[Tutorial] FAHMON EM LINUX

Fontemourisca

Folding Member
Ora bem, esta é uma versão preliminar pelo que as vossas opiniões podem ser consideradas mais tarde ou "carinhosamente" ignoradas se não fizerem sentido :D

Quer estejam a rodar um Sistema Operativo baseado em Linux, ou estejam a rodá-lo dentro de uma Virtual Machine e tenham acesso à internet, poderão usar o Fahmon para monitorizar o trabalho do vosso cliente linux do Folding (normal ou SMP).
De seguida se dá indicação de como proceder à instalação...

Primeiro vamos abrir uma Consola (aquela caixa negra do demónio que parece o MS-DOS)...
Digitamos sudo apt-get install build-essential

001.png



Carregam em Enter e inserem a password. Ele verifica as dependência e dá o tamanho do download que precisa de fazer, pedindo autorização. Voçês respondem y tal como vêm na figura abaixo.

002.png



Quando acabar com as mensagens (verifiquem bem se está em paragem total :)) passamos à 2ª fase. Escrevem sudo apt-get install libwxgtk2.6-0, depois é o mesmo procedimento da anterior e respondem y (ver abaixo).

003.png



Na 3ª fase instalamos uma coisa parecida. Escrevem sudo apt-get install libwxgtk2.6-dev, depois é o mesmo procedimento das anteriores e respondem y (ver abaixo)

004.png



Por último digitam sudo apt-get install scons e voltam a repetir a dose.

005.png



E ficamos por aqui de pacotes prévios. De seguida arranjamos um espaço para o fahmon num sítio onde não o perdemos.
Digitam mkdir /home/vossousernameporexemplo/fahmon e de seguida deslocamo-nos a essa pasta cd /home/vossousernameporexemplo/fahmon

006.png



Dentro dessa pasta vamos importar o programa com wget http://fahmon.silent-blade.org/uploads/Main/fahmon-2.2.0.src.tar.bz2 como verificam na figura.

007.png



Vamos extraí-lo uma vez que é um formato comprimido, com tar -vxjpf fahmon-2.2.0.src.tar.bz2

008.png



O documento do fahmon aconselha a executar o próximo passo a ver se está tudo preparado para a instalação e eu inclui-a aqui mas não tenho a certeza que seja mesmo necessária. Digitem wx-config --list (em qualquer sitio, não tem que ser dentro da pasta do fahmon) e vejam se obtêm qualquer coisa do género da janala abaixo.

009.png



Caso esteja tudo ok, vamos ao local onde tudo foi extraído, lembro aqui que para além da pasta que nós criamos, na extracção por definição vai tudo parar a uma pasta parecida e chamada FahMon (atenção que as maiúsculas contam). E voçês perguntam então porque criamos uma pasta,... pá,... já estava e assim fica tudo arrumadinho :D. O que nós queremos está dentro de uma sub-pasta chamada src, pelo que vamos digitar cd /home/vossousernameporexemplo/fahmon/FahMon/src

010.png



Dentro dessa pasta digitamos scons e deixamos trabalhar.

011.png



Ainda dentro do directório src digitamos ./fahmon e voilá... se os deuses da vossa máquina vos ajudaram deve aparecer por aí o Fahmon.

012.png


De referir por último que este procedimento foi feito com o CD do Sist. Operativo no deck de Cd's pelo que não sei se ele o pede alguma vez neste processo.

:kfold:
 
Última edição pelo moderador:
Para quem é preguiçoso como eu em andar a abrir consolas e chamar directório pode ainda colocar um atalho facilmente acessível na barra de tarefas (foi feito tendo como base o Kubuntu, para outros safem-se :D). Para isso façam o seguinte:
Cliquem com lado direito do rato em cima da barra de tarefas em baixo e escolham "Adicionar a 'Aplet' ao Painel..." e escolham a opção na figura abaixo

013.png



Aparecerá uma caixa como a que vêem abaixo, e tratem de lhe dar um nome, na parte do executável indica-se o caminho para o fahmon (seguindo a lógica anterior /home/vossousernameporexemplo/fahmon/FahMon/src/fahmon) e clicam em OK

014.png



Ficam então com um ***** na barra que clicando faz surgir o programa...

015.png



Depois é só configurar, clicar lado direito do rato na parte branca (lado esquerdo), dar um nome à consola e em "location" indicar onde está a consola do Folding.

016.png



E fica todo bonito...

017.png


Cumprimentos

:kfold:
 
Última edição pelo moderador:
Mário, pá isso só acontece a quem tem maus instintos, portanto tinha que te acontecer a ti. :D

Pelo erro deve haver aí uns conflitos de caminhos mas não é grave. Tenta o seguinte:

Vais dentro da pasta "src" tens lá uma sub-pasta chamada "images" copia-a ou corta-a e coloca-a em /home/mario e vê se resolve.

Cumps
 
Se não tens devias ter

Vais dentro do ficheiro comprimido que sacaste com o fahmon e extrais só essa pasta que ela há-de lá estar de certeza.

Cumps
 
ahhh isso é para meninos...
entao e isto??:002:
screenwy3.png


isto sim, é de HOMEM:D:D
ele abrir abre, mas nao consigo tirar esta cena...
 
A mim ainda me aconteceu melhor, não sei se essa porra é geral mas já me aconteceu por 2 vezes.

Esta semana fiquei sem foldar durante 4 ou 5 horas por causa das actualizações, fiz o download e instalou as mesmas, pediu o reinicio mas eu caguei naquilo. Fui dormir qd cheguei de manhã ele tinha reiniciado por iniciativa própria. Já me tinha acontecido uma vez mas como não desconfiei julguei que algum erro do windows tinha coincidido com o lixar na mensagem a dizer que devia reiniciar o pc. Mas à 2ª vez já não é coincidência, se ignorar demasiado tempo a msg de reiniciar ele faz o serviço sozinho. Para outra vez vou ter mesmo que reiniciar ou não instalar até ter que reiniciar.

Cumps
 
Quem vos manda fazer actualizaçoes? Nunca fiz uma actualizaçao nas inumeras vezes que reinstalei o sistema, por isso nao me chateio com nada disso. :D:D:D
 
Back
Topo