1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Tutorial do Avira Antivir 8.1 Personal - Free Antivírus (Escaneando seu computador)

Discussão em 'Análises e Artigos - Internet, Redes e Segurança' iniciada por Antonio_Vieira, 27 de Julho de 2008. (Respostas: 0; Visualizações: 6455)

  1. Antonio_Vieira

    Antonio_Vieira Power Member

    Escaneando seu computador com o Avira Antivir

    Para fazer um scan, clique com o botão direito do mouse sobre o símbolo do Avira Antivir (aquele guarda-chuva vermelho aberto ao lado do relógio do Windows) e selecione a opção Start Antivir, como está mostrando a figura abaixo:
    [​IMG]

    Então será aberta essa nova tela:
    [​IMG]

    Se todas as opções estiverem em verde é porque está tudo normal. Mas se alguma das opções estiver em vermelho é porque é necessária a sua atenção sobre este ítem. Clique no ítem em vermelho e siga as opções para normalizar a situação.
    Se esta for a primeira vez que você está usando este antivírus, é normal que a opção Last complet system scan esteja em vermelho (porque você ainda não fez um escaneamento completo em seu computador usando o Avira Antivir). Para fazer um escaneamento completo é só clicar com o mouse na opção: Scan system now.

    Aguarde até que o Avira escaneie 100% de seu computador.

    A cada momento em forem sendo detectados vírus e malwares surgirá uma tela como esta abaixo perguntando qual ação deverá ser tomada:
    [​IMG]

    Aí você tem as seguintes opções:
    Repair
    Esta opção serve para desinfectar o arquivo, removendo apenas o vírus e deixando o arquivo original pronto para ser usado de forma segura. Note que esta opção dificilmente estará acessível, porque muitas vezes o vírus impossibilita que ele possa ser removido sem causar danos ao arquivo que foi por ele infectado. Se esta opção não estiver disponível há ainda as opções abaixo.
    Move to quarantine
    Esta opção é a de mover o arquivo infectado para a quarentena. Esta é a opção mais segura e recomendada, pois você mantém o vírus preso em um local protegido pelo antivírus, até que o antivírus produza uma "vacina" para que seja removido apenas o vírus e restaurando o arquivo para o seu lugar original, ou então até que o antivírus tenha certeza de que este arquivo não é necessário e o exclua do seu computador automaticamente. Uma grande vantagem de enviar o arquivo contaminado para a quarentena é o fato de que se for necessário é possível a você restaurá-lo de volta para o seu lugar de origem, caso seja necessário.
    Delete
    Esta é opção de deletar (apagar) o vírus. Mas note que ao apagar o vírus você estará apagando também o arquivo que foi contaminado por este vírus. Se este arquivo for importante para o seu computador, o seu PC poderá apresentar problemas e não será possível restaurar o arquivo.
    Rename
    Esta opção serve para renomear o arquivo infectado. No caso de haver um vírus mais resistente que não permita ser enviado para a quarentena ou excluído, você poderá mudar o seu nome e sua extensão. Isso muitas vezes consegue inutilizar este vírus, tirando o seu poder de destruição. Como no caso de um vírus que tenha o nome de Malware.exe com esta opção do Rename você pode alterar o seu nome para casa.doc (veja que você acabou de mudar o nome e a extensão deste vírus (a sua extensão .exe (que é referente a um programa) passou a ser uma extensão .doc que é referente a documentos e, portanto, inofensiva.)
    Deny Access
    Esta opção é mais frequente na proteção residente do Avira Antivir, e serve para negar o acesso de um vírus ou malware ao seu computador. Assim você evita que ele se instale em PC.
    Ignore Ao selecionar esta opção você permite que o vírus continue em seu computador. Esta opção, por questão de segurança, logicamente não é recomendada.

    Caso haja muitos vírus em seu computador pode se tornar cansativo ficar a todo momento mostrando ao antivírus qual atitude tomar. Neste caso, é só você marcar a opção que você quer que seja tomada para todos os vírus que forem encontrados e marque a caixinha ao lado da frase: Apply selection to all following detections, como você vê nesta tela abaixo:

    [​IMG]

    Aguarde até que o escaneamento chegue aos 100% e apareça a frase: The scan has finished! Neste ponto já terá acabado o escaneamento e você tem a opção de clicar no botão: End (que fecha essa caixa de diálogo) ou clicar no botão: Report (onde você terá acesso ao log do escaneamento mostrando os detalhes de tudo o que foi detectado pelo Avira Antivir durante o escaneamento e outras informações importantes sobre este escaneamento que acabou de ser realizado). A imagem abaixo exemplifica isso que acabamos de dizer:

    Após o término do scan a tela ficará como está na imagem abaixo:

    [​IMG]

    Escaneando os arquivos baixados (downloads) com o Avira Antivir

    Uma medida muito importante de segurança é escanear cada arquivo que baixamos da internet ou que nos chega por disquetes, pendrives, cds ou qualquer outra fonte com o antivírus antes de usá-lo.
    Isso evita que instalemos vírus ou outros malwares em nosso computador, pois caso exista um arquivo infectado o antivírus nos alertará, permitindo assim excluir ou enviar este arquivo para a quarentena, mantendo assim o nosso PC protegido.

    Sempre que você quizer escanear um arquivo ou uma pasta de arquivos é só clicar sobre ele com o botão direito do mouse e selecionar a opção: Scan selected files with Antivir, como está demonstrado nesta imagem:

    [​IMG]

    Caso o arquivo seja seguro e não existam vírus, aparecerá uma mensagem dizendo assim: The Scan has finished! (o escaneamento terminou) e mais embaixo há outra frase dizendo: No detection! (não houve detecção (de vírus)), então o resultado será como está nesta tela:

    [​IMG]

    Mas caso haja um vírus no arquivo ou pasta que você escaneou, será mostrada uma tela como esta abaixo, onde você tem a opção de reparar o arquivo (Repair), enviá-lo para a quarentena (Move to quarantine), apagá-lo (Delete), renomeá-lo (Rename) ou deixar ele continuar no seu computador (Ignore).

    [​IMG]

    Caso existam muitos vírus nesta pasta ou arquivo e você queira aplicar a mesma ação para todos os vírus é só marcar a ação desejada e marcar a opção: Apply selection to all following detections. Assim o antivírus fará este escaneamento automaticamente sem ficar te perguntando o que fazer a cada vírus encontrado nesta pasta ou arquivo.

    Atualizando o Avira Antivir

    Você tem duas maneiras de manter o seu antivírus atualizado. A primeira e mais recomendada é a atualização automática que já ensinamos no nosso primeiro tutorial e que está demonstrada nesta imagem abaixo:

    [​IMG]

    Também existe a opção de atualizá-lo manualmente (clicando com botão direito do mouse sobre o símbolo do Avira Antivir (o guarda-chuva vermelho ao lado do relógio do Windows) e escolhendo a opção: Start Update. Aí é só aguardar até que ele seja atualizado. Este procedimento fica bem claro na imagem abaixo:

    [​IMG]

    É muito importante manter o seu Avira Antivir sempre bem atualizado, pois só assim é que ele poderá manter o seu computador protegido contra os vírus e malwares existentes, pois sabemos que novos vírus são criados a cada dia e quando um antivírus está bem atualizado ele está preparado para detectar e eliminar essas ameaças.

    Não mostramos todas as opções disponíveis do Avira Antivir neste tutorial, mas com ele você já poderá manter o seu antivírus bem atualizado e fazendo um escaneamento semanal completo no seu computador para eliminar os vírus e outros malwares e também para impedir que eles contaminem o seu PC. Também é importante fazer este escaneamento quando você desconfiar que haja algo errado em seu computador e quando você suspeite que ele esteja infectado.
     
    Última edição pelo moderador: 27 de Julho de 2008

Partilhar esta Página