1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Tutorial: Formatar o PC para diversos sistemas operativos

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por Ice_Devil, 22 de Maio de 2008. (Respostas: 0; Visualizações: 1859)

  1. Ice_Devil

    Ice_Devil Power Member

    Neste tutorial vou ensinar como formatar o PC para os mais diversos sistemas operativos.


    - Windows Millenium (um pouco antigo, mas coloquei aqui só para quem o quiser experimentar)

    Insira a sua disquete de arranque do Windows ME na drive A: e arranque pela disquete. Selecione a opção 4. Na linha de comandos escreva "fdisk" e prima enter. Selecione o suporte para discos de grande armazenamento e prima enter. Crie uma partição DOS. Reinicie o PC. Arranque novamente pela disquete. Selecione a opção 2 e prima enter. Na linha de comandos escreva "Format C:" e prima enter. Repita o passo para outras partições que possa ter criado. No final da formatação escreva "D:" e prima enter. De seguda escreva "D:\win9x\config.exe" e prima enter. O Windows começa a instalação e a partir daí o progresso é simples.

    Nota: No meu CD do Windows ME o ficheiro chamava-se "config.exe", caso no seu não funcione, experimente "setup.exe".


    - Windows XP

    Insira o CD do Windows XP na drive e arranque por ele. Deixe o programa de configuração detectar o seu hardware e de seguida apareçe o gestor de partições incluído no disco. Formate a partição do sistema operativo para NTFS. O programa de configuração carrega os ficheiros de instalação para o disco, de seguida reinicia o PC e inicia a instalação. (NÃO ARRANQUE NOVAMENTE PELO CD!)


    - Windows Vista (qualquer versão)

    Este processo é em tudo semelhante ao do Windows XP, talvez até mais simples pois possui uma interface amigável. Para instalar o Vista siga os passos do XP.


    - Linux (qualquer versão)

    Insira o CD na drive, arranque pelo mesmo e o Sistema será iniciado pelo CD (estará tal e qual como se já o tivesse instalado, excepto porque tem no ambiente de trabalho o ícone de instalação no HD), clique no ícone de instalação e siga os passos, onde lhe será pedido o seu nome e o nome da conta que vai criar para o SO, ser-lhe-á também pedido que formate o HD. O Sistema instala-se, de seguida apareçe uma mensagem para remover o CD da drive e o PC reinicia-se. A sua versão do Linux está instalada.


    - Mac OS X

    Insira o DVD na drive, ao iniciar prima MAÇÃ + C. Selecione "Reinstalação do Sistema" não mantendo os dados de utilizador para uma instalação limpa. Selecione o tipo de instalação (CUSTOM permite selecionar o que instalar, o DEFAULT instala quase 20Gb de informação...) e a partir daí é muito intuitivo.


    Espero ajudar muitos utilizadores para lhes "poupar o fecho da carteira" =)

    E antes de terminar para arrancar pelo CD prima "Del" no início do arranque, vá às opções de Boot e selecione o Leitor de CD como "First Boot Device", guarde as alterações e saia da BIOS.
     

Partilhar esta Página