[Tutorial]corte de acrilico (minha tecnica)

Portwolf

Banido
Este tutorial servirá para demonstrar como fazer todo tipo de cortes em todo tipo de angulos.. com isto pode-se fazer kualker forma de recorte em acrilico ;)

Material:

Dremel (ou clone)
Acessório extensor
Broca de 1mm


Comecemos entao por marcar o acrilico no sitio onde querems fazer os cortes, uma simples caneta de filtro serve :)
1.jpg


Com a broca a trabalhar na terceira velocidade da Dremel encostamos ao sitio onde queremos começar a cortar e é só exercer uma beca de força.. corta como uma faca kente a cortar manteiga.. Se não quiserem começar a cortar de uma ponta podem simplesmente furar no sitio ke kiserem e começar a puxar a broca a partir daí ;)
2.jpg


Aqui ja temos uma boa parte cortada...
3.jpg


Como hão-de reparar o acrilico vai derrentendo com a temperatura de corte e vai-se juntar na broca.. ficando com este aspecto.. não deixem acumular muito senao vai dar cabo do acrilico se pararem de cortar devido ao sobre-aquecimento nakela zona..
4.jpg


Deixem arrefecer e com um alicate muito levemente segurem o plastico derretido enquanto com a mão rodam a Dremel no sentido contrário ao sentido de rotação normal. o plastico derretido sai que é uma beleza.. :)
5.jpg


Puf!! acrilico cortado e pronto para ir á lixa e para acertar as minimas falhas!
6.jpg



com esta tecnica poupa-se bastante tempo mas principalmente bastante esforço ao cortar com discos.. os discos deixam o acrilico a ferver e podem fazer cm ke estale, alem de serem infinitamente mais dificeis de manusear a cortar acrilico que a broca.
Espero ter ajudado alguem com este mini-tutorial :)

Cump's e bom modding!
 
Última edição:
eu faço muitos cortes em acrilico, e para evitar os problemas de sobreaquecimento o melhor é usar uma serra de recortar ou rodear como alguns chamam, existem as normais manuais e tb umas de mesa movimentadas pelo pé, muitos artistas usam este tipo

Com berbequim faz-se furo para passar a folha de serra e o corte fica perfeito, para quem não tem a mão muito certa com ferramentas electricas é perfeito
 
Essa tecnica ta porreira, normalmente as beiras do acrilico nao se veem , o que fica smp bem :)
Eu pessoalmente uso outra tecnica pra cortar , mas so cortes rectos , mas isso rula pra fazer outras formas :D
 
Fiz uma furação em acrilico de 3mm e ficou muito boa, melhor do que um corte direito e com menos trabalho. Primeiro fiz uns poucos de buracos o maior possivel (tipo broca de 18mm) dentro do circulo a cortar. Depois corta-se com uma fresa para a dremel mais ou menos certa pelo interior do circulo. O acabamento dá-se com um esmeril para a dremel sempre a rodear. Fica bem e é fácil e rápido. Tenho uma foto de como fica aqui...http://www.techzonept.com/showthread.php?t=111518
 
Para abrir um buraco para fan foi a lá disco de desgaste :D

Depois foi só polir e já está.

N sobreaqueceu nem estalou.

Esta tecnica de cortar com a broca já tentei com berbequin e não é viável! Com dremel ainda não experimentei...
 
com o tico-tico tb se corta bem... nao em alta velocidade mais numa intermedia e constante, corta q é uma maravilha... mas atenção nao podem deixar a placa vibrar se n pode haver estalos, mais um truque e marcar o acricilo e dps passar na zona onde se vai cortar com fita cola da grossa transparente de um lado e outro, sem ar de preferencia, para evitar os lascos... ja agora para n riscar convem proteger com um pano ou qq coisa onde o vao apoiar

cumps
 
Sinceramente não gostei muito da técnica de corte do Portwolf.

O acrílico ficou com um péssimo acabamento, poderias pelo menos acrescentar um polimento nas arestas, ou desgaste com Dremel.

Assim que tiver oportunidade mostro as técnicas de uso para corte perfeito ;)
 
eu hoje tambem fiz uma latral em acrilico, simplesmente cortei com um tico tico e o acrilico nem estalou nem drreteu, só houve um probleme cada vez que cortava atras da serra do tico tico o acrilico voltava a unir-se!lol
por isso tive que ser muito rapido e ir cortando aos bocados...
Já agora alguem sabe como montar ,( nao é construir) um controlador de fans... eu nao sei que tipo de entrada é que le utiliza na board nem sei quantas entradas tem, se me puderem mostrar algum torturial(como montar um controlador e fans) eu agradecia imenso...

Cumprimentos po pessoal e para todo o pessoal da Techzone!!! Adicionem-me se me quiserem ajudar , adicionem me no msn:[email protected] por favor ajude-me


P.s FIz o meu 1º MOOD !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
Back
Topo