[Tutorial] Directorias em linux. O que significam? *Updated*

Já me ajudou muito. Estou a usar o Ubuntu como forma de entrar no mundo do Linux.
Gostei bastante deste pequeno, mas simples tutorial.
 
...

/var: Esta pasta guarda ficheiros temporários, como documentos em fila de espera para impressão ou mails em fila de espera para serem lidos pelo utilizador. Os ficheiros aqui guardados podem ser precisos durante mais tempo, incluindo depois do utilizador reiniciar o sistema, dai não se usar a pasta /tmp para este caso.

...

Quanto ao que referes, não tenho certeza, mas há algo mais importante que isso nessa directoria.
É nela onde estão os logs.
Logs é a informação de erros no sistema e de vários programas. Por veses um programa crasha por qualquer razão e nós não sabemos qual, é em /var/log que se encontram qual a causa do crash do programa.
Por norma, é também onde são depositados os ficheiros para serem mostrados no servidor HTTP, em /var/www/.
Esta directoria pode ser mudada nas configurações so apache, mas por defeito está aqui.
 
Por norma, é também onde são depositados os ficheiros para serem mostrados no servidor HTTP, em /var/www/.
Esta directoria pode ser mudada nas configurações so apache, mas por defeito está aqui.

Isso já depende da distribuição. Em Arch, por exemplo, é em /srv. Curiosamente houve há pouco tempo uma discussão sobre esse ponto na mailinglist.

/var é basicamente o que o nome quer dizer. É para ficheiros que não são estáticos, que os programas possam alterar. O mail, as queues e os log são exemplos desses ficheiros.
 
Última edição:
Back
Topo