[Tutorial] Como Fazer um Rheobus

problema resolvido.... Afinal o interruptor tanto dava com os fios duma maneira como de outra. Obrigado pela resposta rápida
:)
 
Viva, sou eu mais uma vez....

não consigo arranjar resistências de 240. Só tenho de 222 e 270.
Alguma delas serve. se sim, qual delas é que ponho.

Obrigado.

(depois vou por os preços do material que arranjei, bastante mais barato do que tu indicas-te perterwolf (noutra loja cá no porto)
 
Finalmente acabei de montar isto....

(usei as de 220) só tenho um problema (acho eu que é um problema!).

A velocidade aumenta até metade do ciclo do potenciometro e depois volta a diminuir se continuar a aumentar o potenciometro, ficando as ventoinhas no minimo com o potenciometro no máximo.

nos vossos tb é assim, senão o que poderei estar a fazer de mal.
 
ja tive esse problema :(
se nao me engano era uma ligaçao mal feita, depois de ligar no sitio certo ja ficou bom :)

ve se tens tudo no sitio certo ;)

[[[[[[[[[[[]]]]]]]]]]
 
Em relação a ter aquilo tudo direito, tenho de ver mas vai dar uma trabalheira.... tive de inventar para lá um esquema que desse para montar nas placas já com linhas feitas (foi a unica coisa que arranjei)
vou ver o que se passa e depois ainda ponho umas fotos aqui.
 
E como é k eu ponho as fans mesmo a 12voltes é k eu já ouvi dizer k nao chegavam totalmente aos 12 voltes e eu keria fazer um mas era a dar os 12 voltes.
 
Olá viva, tenho só uma pregunta a fazer. De onde voces encomendam as cenas, eu conheço uma casa em coimbra que vende material electronico (não me recordo o nome), mas já agora gostava de saber de onde mandam vir o material. É que nunca vi preços tão baratos como o Peterwolf anunciou no thread.
Obrigado.
 
Boas epa eu comprei o material numa loja na minha zona em Queluz.. e em Lisboa só conheço uma a Dimofel... :( se alguem conheçe mais em Lisboa que diga´
abrços
 
Originally posted by ruy_silva
Olá viva, tenho só uma pregunta a fazer. De onde voces encomendam as cenas, eu conheço uma casa em coimbra que vende material electronico (não me recordo o nome), mas já agora gostava de saber de onde mandam vir o material. É que nunca vi preços tão baratos como o Peterwolf anunciou no thread.
Obrigado.

opa em coimbra conheço 3, qual delas tem os preços mais baratos, nao sei precisar, mas existe o CEC (centro electronico de coimbra), ma quinta de D.João, ao pé da R. do Brasil, a Electronic Shop, na R. Carlos Seixas e a Mixtronica na Pedrulha...
 
Originally posted by Dragster
E como é k eu ponho as fans mesmo a 12voltes é k eu já ouvi dizer k nao chegavam totalmente aos 12 voltes e eu keria fazer um mas era a dar os 12 voltes.
só usando um switch entre na saida do LM317 pra fan, esse switch kd tivesse numa posiçao ia ligar co LM317, quando tivesse noutra, ligava directamente á linha de 12v
 
boas, sei que a thread ja e um pouco antiga mas so agora entrei nisto do modding e espero que me consigam ajudar

comprei um potenciometro que parece ser igual ao usado nessa montagem, e pensei k podia liga-lo directamente à alimentaçao, mas o homem da loja disse logo k isso keimava. afinal q potencia aguentam esses potenciometros? (so precisava de uns 2 W)

ja agora, excelente thread mas...
podias dar informaçao mais detalhada, para aqueles que n percebem nada disto (eu) poderem saber o que estão a fazer e talvez adaptar o esquema às necessidades. por exemplo, nao consigo perceber como funciona esse LM317, o que tenho de ligar a cada pino para fazer o que se quer, etc. sakei um datasheet mas sao paginas de informaçao tecnica e eu n percebo nada.
só uma critica construtiva, espero que n levem a mal :)

ja agora, como fixaste a placa ao plastico frontal da baia? usaste cola ou apenas as porcas dos potenciometros?

abraços[[[]]]
 
Para construires um rheobus só com potenciometros, aconcelho-te este guia http://www.virtual-hideout.net/guides/rheostats/print.htm :)


Quando ao LM317, pegando numa imagem
lm317pindesignationcropped7zx.jpg


No Pino1, local onde fica ligado o poteciometro, é feita a regulação da tensão (voltagem)
No Pino2, tens a saida para a ventoinha que neste caso vai dos 5v até aos 10v (devido à perda de 2v pelo LM317)
No Pino3, faz-se a ligação dos 12v para alimentação do circuito


O rheobus ficou preso à baia frontal apenas pelos potenciometros, mas coloquei um pouco de cola quente para aquilo não andar a dobrar :)

Abraços
 
Última edição:
woops, nao da pra hotlinking :D

mas tudo bem, acho k percebi. a voltagem de saida é aquela que se dá no input?

btw ja tinha visto esse tutorial, mas esses potenciometros parecem bastante mais robustos. sou capaz de tentar o mesmo com aquele k tenho de qualquer maneira, se queimar, é baratinho :D

[[]]]
 
Corrigido :)

A voltagem de saida não é igual à de entrada. Se lhe deres 12v à entrada ele só dá 10v à saida, mas como têm o potenciometro, vai regulando a tensão de saida no minimo até 5v

Abraços
 
a potencia e dissipada pelo lm e nao pelo potenciometro, por isso ta a vontade, nao sei de cor a potencia maxima suportada pelo lm sem dissipador, no 78ls05 acho que era de 8w agora sem ou com dissipas nao me lembro...
 
Com o LM317t+dissipador consegues 18w.

Mas o que o fish estava a dizer, era construir um rheobus apenas e só com potenciometros.

Abraços
 
Back
Topo