[Tutorial] Como mudar o led do leitor Pioneer DVD-116/2 (Mas da para qualquer leitor)

Peterwolf

Power Member
Como mudar o led do leitor Pioneer DVD-116/2 (Mas da para qualquer leitor)

Como mudar o led do leitor Pioneer DVD-116/2
Data concepção: 24/04/2003
Autor: Peterwolf
Hardware Utilizado: Pioneer DVD-116/2

.:AVISO:.:.
O autor deste tutorial não se responsabiliza por quaisquer danos causados ao seu PC ou qualquer parte dele
.:AVISO:.:.


Introdução

Neste tutorial vai ver como se muda o led de uma drive de CD/DVD, neste caso DVD. O led de origem era de cor verde, vai ser trocado por um azul. O tutorial foi feito especialmente para este modelo do DVD mas pode ser aplicado a qualquer leitor CD/DVD/CDRW.


Material necessário:

- 1 Led 3mm (Azul, Vermelho, etc)
- Ferro de Soldar
- Solda
- Chave de fendas
- Tesoura ou Alicate de corte
- Canivete, Faca ou qualquer outro objecto fino e resistente


Montagem

Ora aqui temos a vitima

dsc00696.jpg



Agora vamos ter que abrir a "tray" do dvd, para isso introduzem um clip no furo e fazemos força a empurrar o clip, para ejectar a "tray" manualmente

dsc00697.jpg

dsc00700.jpg



Aqui temos a "tray" já ejectada, depois é só puxar a "tray" até não dar mais

dsc00701.jpg



Depois de estar isto feito temos que retirar a parte da frente da "tray", para isso empurramos para cima aquelas patilhas e depois retiramos a parte da frente

dsc00703.jpg



Feito isto vamos agora remover a frontal da drive de DVD, temos que desengatilhar estas tres patilhas e depois retirar a frontal

dsc00704.jpg

dsc00705.jpg

dsc00706.jpg



Depois de removido temos acesso ao led do DVD, mas não o podemos dessoldar pois os pontos de solda estão do outro lado do PCB. Podemos também reparar que o led é diferente do que estamos habituados a ver, mas não há problema, os leds de 3mm dão para lá :)

dsc00707.jpg



Para termos acesso aos pontos de solda temos que retirar a parte de baixo do dvd, desapertando estes quatro parafusos

dsc00708.jpg



Depois de retirada a chapa que protege os pontos de solda podemos ter acesso aos pontos de solda do led

dsc00709.jpg



Para retirar o led temos que ir aquecendo a solda que prende o led ao pcb e com o canivete enfiado entre o led e o pcb vamos afastando o led do pcb até ele sair. Agora podem comparar as diferenças entre os dois leds, que é apenas no formato

dsc00710.jpg



Feito isto vamos agora inserir o novo led no local onde estava o antigo, temos que aquecer primeiro a solda que lá esta para o novo led conseguir entrar nos buracos.

.:AVISO:.:.
A posição do led tem que ser igual a da foto, caso contrario o led não acende pois tem a polaridade ao contrário
.:AVISO:.:.


dsc00711.jpg




Entretanto vamos ter que remover uma peça que se encontra na tampa da frente do DVD, é uma peça em plástico transparente que serve para transportar a luz do led que vem de origem, pois o led de origem é achatado. Como este led é arredondado podemos retirar a tal peça e o led ficar directamente apontado para o buraco de saída da luz.

dsc00712.jpg



Para o led ficar bem posicionado com o buraco tive que andar a ver +/- a posição para ele, depois de andar a ver encontrei a posição ideal. Para o vosso ficar também certo com o buraco metam o led igual a como está na foto, ou então tentem ver a maneira de ele ficar +/- posicionado com o buraco.

dsc00713.jpg



Depois podemos aplicar um pouco de solda para o led fazer contacto com o pcb e ficar lá preso. No final disto podemos cortar o resto das pontes do led. É importante ver se os dois pontos de solda ficaram juntos ou se estão separados, se estiverem juntos tem que os separar se não acontece um curto-circuito. (Se repararem o led esta um pouco inclinado para a direita de maneira a ficar +/- centrado com o buraco)

dsc00714.jpg



Se tudo está de acordo com o que eu disse e expliquei podemos então fechar o dvd, primeiro pela tampa que protege os pontos de solda e depois pela tampa frontal e pela tampa da "tray". Aqui está uma foto de como fica o dvd no final da alteração do led.

dsc00715.jpg



Conclusão

Vamos agora experimentar o dvd para ver se todo o trabalho foi em vão ou se correu tudo bem e como planeado

dsc00716.jpg

dsc00719.jpg



Todo este trabalho não chegou a ser em vão, pois tudo correu como planeado, espero que tudo lhe corra tudo tão bem como a mim quando for alterar o led do seu leitor CD/DVD.

Fica com muito melhor aspecto do que o enfadonho led Verde que toda a gente está habituada a ver

Em caso de dúvidas podem falar comigo na PTNet. Estou com o nick Peterwolf

Bons Modds! :)
 
Com a tampa vermelha, ficava melhor um led vermelho.
Mas o tuturial está fixe. Não parece nada complicado. Se calhar depois faço isso no meu leitor de cdrom.
 
TKS pelo feedback ppl [[]] :)

Feiticeiro: a qualquer momento posso trocar o led azul por vermelho, nao custa nada :)

PqRambo: eu nao fiz nenhum tutorial de lcd :( tinha planeado fazer mas inda nao fui buscar o lcd ke veio de rma
os unicos ke tenho é o do rheobus, leds do teclado e este :)
(mais estao para vir :D )
 
Está muito bom, continua com os tuturiais.


PeterWolf, onde está o tuturial sobre LCD's ?

se puderes manda pm ou mete aí o link, ok?

Obrigado



Eu não tenho andado por aqui (falta tempo), mas quero ver se monto o meu.

Fiquem bem
 
Peterwolf... mto bom o tutorial... simples e concreto, como aliás já conhecia os teus posts.

É bastante simples de facto.. o unico risco é para quem não sabe trabalhar com ferro de soldar.. pode acabar por estragar alguns leds ou até mais kker coisa... mas errar/estragar fax parte da vida mm.


Um Abraço...
20COMER:004:
 
nao tenho multimetro ..por acaso ando mm a pensar em comprar um .. no entanto já mudei o led .. era um led de 3v.. tá a rular ..foi so uma experiencia ..quando vier os leds azuis para as minhas drives .. vai ser revolução total ..lol
 
Back
Topo