[Tutorial] – Criar uma PEN com arranque do DVD do Windows 7

:wow:(ADVERTENCIA: NÃO PODEREI SERRESPONSAVEL PELA PERCA DE DADOS NO SISTEMA POR INCORRECTA UTILIZAÇÃO DESTETUTORIAL. É SUPOSTO HAVER “HÁ-VONTADE” POR PARTE DO UTILIZADOR PARA ESTE TIPODE TAREFA E CASO HAJA DUVIDAS OU RECEIOS, NÃO AVANCE.)>(

Quantos de nós nos deparamos com um netbook ou um notebook / PC com uma drive de DVD avariada e não nos é possível instalar o Windows através do suporte de dados tradicional? Ou o DVD do Windows foi vítima de um ataque raivoso de um gato que achou o reflexo no DVD ameaçador e lhe deu uma galfinhada com as unhas e lá foi um DVD para o lixo... (verídico, aconteceu-me…)

Ou só porque por instalar o Windows por USB é mais rápido?

Seja qual for o caso, deixo aqui um tutorial de como tornar uma PenDrive bootable e com o DVD do Windows 7 lá dentro!

Itens necessários:

1x PenDrive com capacidade de PELO MENOS 4GB E SEM DADOS (vai ser formatada, por isso CUIDADO).

1x PC com drive de DVD funcional (ou drive virtual e uma ISO do Windows 7, se for este o caso saltar o requisito seguinte).

1x DVD do Windows 7.

Após todas as condições reunidas, passemos ao ataque:

1º Colocar a PenDrive no PC e certificar-se que esta está disponível e sem dados.

2º Abrir uma Linha de Comandos (Clicar em “Menu Iniciar> Todos os Programas> Acessórios> Linha de comandos” ou escrever CMD na caixa Executar; tem de se executar este comando como administrador do sistema).

3º Com a Linha de Comandos aberta, digitar DISKPART

12.jpg


Deve estar algo deste género no vosso monitor.

4º De seguida, introduzir o comando LIST DISK, e será apresentada uma lista de discos no sistema. Convêm saber qual é a PEN em questão, deverá ser a que tem o valor (em MB) que se aproxima da capacidade da vossa PenDrive (4GB=+/- 3900MB).

Assumindo que a vossa PenDrive é listada como DISK 1, os comandos apresentados de seguida devem ser executados um após o outro, NÃO SALTAR NENHUM!

SELECT DISK 1

CLEAN

CREATE PARTITION PRIMARY

SELECT PARTITION 1

ACTIVE

FORMAT FS=NTFS

(deve demorar uns minutos, depende do tamanho da PenDrive)

ASSIGN

EXIT

115.jpg


Devem de ter algo deste género no vosso ecrã, no fim do comando FORMAT FS=NTFS.

Não fechar ainda a Linha de Comandos, pois ainda precisaremos de correr mais um comando, basta minimizar!

5º Introduzir o DVD do Windows 7 (ou montar a imagem caso esteja a trabalhar com uma ISO), ir a COMPUTADOR para confirmar a letra da sua drive de DVD (ou Virtual) e a letra atribuída a sua PenDrive.

6º Maximizar a Linha de Comandos previamente minimizada e escreva o seguinte:

D: (em que D é a letra da sua Drive de DVD ou Virtual)

CD BOOT

BOOTSECT.EXE /NT60 H: (em que H é a letra da vossa PenDrive)

Deve-vos aparecer algo deste género no fim do comando estar concluído:

14.jpg


7º De seguida basta copiar o conteúdo do DVD (ou da ISO) para A RAIZ da PenDrive.

No fim temos uma PenDrive com o Setup do Windows 7 completamente operacional. Basta apenas trocar a ordem dea rranque na vossa BIOS / UEFI para arrancar a PenDrive ANTES do HDD.

Notas: este tutorial funciona e foi testado por mim e por muitos outros utilizadores de diversos fóruns e países; para a realização deste servi-me deste http://www.intowindows.com/how-to-install-windows-7vista-from-usb-drive-detailed-100-working-guide/tutorial em Inglês e usei os links das fotos nele contido!; se nada deu erro na realização deste procedimento, é porque a sua ordem de arranque não foi correctamente definida na sua BIOS / UEFI.

Realço também que, á semelhançade quando se instala com o DVD, após o primeiro reinicio do Setup do Windows 7, deixa de ser necessário a PenDrive estar inserida no sistema, podendo desta forma ser retirada sem erros. Se deixarmos a PenDrive inserida e no fim do primeiro Reinicio não alterarmos a ordem de arranque, o sistema irá reiniciar para o arranque da PenDrive e assumir que é para reiniciar o processo de instalação! Caso isto aconteça, basta retirar a PenDrive e reiniciar o sistema, o Setup deverá retomar sem problema.

:wow:ADVERTENCIA: NÃO PODEREI SER RESPONSAVEL PELA PERCA DE DADOS NO SISTEMA POR INCORRECTA UTILIZAÇÃO DESTE TUTORIAL. É SUPOSTO HAVER “HÁ-VONTADE” POR PARTE DO UTILIZADOR PARA ESTE TIPO DE TAREFA E CASO HAJA DUVIDAS OU RECEIOS, NÃO AVANCE.>(
 
Última edição pelo moderador:
RESOLVIDO (faltava "RUN AS ADMINISTRATOR")

Tentei e não consegui, aparece-me a seguinte mensagem (fiz a primeira parte com sucesso):



Cumps,
 
Última edição:
Tbm não pretendo desvalorizar a thread, que aliás está muito boa, mas programas como o UltraISO por exemplo, fazem isto com um simples passo, selecionando o ficheiro ISO (que contem o windows) e escolhendo a opção "Write as a Boot drive" para a pen.
É exactamente o mesmo e com a mesma facilidade com que se faz o "burn to DVD" no NERO (ou outro software qqr) em vez de montar a imagem ISO no Deamon tools, Alchool, ultraISO, etc. ;)

Mais simples é impossível.
 
Última edição:
Back
Topo