TUTORIAL - Como substituir router da Vodafone mantendo IPTV

Boas,

Alguém tem informação sobre o que é necessário alterar a nível de DHCP e DNS para suportar funcionalidades de Video On Demand tipo as gravações automáticas por este cenário?
Estava a tentar com um DHCP num outro router dentro da minha rede (desligando o DHCP do Thomson) e, apesar do IPTV continuar a funcionar, funcionalidades como essa dos 7 dias deixam de operar. Já tentei desligar a caixa da alimentação e voltar a ligar passados uns minutos para tentar forçar a renovação do lease.

Obrigado
O problema estará quase de certeza no DNS. Eu tenho DHCP num router meu, mas com o DNS a apontar para o Thomson e tudo funciona sem problema. Os seguintes domínios têm de ser respondidos pelo DNS da ligação IPTV:

domain=iptvpoc.alu qtype=A
domain=discovery.iptv.microsoft.com qtype=A
domain=iptv.vodafone.pt qtype=A
domain=iptvdiscovery qtype=A
 
Entretanto consegui.
Tive que colocar o DHCP a atribuir um DNS primário com um IP no range 172 (semelhante ao que o DHCP do thomson fazia) que já responde a esses domínios (mais o ims.vodafone.pt para para o VoIP - uso o x-lite dentro da rede).

Obgd :)
 
Boas, tenho o priority a 1 (PRIO 1)

Boas,

O problema persiste, freezes em apenas alguns canais. Por estranho que pareça há canais HD que funcionam bem. Entretanto reparei numa coisa:

Quando a box está ligada ao Thomson, apanha um IP da LAN (192.168.1.x) dado pelo DHCP do Thomson. Quando está ligada ao Asus, o IP que apanha é da gama 10.170.x.x (além dos freezes, a App TV Net Voz não funciona, diz que não encontra nenhuma box na rede). Pode não estar directamente relacionado com o problema mas é uma diferença de um router para o outro.

Ah outra coisa, a box ligada ao Asus demora, sem exagero, 5 vezes menos tempo a arrancar do que estando ligada ao Thomson (desde o power on até começar a dar imagem/som).

Abraços,
 
Boas,

O problema persiste, freezes em apenas alguns canais. Por estranho que pareça há canais HD que funcionam bem. Entretanto reparei numa coisa:

Quando a box está ligada ao Thomson, apanha um IP da LAN (192.168.1.x) dado pelo DHCP do Thomson. Quando está ligada ao Asus, o IP que apanha é da gama 10.170.x.x (além dos freezes, a App TV Net Voz não funciona, diz que não encontra nenhuma box na rede). Pode não estar directamente relacionado com o problema mas é uma diferença de um router para o outro.

Ah outra coisa, a box ligada ao Asus demora, sem exagero, 5 vezes menos tempo a arrancar do que estando ligada ao Thomson (desde o power on até começar a dar imagem/som).

Abraços,


Boas,

Com o Technicolor fornecido pela VDF, a box adquire 1 ip local (ex: 192.168.1.xxx - necessário para a app funcionar) e (de alguma forma) 1 ip externo atribuído pela VDF (10.170.xxx.xxx - necessário para aceder ao stream iptv) na vlan 105.
Que eu saiba, ainda ninguém conseguiu replicar esta situação com outros routers...

Cumps!
 
Última edição:
Boas,

Com o Technicolor fornecido pela VDF, a box adquire 1 ip local (ex: 192.168.1.xxx - necessário para a app funcionar) e (de alguma forma) 1 ip externo atribuído pela VDF (10.170.xxx.xxx - necessário para aceder ao stream iptv) na vlan 105.
Que eu saiba, ainda ninguém conseguiu replicar esta situação com outros routers...

Cumps!

Boas,

De qualquer forma isso é feito ao nível do router porque na box (em configurações - config. sistema - info. de sistema - rede), estando ligada ao Thomson só tem informação do IP 192.168.1.x e a gateway é o IP do Thomson. Não aparece info do IP 10.170.x.x

Cmpts,
 
Boas,

Com o Technicolor fornecido pela VDF, a box adquire 1 ip local (ex: 192.168.1.xxx - necessário para a app funcionar) e (de alguma forma) 1 ip externo atribuído pela VDF (10.170.xxx.xxx - necessário para aceder ao stream iptv) na vlan 105.
Que eu saiba, ainda ninguém conseguiu replicar esta situação com outros routers...

Cumps!
A box só tem um IP. O router Thomson é que adquire o endereço externo e faz o encaminhamento.
 
A box só tem um IP. O router Thomson é que adquire o endereço externo e faz o encaminhamento.


Boas,

Sim, tens razão. O próprio router da VDF confirma isso na página de status..
Adiante, hoje tentei ligar um ASUS RT-N15U e já funciona tudo novamente (IPTV+VoIP).
Na passada sexta-feira, por algum motivo, o mesmo não funcionou usando a mesma configuração..

Cumps
 
Boas,

Sim, tens razão. O próprio router da VDF confirma isso na página de status..
Adiante, hoje tentei ligar um ASUS RT-N15U e já funciona tudo novamente (IPTV+VoIP).
Na passada sexta-feira, por algum motivo, o mesmo não funcionou usando a mesma configuração..

Cumps

Boas,

E apenas fizeste a config que está no início do tutorial?

Eu continuo com freezes, em alguns canais, com o meu RT-AC66U. Tudo funciona, net, voip e iptv mas esta ultima com freezes... Alguém tem alguma ideia do que possa ser além dos despistes que já fiz?

Obrigado e cmpts,
 
Boas,

E apenas fizeste a config que está no início do tutorial?

Eu continuo com freezes, em alguns canais, com o meu RT-AC66U. Tudo funciona, net, voip e iptv mas esta ultima com freezes... Alguém tem alguma ideia do que possa ser além dos despistes que já fiz?

Obrigado e cmpts,


Boas,

Sim, tal como já tinha feito anteriormente e que funcionava...
Na sexta tive de desligar o router e quando voltei a ligar, também tinha os freezes na tv. Ontem, já funcionava perfeitamente!

Cumps
 
Boas,

Sim, tal como já tinha feito anteriormente e que funcionava...
Na sexta tive de desligar o router e quando voltei a ligar, também tinha os freezes na tv. Ontem, já funcionava perfeitamente!

Cumps

Boas,

Mas deixaste-o ligado, mesmo com os freezes e de 6ª para ontem ficou bom sem mais nem menos? Se calhar é esse o meu problema: assim que vejo que faz freezes passo logo a box para o Thomson e deixo a net + voip no Asus...

Cmpts,
 
Boas,

Mas deixaste-o ligado, mesmo com os freezes e de 6ª para ontem ficou bom sem mais nem menos? Se calhar é esse o meu problema: assim que vejo que faz freezes passo logo a box para o Thomson e deixo a net + voip no Asus...

Cmpts,


Boas,

Não, na sexta retirei-o e voltei ao Technicolor.
No Domingo tentei colocar novamente o ASUS e está a rasgar até hoje sem qualquer problema. Apenas desliguei um e liguei o outro
Não faz muito sentido, eu sei..
Também não compreendo como é que o meu RT-N66U funcionou perfeitamente durante uma semana até ter de o desligar temporariamente. Quando o voltei a ligar, já não funcionava!

Cumps!
 
Boas,

Não, na sexta retirei-o e voltei ao Technicolor.
No Domingo tentei colocar novamente o ASUS e está a rasgar até hoje sem qualquer problema. Apenas desliguei um e liguei o outro
Não faz muito sentido, eu sei..
Também não compreendo como é que o meu RT-N66U funcionou perfeitamente durante uma semana até ter de o desligar temporariamente. Quando o voltei a ligar, já não funcionava!

Cumps!

Boas,

Fizeste isso, a troca, sem desligar o ONT? Se calhar está aí o truque. É que eu desligo sempre tudo, reset completo!

Cmpts,
 
Então os meus resultados: Internet + TV + Telefone a trabalhar com um Asus RT-AC66U + Linksys SPA2102 (parecido com o PAP2T mas tem um mini router incorporado).

No entanto, mesmo com o Multicast Routing (IGMP Proxy) e Multicast Forwarding (IGMP Snooping) activos continuo com uns breaks na TV, de tempos a tempos (freeze seguido de "serviço inisponível, por favor aguarde" durante uns 20segs e depois volta ao normal).

Alguém tem alguma ideia do que possa ser?

Não será problema de não fazerem a marcação DiffServ?

Pelo que vi é qualquer coisa deste género:
HTTP: VLAN 100, PRI 3, DSCP=0 (default)
DNS: VLAN 100, PRI 5, DSCP AF31

IPTV RTP multicast: VLAN 105, PRI 7, DSCP=CS4
IPTV RTP unicast: VLAN 105, PRI 4, DSCP=CS3
IPTV IGMP: VLAN 105, PRI 5, DSCP=AF41

VOIP SIP: VLAN 101, PRI 5, DSCP=EF
VOIP RTP: VLAN 101, PRI 6, DSCP=EF

Por telnet no TG784n vê-se:
Código:
=>label list
Id   Name        Class      Def        Ack        Bid  Inh  Mark Type       Value                Use  Trace
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
0    DSCP        overwrite  13         13         off  off  on   dscp       af41                 0    off
1    GamingQOS   increase   9          9          on   on   off  dscp       af21                 2    off
2    Interactive increase   6          6          on   on   off  dscp       af12                 17   off
3    Local       ignore     0          0          off  off  off  tos        0                    2    off
4    Management  increase   11         11         on   on   on   dscp       af31                 27   off
5    SIPS_RTP    overwrite  14         14         on   on   on   dscp       ef                   2    off
6    SIPS_SIG    overwrite  12         12         on   on   on   dscp       ef                   2    off
7    Video       increase   13         13         on   on   on   dscp       af41                 6    off
8    VoIP-RTP    overwrite  14         14         on   on   on   dscp       ef                   4    off
9    VoIP-Signal overwrite  12         12         on   on   on   dscp       ef                   8    off
10   default     increase   default    prioritize off  off  off  tos        0                    1    off

Se não se fizer a marcação no DSCP, deve ir tudo em Best Effort. Logo, quando houver congestão na rede da Vodafone, os serviços devem todos dar problemas.
 
Não será problema de não fazerem a marcação DiffServ?

Pelo que vi é qualquer coisa deste género:
HTTP: VLAN 100, PRI 3, DSCP=0 (default)
DNS: VLAN 100, PRI 5, DSCP AF31

IPTV RTP multicast: VLAN 105, PRI 7, DSCP=CS4
IPTV RTP unicast: VLAN 105, PRI 4, DSCP=CS3
IPTV IGMP: VLAN 105, PRI 5, DSCP=AF41

VOIP SIP: VLAN 101, PRI 5, DSCP=EF
VOIP RTP: VLAN 101, PRI 6, DSCP=EF

Por telnet no TG784n vê-se:
Código:
=>label list
Id   Name        Class      Def        Ack        Bid  Inh  Mark Type       Value                Use  Trace
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
0    DSCP        overwrite  13         13         off  off  on   dscp       af41                 0    off
1    GamingQOS   increase   9          9          on   on   off  dscp       af21                 2    off
2    Interactive increase   6          6          on   on   off  dscp       af12                 17   off
3    Local       ignore     0          0          off  off  off  tos        0                    2    off
4    Management  increase   11         11         on   on   on   dscp       af31                 27   off
5    SIPS_RTP    overwrite  14         14         on   on   on   dscp       ef                   2    off
6    SIPS_SIG    overwrite  12         12         on   on   on   dscp       ef                   2    off
7    Video       increase   13         13         on   on   on   dscp       af41                 6    off
8    VoIP-RTP    overwrite  14         14         on   on   on   dscp       ef                   4    off
9    VoIP-Signal overwrite  12         12         on   on   on   dscp       ef                   8    off
10   default     increase   default    prioritize off  off  off  tos        0                    1    off

Se não se fizer a marcação no DSCP, deve ir tudo em Best Effort. Logo, quando houver congestão na rede da Vodafone, os serviços devem todos dar problemas.


Boas,

Não me parece que o problema esteja do lado da Vodafone.. Muito menos que exista congestão na rede.
Do que observei, parece-me que o problema se deve um qualquer bug no AsusWRT relacionado com o IPTV.

Instalei um RT-N15U e funcionou perfeitamente durante uma semana, mesmo depois de ter feito várias alterações na configuração do router relacionadas com o wireless, bloqueio de endereços e outras coisas do género.
Esta semana falhou a luz por aqui e quando liguei a tv, já só funcionava durante uns segundos. Tive de ir à tab IPTV, escolher um dos settings existentes (Singtel), aplicar, escolher novamente o setting Manual, inserir as Vlan's novamente e aplicar.
A partir daí funcionou novamente sem problemas..

Resumindo, o router deve mudar alguma coisa na configuração de IPTV quando se fazem alterações posteriores a outros serviços do firmware. Quando reinicia, já não dá novamente.
Solução? Configurar todos os serviços primeiro e deixar o IPTV para o fim. Aplicar e não mexer mais!
Para testar, desliguei a alimentação com o router em funcionamento e, quando o voltei a ligar, a tv já não deu problemas..

Cumprimentos!
 
Última edição:
Não me parece que o problema esteja do lado da Vodafone.. Muito menos que exista congestão na rede.
Eu não disse que o problema estivesse no lado da Vodafone. Acho que não estão a reproduzir a configuração do TG784N na parte da marcação DiffServ. Penso que em pelo menos 99% do tempo não deve haver congestão na rede da Vodafone. Mas se houver, parece-me que pode dar problemas.
 
Boas pessoal, para quem ainda anda às turras com isto, é normal :) Façam tudo como diz acima, mas cuidado com este bug:

Estou com a ultima build the Merlin no AC66u. Parece que há um bug na criação e untag da VLAN Voz.
Apenas as confs da porta que está na var "switch_stb_x" é que são efectivamente criadas.
Ainda bem que temos JFFS e ROBOCFG que assim dá para corrigir isto com uma simples alteração. Estou neste momento com TV+Net+Tlf no o AC66U (Merlin 3.0.0.4.376.45_0) e um Linksys PAPT.

No Web interface, menu IPTV, meti 101 para voz (porta 3) e 105 para IPTV (porta 4).
Corrigi o problema simplesmente ao mandar o comando:
que faz com que a vlan 101 passe no trunk da Wan e seja untagged para a porta 3.

Para meter isto automático, façam:
- liguem o NAT
- vi /jffs/scripts/nat-start
- adicionem o shebang
- adicionem robocfg vlan 101 ports "0t 3u"
- esc :wq
- chmod a+rx /jffs/scripts/nat-start

e mai nada! Reboot e tá tudo a bombar :)

Espero que vos consiga poupar a dor de cabeça que passei de volta disto.

Cheers,
Phk
 
Back
Topo