Tutorial:Como ter um bom Cooler para placa gráfica sem gastar muito dinheiro

citymor

Membro
Este é o meu primeiro tutorial pelo que peço desculpa por alguns erros estruturais que possa conter.

Neste tutorial vou explicar uma forma de conseguir uma refrigeração idêntica a um cooler topo de gama, mas sem gastar tantos euros ou até mesmo nenhuns.
Para conseguirmos um cooler com essa capacidade é necessário utilizar um cooler de um componente que produza mais calor.

Eu aconselho a utilizar um cooler de um processador pois estes são desenhados para dissipar grandes quantidades de calor. Ao longo do tutorial utilizei um cooler de um p4 stoket478 da Intel.

41533693.jpg


Não tem que comprar um cooler novo, no meu caso utilizei este pois eram os únicos coolers de processador que tinha aqui por casa e não tive que gastar dinheiro pois já tinha aqui este cooler usado, o objectivo deste tutorial é também demonstrar como pode ser reutilizado o material mais antigo.

1º Fase:
Em primeiro lugar temos que retirar o cooler que esta na gráfica.
Em segundo lugar temos que tirar as medidas a furação da gráfica

28442731.jpg


2º Fase:
Abrir 2 buracos no cooler com as medidas obtidas na fase anterior.

37529152.jpg


É necessário ter cuidado, pois antes de fazer-mos os buracos temos que analisar bem a nossa placa gráfica, o cooler deve ficar o mais longe possível dos condensadores, pois os condensadores são muito frágeis um toque do cooler com um pouco mais de força no condensador e já se foi o condensador.

3º Fase
-Colocar o cooler sobre a gráfica e colocar 2 parafusos nos buracos
-Colocar uma porca no outro lado da gráfica. Quando as porcas estiverem apertadas e o cooler fixo, vais ver que o parafuso tem um comprimento superior ao que é necessário.
-Com uma caneta marcar o parafuso 1mm abaixo da porca.
-Agora desmonta o cooler da gráfica e retira os parafusos.
-Corta o parafuso pela marca que foi feita.

73446783.jpg


No final deve ficar algo deste género.

Desta forma é possível ter uma gráfica bem refrigerada sem gastar um único euro que é a melhor parte.

Espero ter ajudado, aceito sugestões e criticas.

tutorial por citymor 2009
 
convem por umas anilhas plasticas na zona dos buracos na placa de um lado e outro, nao va a porca tocar nos circuitos:D

very nice:D

Poe ai uma foto por cima do final.

Como ficaram as mems? tambem a tocar no cooler?
 
Gosto desta solução engenhosa. Mas não te esqueças de fazer a advertência de que as coisas podem correr muito mal caso não haja o devido cuidado a fazer os furos, aumento do peso na placa gráfica e consequente torsão da mesma, etc.

Tens maneira de comparar as temperaturas do GPU antes e depois da implementação do cooler?
 
as memorias tambem ficam a tocar no cooler, eu tinha posto umas o-rings pa porteger o circuito mas só tinha grandes e elas acabaram por sair.

dsc05605.jpg
 
Nunca vi uma placa gráfica com um PCB tão 'vazio'. À parte do peso, que nem é muito preocupante, já que isso é 100% alumínio, acho que ficou óptimo.

Que placa é?

Tenho sérias dúvidas de que se conseguisse implementar tal coisa numa placa gráfica recente:
- Esse dissipador não tem núcleo em cobre/heatpipes, pelo que só consegue dissipar ~90W, e com a ventoinha no máximo;
- Devido à enormidade de componentes nas placas de hoje, provavelmente esse só caberia depois de 'cortado e recortado'.
 
Última edição:
ainda não comparei as temps antigas com as novas pois a grafica na tem sensor interno. vou ver se arranjo um termometro e depois posto os resultados.

nesta placa não acho que o peso do cooler fosse ter qualquer influencia, depois de aplicada e aparafusada a caixa não notei qualquer pressão na zona do encaixe agp ou torção na placa.
 
Cheguei a adaptar coolers de CPU em gráficas também, mas hoje em dia com uma gráfica actual acho impensável tal solução, principalmente naquelas placas de gama média/alta.
 
Cheguei a adaptar coolers de CPU em gráficas também, mas hoje em dia com uma gráfica actual acho impensável tal solução, principalmente naquelas placas de gama média/alta.
entao e a minha 8500 gt slince magic? aplico apenas uma fan? duvido que resulte grande coisa... talvez com este bloco melhora s :D
 
Back
Topo