1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  1. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

A VM que está em partilha na maioria dos PCs fica sem rede logo não serve. Vamos tentar resolver a situação. No momento actual não faz muito sentido estarem a sacar visto que o risco de isso também vos acontecer é elevado.
    Se alguém tiver sugestões são bem-vindas.

Actualmente há vantagem em termos de créditos para quem corre o folding com o cliente SMP do Linux quer nativamente quer dentro do VMware se correm o Windows. Como é possível correr o VMware sem ser pirateado pareceu-me uma boa opção criar uma VM leve apenas a pensar no folding.
    Tudo o que se segue é legal. O VMware é gratuito e a VM está feita usando o Ubuntu 6.10 server que como todos sabem é gratuito.

A quem é dirigido este tutorial?
    A todos os membros da equipa que corram o folding em computadores com CPUs com mais do que um Core (Dual Core ou Quad Core) e 64 bits. Os P4 com HT não servem...
    Os que já estão a correr o cliente SMP em Linux nomeadamente com o Kubuntu não vão ganhar nada. Aliás vão perder a funcionalidade de poderem monitorizar a evolução do cliente. Com esta VM não vão conseguir. Apenas vão ver texto. Este tutorial é para os que não conseguem criar VMs. É a forma mais simples de poderem usar o cliente.

O que preciso para correr a VM?

1º Fazer o download do VMware Server (programa gratuito mas que precisa de serial number fornecido após o registo no site). O VMware Player também é gratuito mas não permite usar VMs configuradas com 2 CPUs que é o caso desta.

Link para sacarem o programa: http://www.vmware.com/products/free_virtualization.html

2º Precisam de sacar a VM do eMule. Devido ao espaço que ocupa é a melhor opção. São 304MB.
    Se alguem conseguir depois colocar em torrent força.
    O link é este: ed2k://|file|Folding_final.rar|318778449|8EB3614504590B287D15999EB6ED8EFC|h=NFXE7C5OQXOKHAOGOG53PQDNG3DKRWBF|/
    Coloquei em lançamento. Não peçam ligação de amigo que não vou estar por perto.

Depois de terem feito o download completo basta descompactar o ficheiro e ficam com uma pasta chamada folding. A VM é isso:).

Se quiserem copiem a pasta para o local que preferirem.
    Abram o VMware Player ou o Server. Neste exemplo estou a usar o Server. Podem ver nas tabs as outras VMs que tenho. Para saltarem de umas para as outras clicam na tab. Para libertarem o cursor de uma VM fazem Crtl + Alt.

Aparece a janela seguinte. Aqui vão clicar em Browse...
    Abrem a pasta da VM e clicam em Ubuntu 64-bit.vmx.
    Podem fazer isso directamente ou seja em vez de abrirem o VMware se clicarem neste ficheiro ele automaticamente abre dentro do VMware.

Na imagem seguinte podem ver que é tal como um PC. Tem a BIOS e tudo. Não fazem nada.

Chegam ao ecrã seguinte e escrevem o que está que é o user. Neste caso é folding e a seguir vai pedir a password. Escrevem portugal

De seguida escrevem cd folding como podem ver na imagem que se segue.

A seguir escrevem ./fah5 e fazem Enter.

Aqui vão ficar com o programa a correr.
    Além disso podem colocar flags. As flags são colocadas da seguinte forma:

Escrevem sempre ./fah5 e dão um espaço e só depois é que colocam a flag com um hifén antes do texto. Por exemplo: ./fah5 -verbosity 9

Imaginem que querem configurar o cliente para por exemplo mudar o nick para Metro :D
    Ai iniciam o cliente com ./fah5 -configonly.
    Para conhecerem as flags passem na nossa Wiki. Mais precisamente aqui.
    Da primeira vez que iniciarem ele vai pedir para configurar por isso não precisam de usar a flag -configonly. Apenas se quiserem alterar o que já tinham.

Na imagem seguinte podem ver a minha configuração.

Programa a correr pela primeira vez.

Mais uma imagem do programa a correr.

As dúvidas que imagino que tenham agora é:

1º Como paro o folding?
    Resposta: Fazem Crtl + C e aguardam uns segundos para dar tempo que ele desligue.

2º Como desligo a máquina virtual?
    Resposta: Clicam novamente Crtl + C e vai aparecer:

[email protected]:~/folding$

A seguir escrevem: sudo shutdown -h now e fazem Enter.
    Vai pedir a password que já sabem é portugal e de seguida desliga-se.

Só devem desligar em caso de irem de férias por um período longo.
    Caso de incêndio ou terramoto. Os casos que aqui não estejam considerados terão que ser vistos caso a caso :D

Uma última nota:
    Se minimizarem a VM ou não clicarem nela durante algum tempo o ecrã vai ficar preto. Basta clicar no Enter por exemplo e vai aparecer. Para libertar o cursor do rato para o Windows em qualquer altura clicam em Crtl + Alt.

Para quem tem quad core tem que correr 2 vezes a VM porque o VMware dá apenas para usar 2 cores. Copiam a pasta duas vezes e dão-lhe um nome diferente.

Vou estar com upload de 50kb/s nos próximos dias. Coloquem a sacar também sff para ver se vai mais depressa.

Se tiverem dúvidas coloquem aqui. Não mandem PM porque não respondo mais depressa do que aqui. E as respostas aqui servem para o pessoal todo. Por PM não.

Autores:
    Nemesis11
    shello
    Metro

:kfold:

Última edição: 5 de Abril de 2007
  2. Metro

Staff Member

Podem começar as hostilidades. Link para sacarem:
    ed2k://|file|Folding_final.rar|318778449|8EB3614504590B287D15999EB6ED8EFC|h=NFXE7C5OQXOKHAOGOG53PQDNG3DKRWBF|/

Estou no DonkeyServer No2

Download: 304MB

Última edição: 3 de Abril de 2007
  3. grandenaboverde

grandenaboverde O Senhor dos Bolinhos

muito muito bom!!! :wow:

4. crazyIV

crazyIV I fold therefore I AM

explica-me so uma coisa...
    isto dentro do xp nao vai criar um boot novo?
    ou seja se eu reeniciar o comp. nao me da 2 sistemas operativos?
    (é que ja uma vez com linux, matei o boot de tal maneira que tive de formatar e perder tudo o que tinha no xp...>( )
    se nao quizer posso apagar a pasta, e esta tudo normal?
    (epa sao perguntas de newbie, de quem nao pesca mesmo nada de linux, e afilhados:D)

5. shello

shello Moderador
    Staff Member

Não.
    A VM é como se fosse um computador diferente.
    Ou seja, tens todo um sistema operativo num ficheiro independente.

6. Metro

Staff Member

Plano B :D

Quem for mesmo usar a VM pode fazer o pedido por PM a mim ou ao shello de onde sacar.
    Mas é mesmo só para quem vai usar. É que 300 MB X 10 membros dá 3GB de tráfego... por isso é mesmo só para quem for usar.

Depois pedia para darem feedback e eventualmente colocarem as questões que tiveram e as respostas caso as tenham encontrado pq assim é mais facil para todos.

7. Fontemourisca

Fontemourisca Folding Member

Estás louco ou quê. Vai de férias fica o folding ligado na mesma, e não tem nada que ir de férias por um longo período que isso é para quem não trabalha.

Que chique :lol:

8. Metro

Staff Member

hehe.

Corrigido o racto :D

9. crazyIV

eu tenho net ilimitada...se puder ajudar:)

10. Gandalf

Gandalf I fold therefore I AM

Ver se com esta ajuda conseguimos subir um pouco a produçao diaria :)

11. Metro

Staff Member

Isso é que era assunto.

crazyIV:
    Espero que já tenhas a VM a funcar.

12. crazyIV

epa sou mm newbie...(loira nao sou pq tenho pouco cabelo:D)
    nao me aparece nenhuma extensao vmx...
    instalo o vmwareplayer
    depois aparece a "ficheiro de configuraçao" e tenho q por a extensao vmx que nao tenho...>(
    ...é a q esta no final folding? (ubunto 64bit?)...essa nao tem extensao:007:

edit:ok ja esta ultrapassado este prob. agora tenho um mais giro...

Última edição: 4 de Abril de 2007
  13. Metro

Staff Member

Ups não conhecia essa limitação do VMware Player.

A VM está feita para usar dois CPUs é por isso que dá erro.

O que me está a preocupar é que o Gandalf não tem net com a VM. Não percebo porque.

No teu caso fazes o seguinte.
    Desinstalas o VMware Player. Sacas o VMware Server que é gratuito. E ai já consegues correr a VM.

Já te mando uma PM com uma cena.

14. crazyIV

ok thanks ja esta instalado...
    agora so tenho isto...

WTF??? nao tenho net?
    errrr preciso da vossa ajuda aqui tb:007:

15. Metro

Staff Member

Cheira-me ao mesmo problema do Gandalf. Cena marada. Não sei o que possa ser. Estou a ver se descubro. Entretanto Crazy como já tens ai o VMware Server temos que te fazer chegar uma VM feita que funcione. Se não for esta será outra. É que vais duplicar os teus pontos.
    A opção é ver se o Gandalf por exemplo te faz chegar uma ou eu. Faz-se upload dela para o servidor e depois tu sacas. Como não temos limites a coisa ha-de ir. :)

16. esquiso

esquiso Power Member

Nas definições da ethernet na VM, exprimentem mudar de bridge para NAT, ou vice versa, nao sei qual é a que vem agora por defeito.

Nao custa tentar :)

17. Metro

Staff Member

A máquina foi feita com o bridged seleccionado. Supostamente desde que tivessem DHCP activo não deveria ter havido problema.

18. Fontemourisca

Fontemourisca Folding Member

Eu confirmo o que o esquiso disse, sempre usei NAT e não Bridged, mas não testei essa VM foi sempre feita por mim no local. Não custa testarem.

Cumps

19. Gandalf

Gandalf I fold therefore I AM

O default e o bridged. Ja exprimentei o NAT e continuo sem ter net.
    Parece mais complicado que isso.

20. grandenaboverde

grandenaboverde O Senhor dos Bolinhos

ontem não cheguei a deixar feedback mas estou com o mesmo problema.
    também não se liga à net. :|

Partilhar esta Página