, e muita componente prática. Por acaso devia dar gosto ver uma calibração deste nivel a ser feita, e o gajo que e estivesse a fazer explicar as cenas. :p

Mas sim, com esta "nossa" calibração nota-se claramente diferença. Aliás, foi graças a ela que não mandei ir a televisão para trás visto que o default dela era mesmo horroroso. Na minha antiga LG, o default dela é perfeito nesta aqui... meh. Ainda hoje estive a ver um pouco da sua qualidade de imagem, e quase que é tão boa como a deste LED. E se com a minha calibração já estava boa, com a tua penso que ficou no ponto.
No FDS já tento eu fazer a minha calibração, mas não me cheira que consiga sacar mais qualidade de imagem, ou aquela vivacidade de cor que costumava falar, mas vale a pena tentar. Ver se durante estes dias ainda vou lendo mais umas cenas.
 
Isso já é mesmo hardcore. :D Dá gosto ver sim, mas verdade seja dita que um gajo não pesca praticamente nada daquilo que eles dizem ou fazem. Mas era uma daqueles coisas que gostava que fizessem no meu LED, e ver se realmente vale o dinheiro e o trabalho que estas calibrações dão. Visto que ali vais mesmo ao ínfimo detalhe e não sei quê.

Se já para fazer estas calibrações super básicas um gajo já fica com a cabeça toda lixada, imagino essas.
 
Última edição:
Vai lendo para trás, que já tens alguma informação para calibrares a tua TV. Ninguém te vai dizer que valores exactos é vais lá meter, porque cada caso é um caso.
 
Vai lendo para trás, que já tens alguma informação para calibrares a tua TV. Ninguém te vai dizer que valores exactos é vais lá meter, porque cada caso é um caso.

Acabei por ler todas as páginas do tópico e introduzi os valores que estão na pág. 4, acho que finalmente encontrei um ponto de equilíbrio apesar de achar que mesmo assim as cores principalmente noto isso mais no amarelo e vermelho podiam estar mais carregadas, estão muito brancas, não sei se me faço entender.
 
Aqui fica a tua calibração com os meus toques:

qlrj.jpg

9zcf.jpg

2lxy.jpg

ofzf.jpg

Experimentei esta tua config no meu LCD Samsung (modelo antigo 32 C551) e ficou bastante bem. Parece-me uma excelente base para, a partir daqui, dar os meus toques. Embora ache que assim esteja mesmo muito bom! ;)
Será que é por ser Samsung, o facto de ter resultado bem?

Vou ter de aguentar mais um pouco com esta TV, pelo menos até conseguir juntar mais umas coroas :P

Cumps.
 
Back
Topo