[Tutorial] Criar pcb´s ( para fanbus, reobus etc )

jfbbms

Power Member
Criar pcb´s ( para fanbus, reobus etc )

A quem der jeito, quem tiver curiosidade etc
---------------------------------------------------

Para fazer uma placa circuitos impressos ha 2 caminhos

a) Comprar uma placa ja com as furacoes feitas e so colocar os componentes , mas ha que soldar todo o caminho de modo a ligar os componentes
** Vantagens : Ja ter a placa feita, nao dando trabalho ao utilizador, sendo uma maneira rapida de fazer um PCB
** Desvantagens : Nunca fica perfeito a nivel de apresentacao a placa, Facto de se ter que soldar cada furacao de modo a criar uma pista de solda.


image1.jpg


B) Pedir a uma casa da expecializacao ( total electronica, dimofel , minitron tudo em lisboa ) para fazer a placa . Neste caso tem de se fornecer o desenho do circuito impresso.
** Vantagens : Nao ha trabalho por parte do uilizador , a placa vem perfeita.
** Desvantagens : O dinheiro pedido

c) O utilizador fazer a propria placa de circuito impresso , recorrendo a varios componentes ( mais a frente descritos )
** Vantagem : Sai mais barato , o utilizador tem o prazer de ser o proprio a fazer com perfeicao ( ou quase perfeicao, dependendo da pessoa em causa )
** Desvantagem : O trabalho e paciencia que exige para a pessoa fazer. ( por vezes compensa mandar uma loja fazer, mesmo sendo mais caro.)

image2.jpg

( a placa feita )
image3.jpg

( o desenho a aplicar )


Material Necessario:

Metodo 1:

-> Placa de circuito impresso (cobre)
-> Desenho da placa ( layout )
-> Spray Positive20
-> Spray Aislarc ( opcional )
-> Lampada UV
-> Soda Caustica
-> Esfregao verde
-> Percloreto de Ferro
-> Ferro de Soldar e Solda

Metodo 2:

-> Placa de circuito impresso (cobre) ja com positive20
-> Desenho da placa ( layout )
-> Spray Aislarc ( opcional )
-> Lampada UV
-> Soda Caustica
-> Esfregao verde
-> Percloreto de Ferro
-> Ferro de Soldar e Solda

Breve descricao do uso do material:

* placa de cricuito impresso: onde se irao colocar os componentes
* Desenho da placa : desenho onde se encontram distribuidos os componentes, estrategicamente colocados para nao causar qualquer tipo de frequencias ( calor por exemplo )
* Spray aislarc : spay qeu visa proteger a parte de baixo das placa contra a oxidacao das pistas, componentes etx
* soca caustiva : visa retirar o execo de positive 20
* esfregao verde : retira a oxidacao presente nas placas de cobre aquando a aquisicao destas mesmas
* Positive20 : permite ao utilizador passar o desenho feito para as placas de cobre.
* Percloreto de ferro : substancia que " come " o cobre presente nas placas de circuito impresso que nao esteja devidamente protegidas com o positive 20.


-=[ Prencipios/Teoria que se ira aplicar ]=-

Para comecar e sendo +/- obvio, irá-se colocar os componentes ligados entre si por pistas de cobre de modo a ser feito a condutividade entre eles. Para tal tenhos de desenhar o esquema das ligacoes entre os diversos componentes.

Podemos fazer de 2 maneiras.

a ) Desenhando as ligacoes a mao entre os componentes e ficando um desenho com um " toque pessoal " mas nao muito profissional, atraves de uma caneta de acetato preta!
b ) Aplicando o desenho do circuito a placa de cobre, ficando assim com um look profissional e evitando possiveis curtos entre pistas ( ja que sendo o tuilizador a desenhar ha um erro maior para este mesmo )

Depois, coloca-se nas lampadas como para "crivar" o desenho no cobre, passando por soda caustiva nao forte nem fraca de modo a retirar o positive20 para que a parte de cobre que nao interessa seja comida pelo percloreto de ferro. No final pode-se aplicar um spray que é o AisLarc que protege a parte de cobre , componentes contra oxidacao futura


-=[ Maos há obra ]=-


Como se irá entao " agarrar " o desenho a placa de cobre e ainda como é que o desenho irá aparecer no cobre????


Caso opte pelo metodo 1 passe para ponto i , caso contrario salte para o ponto iii ja que tem a placa com o positive20 ( algo do genero desta figura :

image0.jpg



i ) Primeiro ha que tirar a oxidacao que esta presente na palca de cobre, para tal, pegas-se num esfregao verde e limpa-se ate o cobre ficar reluzente e de modo a " espelhar " a imagem da pessoa.

ii ) Depois de ter limpo a placa , aplica-se o spray positive 20. Este spay visa protejer as camadas de cobre que serao as pistas, ilhas ( onde se solda as patas dos componentes ). Depois de aplicado deixa-se secar o spray ( o ideial era ter um um mini-forno de modo a que o spay seca-se rapidamente.


ATENCAO: este spray é sensivel, e para secar, ele nao pode apanhar com luz em cima, como tal, para secar é dentro de algo escuro e quente!!


iii) Depois do spay estar devidamente seco, pega-se entao no desenho INVERTIDO. E invertido pk? , em cima da placa de cobre ha que meter o desenho mas nao o desenho como nós utilizadores vemos de cima, mas como o desenho é visto de baixo !! logo o desenho a meter é " o desenho invertido " ( ver imagem seguinte )

image3.jpg


iv) Depois disto ha que meter debaixo da luz ultravioleta. Como muito poucas pessoas tem luz UV, pode-se utilizar lampadas " azuis " que tb dao para isto ( lampadas uv do estilio " mata moscas " ou verificador de notas " -> a venda no aki ou material de electronica )

Tempo para lampadas UV puras : 5 minutos
Tempo para lamapdas normais : 20/30 minutos

v) Depois disto tudo e de o desenho estar passado para a placa , passar por um pouco de soda caustica . Concentracao : 7/8 gramas por litro . A passagem pela soda custica é retirar o positive20 que nao interessa.

vi) Ja temos agora a placa feita, esta na altura do percloreto de ferro entrar em acçao

image4.jpg


vii ) Neste momento temos de ter atencao para que a tinta que protege as pistas e ilhas ( que nao se quer que desapareça ) nao desapareça. Caso aconteça isto, ha que retocar com uma caneta de acetato.

viii) Nesta altura, se tudo correu bem devemos ter uma placa como a seguinte :

image6.jpg




Solda-se todos os componentes, tendo atencao a polaridade caso exista, modo de entrar, colocaçao de fichas caso a pessoa/pcb o exija


Neste momento pode optar por proteger a parte de baixo da placa com o Aislark para que o aspecto seja o seguinte :

image8.jpg


Passar com uma leve camada deste spray de modo a criar uma camada. Agitar a placa de modo a obter uma camada uniforme de spray sobre a placa e nao criar um " monte ".

Deixar secar até que a camada protectora fique com uma camada " seca e ligeiramente rigida "



Se tudo correu bem e se nao se enganou ao fazer o esquema/montar os componentes, tem um pcb " todo catita "


Notas Adicionais:


o metodo por luz UV é apenas aplicavel ao Positiv20 , embora tambem possa ser aplicado ás placas que já trazem o verniz fotosensivel , só que estas tambem podem ser sensibilizadas com uma luz normal de 40/60 wats durante 30/40 min a uma distancia de 30 Cm , ou de modo a que a placa fique devidamente iluminada por o seu todo , o mesmo se aplica ao positiv 20 mas SÓ com as luzes ultravioleta !!!!!


******************
Autor : Jfbbms
Pics : Samtech
******************
 
Última edição:
Bem... lá vou desmontar o meu baybus e dar-lhe uma reorganização total :D
Bem provavelmente vou ter de ainda perguntar umas cens pois esta cabecinha está aqui a matutar nuns promenores que ñ entendi a 100%!
Mas efim.... logo se vê :rolleyes:
 
Re: Criar pcb´s ( para fanbus, reobus etc )

Originally posted by jfbbms
A quem der jeito, quem tiver curiosidade etc
---------------------------------------------------

-> Spray Aislarc ( opcional )

Esse é o nome do spray para evitar que as pistas de estanho oxidem!!!????
(costumo usar laca):D

Orcad, sem duvida o melhor, ou aquele em que me safo melhor, mas devem existir deles mais simples, quem não tiver tido formação nele, configurar o layout é um bocadito complicado, quem for leigo tem muito que labutar, O layout é fod***, principalmente o "global spacing", mas neste caso como são poucos componentes, e só uma camada, É na boa...:)
 
oi, vou ver se consigo arranjar as fotos algures, e que tinha isso no sapo e aquilo foi tudo limpo juntamente com outras contas do sapo :(
 
bem, vou-me armar em digger :D

o jfbbms referiu 3 lojas onde se pode mandar fazer as PCB em Lisboa...alguem conhece lojas no Porto? (será que a aquario faz disso?)
 
Back
Topo