Tutorial: Diminuir temperaturas (Air cooling)

Tens aqui + umas dicas

Particularmente o polimento dos dissipadores
já me tem dado óptimos resultados na ordem do 4/5º e +

Também já o fluxo de saída de ar na parte superior da caixa (Topo )deve ser
superior ao fluxo de entrada de ar frio na parte de baixo frontal, ai já se justifica
também uma entrada de ar frio pela traseira da fonte de alimentação, como disse
o
MikeFR , pois caso contrario a fonte estará a injectar calor dentro da caixa

Tb a utilização de uma fonte de alimentação superior as nossas necessidades é aconselhável
Pois uma fonte de 300 a funcionar nos limites das suas capacidades aquece muito mais do que uma
de 600 a trabalhar a 60% da sua capacidade

Se tiver que optar entre uma ventoinha lateral enviando ar para a CPU ou um exaustor puxando
o ar quente para fora, eu ficaria com o exaustor,pelo motivo extra de evitar tanta acumulação de Pó
 
Última edição:
Para limpar o pó dos componentes o que usam?

Aqui em casa uso um compressor a ar e até é eficaz remove a maioria do pó, no entanto fica sempre uma pelicula pequena de pó agarrada ao metal da caixa e a alguns componentes, ex: pcb da gráfica.

Tem alguma forma mais eficaz de tirar a lixeira?
 
eu para expalhar a pasta termica tiro um bocadinho de pelicula aderente do rolo, embrulho no dedo e espalho com o dedo indicador embrulhado na pelicula. para limpar o pó uso uma trincha, mas quando começa a acumular muito uso o compressor...

Cumps
 
Hp compaq 60 (e-escola)

Boas pessoal?
Tenho aqui uma duvida....
Levei o portatil acima referido a uma loja de informatica, para realizarem uma limpeza geral no pc (pois este aquecia mesmo bastante).
Logo que recebi o portatil, liguei-o para verificar se ele tinha melhores temperaturas.

Resultado: Apos a inicialização do SO, abri o everest e ele detectou-me logo 80º na grafica (componente que sofria mais com as altas temperaturas)....ia subindo gradualmente ate atingir 110º!!! (e nem sequer estava a mexer no pc) acabando por se desligar. Antes de mandar para a limpeza, a grafica inicializava-se com 45º e não passava de 80º (sem estar a jogar). Mas apos a limpeza, ficou mt pior do k ja estava. Ja nem sequer consigo mexer mt nele. So aguenta uns 10 minutos ligado.

Gostava de pedir-vos a vossa opinião, relativamente a este problema. Ajudem-m dixendo kuais sao as possiveis causas, e soluções para uma possivel resolução do probelma deste pc.

Caracteristics do pc:

- Dual core 2.00 ghz
- nvidia geforce 9200M GE
- 250 GB de HD​
 
Hp compaq 60 (e-escola)

Boas pessoal?
Tenho aqui uma duvida....
Levei o portatil acima referido a uma loja de informatica, para realizarem uma limpeza geral no pc (pois este aquecia mesmo bastante).
Logo que recebi o portatil, liguei-o para verificar se ele tinha melhores temperaturas.

Resultado: Apos a inicialização do SO, abri o everest e ele detectou-me logo 80º na grafica (componente que sofria mais com as altas temperaturas)....ia subindo gradualmente ate atingir 110º!!! (e nem sequer estava a mexer no pc) acabando por se desligar. Antes de mandar para a limpeza, a grafica inicializava-se com 45º e não passava de 80º (sem estar a jogar). Mas apos a limpeza, ficou mt pior do k ja estava. Ja nem sequer consigo mexer mt nele. So aguenta uns 10 minutos ligado.

Gostava de pedir-vos a vossa opinião, relativamente a este problema. Ajudem-m dixendo kuais sao as possiveis causas, e soluções para uma possivel resolução do probelma deste pc.

Caracteristics do pc:

- Dual core 2.00 ghz
- nvidia geforce 9200M GE
- 250 GB de HD​

Ou nao tem pasta termica ou o cooler ficou mal metido.

cumps
 
podiam-me indicar onde se devem colocar as ventoinhas de entrada de ar, e onde as de saida??
e se possivel meter a fonte em baixo numa NOX COOLBAY BLACK..
cumps
 
podiam-me indicar onde se devem colocar as ventoinhas de entrada de ar, e onde as de saida??
e se possivel meter a fonte em baixo numa NOX COOLBAY BLACK..
cumps

R0x0R normalmente é uma na frente da caixa em baixo a mandar ar pa dentro (que ao msm tempo manda ar para os discos) e uma a tirar na parte de trás da caixa.

*nota: tenho uma caixa igual à tua e devo dizer que este esquema funciona bem, e na parte de tras da caixa smp tens a opção de em vez d meteres 1 ventoinha de 120mm meteres antes 2 de 80mm as duas a tirar...e não necessitam de terem altas rotações basta altera-las para os 7V q chega perfeitamente já a frontal convem se a de 120mm pois a caixa ja tras o adaptador para esse efeito e a funcionar a 12V para melhor entrada de ar e mais airflow.


da uma vista de olhos:

http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=573656
 
Hey, vim só dar um conselho para cooling que testei recentemente e parece-me simples e eficaz,


na zona onde têm a gráfica instalada, na slot imediatamente em cima colocar um cooler destes:
cycloneblower.jpg


com a devida atenção que estes cooler servem para extrair o ar quente para fora da caixa, eu fiz uma pequena alteração num que tenho igual a esse e coloquei-o com a ventoinha de extracção virada para baixo ficando assim mt próxima do gpu da gráfica mas ainda com algum espaço pelo meio, noto que quando a gráfica tá em utilização é da zona desse cooler que eu noto a sair mais ar quente o que presumo que seja bom visto que é menos esse ar dentro da caixa e com a vantagem que é logo extraído da gráfica visto a proximidade que tem com o gpu.

n sei se conseguem perceber a ideia, mas o que acham disto?
a ver se amanhã meto umas fotos para me conseguir explicar melhor..
 
Boas, tenho uma pequena dúvida acerca de onde devo colocar o meu PC: no chão ou em cima da secretária? Eu prefiro colocar no chão uma vez que não assim não ocupa espaço na secretária, mas gostaria de saber se há muita diferença.

Cumps
 
Boas, tenho uma pequena dúvida acerca de onde devo colocar o meu PC: no chão ou em cima da secretária? Eu prefiro colocar no chão uma vez que não assim não ocupa espaço na secretária, mas gostaria de saber se há muita diferença.

Cumps

Sim tens uma diferença enorme, no chão tens o ar mais fresco visto que o ar quente sobe ( mas não tires conclusões precipitadas, deve ser 1º entre o chão e 2m de altura) mas ficas com muuuuiiiiito mais pó dentro da caixa.
Em cima da secretária, ocupa mais espaço mas o pc ganha menos pó no interior dele. Se tiveres animais de pelo solto pela casa vais sentir uma enorme diferença.
 
Não tenho animais de estimação, e costumo limpar regularmente o chão, e a caixa tem filtros de pó, nos quais o pó fica retido, filtros esses que limpo regularmente, bem como o interior da caixa. Ainda assim achas que compensa meter em cima da secretária?

Cumps
 
a minha caixa(nox coolbay) aspira um bocado de pó, mas basta desmontar um bocado da frontal de tempos a tempos e dar uma sacudidela (ou compressor) ao pó
as peças da frontal sao num genero de mesh, e acabam por servir também como filtro

mas de um modo geral nem puxa muito pó porque raramente coloco as ventoinhas no máximo
 
Desculpem meter me na conversa mas também costumo por um pouco de massa térmica, mais ou menos a olho para não escorrer para cima de qualquer outro componente, e depois com muito cuidado e de forma igual aperto ligeiramente o cooler por cima do chipset, até hoje nunca tive qualquer problema, tirando o facto de arrefecer um velhinho pentium III com uma caneca de agua congelada e isolada com pelicula aderente looooool comprimentos
 
Back
Topo