[Tutorial] Instalação do Ubuntu 10.04 Lucid Lynx

Arca Frigorific

Power Member
Criei este tutorial e decidi partilhar aqui na zwame, alguma duvida que tenham perguntem ;) espero que seja útil ;)

Podem fazer download da versão beta aqui: http://www.ubuntu.com/testing/lucid/beta1

A instalação não varia da das outras versões, mas assim há um tutorial para uma versão mais actualizada caso utilizadores recentes precisem ;)

foi colocado nas novidades com o consentimento do Metro

InstalarLucidLynx_01.png

InstalarLucidLynx_02.png

InstalarLucidLynx_03.png

InstalarLucidLynx_04.png

InstalarLucidLynx_05.png

InstalarLucidLynx_06.png

InstalarLucidLynx_07.png

InstalarLucidLynx_08.png

InstalarLucidLynx_09.png

InstalarLucidLynx_10.png

InstalarLucidLynx_11.png

InstalarLucidLynx_12.png

InstalarLucidLynx_13.png

InstalarLucidLynx_14.png

InstalarLucidLynx_15.png

InstalarLucidLynx_16.png

InstalarLucidLynx_17.png

InstalarLucidLynx_18.png

InstalarLucidLynx_19.png

InstalarLucidLynx_20.png

InstalarLucidLynx_21.png

InstalarLucidLynx_22.png
 
Última edição:
na minha opinião incompleto

falta na zona horario referir para quem vive nos açores para escolher a sua zona e a partição swap...

de resto esta bom
 
No meu caso como tenho 6GB de ram e nunca hiberno acabo por não precisar de swap mas agora quem tem 2GB ou menos aconselho vivamente a criar a partição swap... O mesmo acontece para quem quer usar hibernação (atenção: neste caso a partição tem de ter pelo menos o tamanho da quantidade de RAM).
 
No meu caso como tenho 6GB de ram e nunca hiberno acabo por não precisar de swap mas agora quem tem 2GB ou menos aconselho vivamente a criar a partição swap... O mesmo acontece para quem quer usar hibernação (atenção: neste caso a partição tem de ter pelo menos o tamanho da quantidade de RAM).
Para um utilizador novo, estares a criar partições manuais sem swap só complica e traz confusão em como lidar com o particionador. Tu tens 6 GB mas nem toda a gente tem, eu por exemplo uso numa máquina antiga com 512 MB
Se o objectivo é só ubuntu usar o disco inteiro e particionamento automático é o mais indicado pois não complica. Caso haja um sistema operativo tem o modo assistido que permite tirar algum espaço de uma partição desse sistema para usar para a instalação do ubuntu.
Se for necessário mesmo particionar deve haver uma partição / raiz e swap com pelo menos 1.5x a ram do pc até 2 GB.
Para facilitar backups ou restaurar tudo aquando de uma reinstalação ter uma /home
O instalador tem vindo a ser simples e mantem-se muito semelhante já há algumas versões no entanto agora conta com a opção de "update this installer" para que seja instalado um sistema actualizado logo à partida (não recomendável na fase de testes).
 
Última edição:
Para além da já referida swap, eu ainda crescentaria outra coisa.
Criaria uma partição para a /home.
Assim, em caso de reisntalação ou mudança de distribuição, para além dos documentos, programas, etc, todos salvaguardados, ficariam também salvaguardadas as definições do desktop e programas usados. Muito útil para quem gosta de experimentar várias distribuições.
Uma das desvantagens, é o "lixo" que pode ficar.
 
Basicamente o que ele fala é a salvaguarda das homes que ficam guardadas em /home numa eventual formatação/reinstalação.

A home de cada utilizador guarda não só documentos e afins do utilizador (congénere ao antigo "meus documentos" do windows) como também tem uma série de pastas ocultas com as definições dos vários programas do utilizador. Quem conhece o windows xp vista e 7 então sabe que este passou a funcionar da mesma forma onde puseram grande parte das configurações de programas, documentos e afins na pasta users (win7) ou document and settings (xp+vista).

Desta forma ao formatar é só instalar os programas que se tinha antes e as definições voltam tal como se nunca tivesse havido formatação ;)

O problema é que desta forma todo o lixo que por lá havia como definições de programas que já não usamos, documentos que já não fazem falta e afins vão continuar para lá. Basicamente a formatação mantendo a home não é tão "limpa" (mas têm a vantagem mencionada anteriormente).
 
Dúvidas desse tipo aqui não.
Nem por se ter criado 1 tópico de dúvidas para o efeito ?

Entao isto nao é o tutorial de instalação do Ubuntu 10?
A meu ver era aqui que se posta os defeitos de instalação deste ubuntu, e sim é defeito do ubuntu e nao da minha board, já existe um topico nos forums do ubuntu acerca disso.
Até porque não tinha visto nenhum topico de duvidas.
 
Última edição:
Boas, estou a tentar instalar essa distro mas da-me erro ao instalar. Diz assim o erro: "Falhou a criação do sistema de ficheiros ext4 na partição #5 de Serial ATA RAID isw_ibebibihe_Volume0 (stripe)."

Isto quer dizer o quê? Estou a instalar numa partição que fiz e o disco contém o Windows 7. E fiz a partição para instalar o Linux.
Se me puderem ajudar agradecia.
 
Back
Topo