[Tutorial] Converter Filmes 720p/1080p MKV para M4V- Redução de tamanho, High Quality

Racpu_

Banido
ATENÇÃO: ANTES DE MAIS INFORMO QUE USEI UM BLURAY ORIGINAL PARA CONVERTER E VER OS MEUS FILMES

Hoje apesar de o espaço de um filme em HD não ser de grande importância, devido a podermos armazenar uma grande quantidade de filmes ou series tv em HDD, mas quando se começa a ter uma biblioteca grande é preciso muitos TB para guardar essa biblioteca grande, neste tutorial venho mostrar como podem converter os vossos filmes em HD e baixar o tamanho do mesmo.

Para se conseguir isso é preciso baixar o bitrate.

P- Mas perguntam, quando menos bitrate tiver mais pixelado é a imagem?
R- Certo, quanto menos bitrate tiver um filme mais pixelado é terá menor qualidade, mas na realidade existe umas opções no codec x264 para isso não acontecer

Mas o que vós trago aquí é uma "técnica" de como conseguir ter um bitrate baixo e terem uma elevada qualidade do ficheiro original, acreditem ou não eu proprio não acreditava, mas depois de meses a pesquisar e a ver as melhores alternativas, visto que tenho uma biblioteca grande de filmes e series, queria reduzir os mesmos sem perder qualidade significativa.

Bem vamos lá começar:

1- Precisam de um filme em MKV/BluRay em 720p/1080p
2- Handbrake
3- Mac/PC
4- Subler para metadados e legendas (O Subler é apenas para mac)

Por exemplo vejam esse enconde feito com o filmes Avatar em 720p

Filme Original: Avatar 2009 Extended 720p ->11.9 GB
Filme Convertido (Handbrake): Avatar 2009 Extended 720p ->3.15 GB

Sample de 5 Minutos para comprovarem a qualidade:

http://uploading.com/files/get/mf5f5991/Avatar+%5B2009%5D+BluRay+%5BHD%5D+-+Sample.m4v

Carreguem onde diz Start Time e esperem 30 segundos


Bem perguntam como se consegue baixar tanto o tamanho, pois é possível, claro reduzir o bitrate, mas o "truque" para baixar o tamanho não esta só bitrate, pois se baixarmos o bitrate sem mexer nas opções do handbrake, no final conseguem ter o filmes com o tamanho pequeno mas com qualidade medíocre.

O truque para não se perder qualidade com um bitrate baixo é mexer nas opções avançadas do codec, neste caso o x264, e desta forma conseguem ter um bitrate baixo e com qualidade.

Vejam aqui a informação do filme Avatar:

imagem1yd.png


Como podem ver o Bitrate esta a 1800 e temos 2 pistas de audio, uma em Stereo ACC a 160Kbps e outra em 5.1 AC3 a 384Kbps, assim desta forma mantemos a compatibilidade com qualquer iDevice, e ate mesmo Android's... etc.

Para versões em Full HD, devem aumentar o Bitrate para o dobro

Vamos então começar:

Passo 1:

Vamos abrir o handbrake e Source escolhemos um MKV, os filmes tanto podem estar em 720p/1080p não interessa.

Depois de abrir abrem os toggles presets, aqui é onde estão as configurações para diversos dispositivos, e como queremos ter a máxima qualidade possível com um bitrate baixo vamos começar por escolher o High Profile, este perfil vai ser o nosso começo.

- No separador de video colocamos estas opções:

imagem2pkr.png


Aqui para já não fazemos mais nada

- Separador do audio colocamos estas opções:

imagem3uk.png


Aqui podem escolher o bitrate do audio, eu escolho essa configuração, mas quem quiser pode escolher mais alta

- Separador advanced colocamos estas opções:

imagem4ve.png


Aqui definimos estes valores:

Reference Frames - 6
Maximum B-Frames - 5
CABAC Entropy Coding - Yes
8x8 Transform - Yes
Weighted P-Frames - Yes
Pyramidal B-Frames - Normal
Adaptive B-Frames - Optimal
Adaptive Direct Mode - Spatial
Motion Estimation Method - UnevenMulti-Hexagon
Subpixel ME & Mode Decision - 9
Motion Estimation Range - 32

* Depois destas alterações feitas vamos guardar este perfil para não estarmos sempre a fazer isso cada vez que abrimos o handbrake, então no separador dos toggles preset's carregamos no + em baixo e vai aparecer uma janela com mais umas opções:

imagem5vd.png


Desactivem o video filters, pois não é necessário caso as sources for BluRay.

Depois de criar o perfil com as alterações feitas, é só colocar escolher o destino do filme e fazer start.

Esta configuração leva mais tempo a converter que as normais, pois apesar de ser um enconde por 2 pass, também se definiu novas opções nas avançadas do codec x264.

Depois de concluido o encode vejam o resultado, o ficheiro irá ficar muito mais pequeno em tamanho e qualidade muito semelhante a original.

Passo 2:

Agora vamos inserir Legendas, Metadados e CoverArt ao nosso filme, abrimos o Subler.

Depois em File, Open e abrimos o nosso M4V.

Como pode ver tenho uma faixa Vídeo e 2 de Áudio, o 1º Áudio esta em AAC 2 Canais(Stereo) a 2ª esta em AC3 5.1(Surround), nas faixas do Áudio podem colocar English em Language e fazem File Save agora vem a parte engraçada que é introduzir as legendas.

Então basta arrastar o ficheiro da legenda de cima da janela do Subler e confirmar em ADD depois a legenda vai aparecer em English, como nós queremos em PT é só seleccionar Portuguese.

Outra que coisa que eu coloco é Capítulos automáticos de 5/5 Minutos, vamos a Edit e Escolhemos Insert a Chapter Every 5 minutes.

Agora vamos então introduzir os Metadados e CoverArt ao M4V, ainda com o Subler aberto carregamos na Lupa no canto superior direito, e vai abrir uma nova janela onde tem opção para colocar o nome do Filme ou Episódio, ele coloca o nome automático na pesquisa se o nome que colocaram no M4V for correcto, neste caso como é o Avatar ele pesquisou logo as informações do filme.

- Depois Add e vai abrir nova janela com as CoverArt's disponíveis.

- Carregar em Set ArtWork e em File Save e já temos o nosso ficheiro preparado.

- Depois em File e Save

Passo 3:

Agora é só importar o M4V que criamos para a Biblioteca do iTunes e ele vai assumir a informação que foi colocada no Subler, ficando desta forma.

imagem7hb.png


Desta forma conseguem fazer um filme sem perca de qualidade significativa e compatível com iPad, iPhone, AppleTV, Androids, XBMC... Etc

E como podem ver ficam com um único ficheiro onde tem as informações, legendas, cover art, etc

Espero que este tutorial ajude... :)
 
Última edição:
Muito bom, obrigado pelo tutorial :clap:. Já o outro de converter sem fazer reencode deu muito jeito :D. Eu costumo usar o Subler para tudo porque acaba por ser mais simples e rápido, mas quando o espaço for escasso vou experimentar este. Já agora, quanto tempo demorou a converter um filme 720p?
 
Muito bom, obrigado pelo tutorial :clap:. Já o outro de converter sem fazer reencode deu muito jeito :D. Eu costumo usar o Subler para tudo porque acaba por ser mais simples e rápido, mas quando o espaço for escasso vou experimentar este. Já agora, quanto tempo demorou a converter um filme 720p?

Isso vai sempre depender da tua maquina, mas no meu iMac e do tempo que o filme tiver.

Mas é simples de veres, fazer isso e metes a converter e depois vez qual o tempo que o handbrake diz... Mas posso dizer que é demorado, mas ao fim justifica, pois poupa-se muito espaço em disco.
 
Outros exemplos, com essas configurações:

Dark Shadows [2012] BluRay [HD] -> 2.01GB
The Tall Man [2012] BluRay [HD] -> 1.87GB
Underworld Awakening [2012] BluRay [HD] -> 1.57GB
 
Vi agora o Sample e qualidade está bastante porreira para a diferença brutal de tamanho do ficheiro original. Contudo, eu gosto de ter o bitrate um pouco mais elevado. Entre 2400-3000.

Eu normalmente nas opções avançadas deixo em default e só mexo no áudio(passo DTS para AAC ou AC3). Nas opções de vídeo meto rf=20, x264 e variable framerate. Consigo sempre reduzir 40% (quando não é mais) do tamanho do vídeo e a qualidade de Bluray continua lá (LCD 1080p 42").

A partir de agora, quando tiver tempo, utilizo essas opções que meteste aí em cima mas com average bitrate entre 2400-3000 dependendo do filme/série. Com essas opções todas, o tempo de enconding é enorme. Facilmente se está 3horas a fazer enconding com 2 passagens :)
 
Última edição:
Ai esta se deixas as opções por default bem precisas aumentar o bitrate, estas opções são para bitrates mais baixos sem sentir perca de qualidade, é claro que podes usar mais sim.

Também podem usar RF 21/22 para Bluray com essas configurações, e assim não precisam de 2 passagens.
 
Não percebeste. Quando deixo em default, não mexo no bitrate.
Quando uso as configurações que aqui deixaste, prefiro aumentar o bitrate :). É uma excelente opção só que demora bastante tempo.
 
Eu normalmente nas opções avançadas deixo em default e só mexo no áudio(passo DTS para AAC ou AC3). Nas opções de vídeo meto rf=20, x264 e variable framerate. Consigo sempre reduzir 40% (quando não é mais) do tamanho do vídeo e a qualidade de Bluray continua lá (LCD 1080p 42").

Mas aqui disses-te que usas RF:2O, e que estas a usar as opções default, certo?

Qual o Profile que usas?

É este é mais optimizado, por isso leva mais a fazer o encode.
 
Acabei agora uma conversão de 3horas exactamente igual ao que tens no 1post mas com average bitrate de 2400 e devo dizer que estou bastante contente com o resultado!
 
Acabei agora uma conversão de 3horas exactamente igual ao que tens no 1post mas com average bitrate de 2400 e devo dizer que estou bastante contente com o resultado!

E que usas-te 2-Pass?

E que tamanho era o filme original, e quanto ficou o final?

Se puderes mete ai um Screenshot do mediainfo do filme.
 
Sim, usei.
Há tempos tinha convertido o ficheiro inicial (4,96Gb) com som DTS para AC3 384Kbps e penso que seja por isso que a faixa AAC ficou com 151Kbps.

Ficheiro inicial 720p Bluray AC3 384Kbps.mkv (4,27Gb)
beforend.jpg


Ficheiro Final 720p Bluray AC3 384Kbps e AAC 151Kbps.m4v (1,8Gb)
afterul.jpg


Ah, esqueci-me de meter o Áudio AC3 para 6channels mas a diferença de tamanho não é muita.
 
Última edição:
E a qualidade notas diferença?

Foi uma bela compressão, 1.8GB face os 4.27GB... :D

Edit: Tem atenção à Pista AC3 que não esta em 5.1 mas sim em 2.0, assim não preservas o surround.
 
Última edição:
Back
Topo