[Tutorial]COMO LIGAR UMA FAN A UM SWITCH

Modder_XxX

Power Member
Boas,
vou vos apresentar uns esquemas feitos por mim de como ligar uma fan com um switch para ligar e desligar,

Imagens:

12Volts



7Volts




5Volts





ATENÇÃO: Eu NÃO me responzabilizo por qualquer dano. Usem os esquemas a vosso próprio risco!!!
 
Última edição:
e como é que se faz um switch, para de um lado ter 5v e do outro 12v??

ou seja

5v .off. 12v??


isso é facil. basta teres um interruptor on/of com um terminal comum. ou seja no total o interruptor tem 3 termenais, um "comum" (o do meio) , e dois de "trabalho"( os das postas). basta ligar a massa da fonte ( fio preto ) ao negativo da fan ( tb por norma fio preto) depois no interruptor, no comum ligas o positivo da fan, num dos outros ligas os 12V da fonte ( fio amarelo ) e no outro terminal os 5V ( fio vermelho). assim com o interruptor numa posição tens a fam a trabalhar a 12V, na outra posição a trabalhar a 12V

se preferires tb ter uma opçãp para desligar a fan para além dos 12V/ 5V, tb ha interruptores com 3 posiçoes e 3 terminais, a unica diferença é que tem uma posição a "maio" das outras onde n faz contacto com nenhum terminal, deixando a fam sem alimentação. logo desligada.


espero ter ajudado ;) kkr duvida é só perguntar. de preferencia por PM ;) cumps
 
olha e assim eu so tenho 2 entradas (daquelas para dar energia aos discos i drives) e cria por 2 neons e sei que dois neons ocupa-me logo 2 entradas...
mas tambem cria por fans e essas fans ainda me ocupam essas entradas, eu cria comprar um adaptador para ver se me dava mais entradas dessas! eu ja vi mas nao me recordo onde...

se me pudessem ajudar agradecia cumps kingjack fiquem bem
 
Back
Topo