Tutorial Instalação Ubuntu 7.04

d kid

Power Member
Boas pessoal. Saquei há pouco tempo o Ubuntu 7.04 e queria instala-lo aqui na minha máquina, mas o problema é que não sei bem como fazê-lo. De momento sou utilizador do Windows XP, que tem reservada uma partição de 30GB, e criei recentemente uma partição para instalar o Ubuntu 7.04. Tenho os meus dados de utilizador todos numa outra partição com cerca de 112GB. Sendo assim:
Partição (C:) - Windows XP
Partição (D:) - Dados de Utilizador
Partição (E:) - instalar Ubuntu

Queria (se possível) que alguém postasse aqui uma espécie de tutorial de como instalar o Ubuntu 7.04, pois pretendo fazê-lo na partição (E:) sem perder um único bit de dados das outras partições.

Fiquem bem.
 
olá. é mt facil instalar o ubuntu. aconselhote a eliminar a particao E e a deixar um espaco nao particionado que o instalador do ubuntu divide-o adequadamente em disco e swap (não precisas de saber o que é :P)
já agora 30 gigas para a particao do ubuntu é muito, 15 chegam e sobram. de qualquer modo se esses outros 15 gigas nao te fizerem falta a particao dos ficheiros podes deixalos estar.
quando tiveres eliminado a particao E, é só iniciares o PC pelo CD de instalacao do ubuntu, e ficas com tudo instalado e com xp em dualboot. depois da uma vista de olhos no post do ubuntu que encontras muita coisa :)
abraço

EDIT: cuidado quanto instalares o ubuntu, quando te for pedido para escolher as particoes poe "particionar maior espaço vazio seguido" e tem cuidado para não pores "usar espaço vazio da maior particao" ou algo do género. nao sei se estes sao os termos que la' estao, mas vais perceber, tem é cuidado para não fazeres asneira.
 
Vou seguir o teu concelho e vou eliminar a partição E:, mas tenho que usar um programa para isso, certo? Tipo, eliminar a partição E: e redimensionar o tamanho da partição C:, que passa a ser C:+E:... que programa aconselhas usar?
 
nao, não é isso. eliminas a particao E com o gparted ou com o partition magic (o gparted tem de ser corrido em livecd ou liveusb), depois instalas. deixa o espaço da particao E sem nada pq o ubuntu vai criar uma particao aí. deixa la a particao do ubuntu ficar com uns gigas a mais que nao sao assim tantos e ainda vais fazer asneira :P eu tambem deixei 30 gigas para ubuntu mas é só pq nao preciso de mais de 100 na particao dos ficheiros.
 
entao, elimino a partição E e deixo ficar esse espaço nao particionado, que mais tarde o Ubuntu vai usar para criar uma partição onde se vai instalar? é isso? Ah, e depois quando for a instalar o Ubuntu que opção escolho (é que já tive lá a brincar um bocado e tinha opções como Automatico e Manual)?
 
Eu diria que 6Gb chegam e sobram :P
Se tens outras partições para dados não precisas de tanto espaço numa partição do linux.
É claro que espaço a mais nunca matou ninguém :P
No Windows cria uma partição de tamanho mínimo de 6Gb + o tamanho da tua RAM.
Depois de a criares apaga-la.
Reinicia e arranca pelo LiveCD.
Arrancas normalmente e quando terminar o arranque e tiveres no ambiente grafico tens uma atalho para o instalador o ambiente de trabalho.
Segues os passos com cuidado e lê tudo. Não é complicado mas convém que saibas o que estás a fazer e a que opções é que estás a fazer "Next".
Vai haver um passo da instalação em que ele te pergunta como queres fazer o particionamento.
Dizes que queres que ele use apenas o ESPAÇO LIVRE em disco. Não escolhas usar o disco todo porque senão lá se vai o resto das partições.
;)
 
vudu acho melhor ele nao complicar. faz antes como disse. já agora, o gparted está no livecd do ubuntu. se quiseres dispor dele tens lá. nao deixes só 6 gigas se tens mts mais para gastar. 15 no minimo, mas já que tens essa particao com 30 deixa os 30. nao morres. :P
 
seja como for, tenho que deixar espaço não-particionado, certo?

EDIT: já tou a correr o Ubuntu pelo CD. Vejam o que aparece:

4kw2xea.png


Que faço?
 
Última edição:
se fizeste o que disse e apagaste a particao, escolhe guiado - usar o maior espaco livre continuo. senao, tem de ser manual. mas aconselhote a fzaer como tinha dito. cuidado: se nao apagares a particao, nao escolhas guiado.
 
se fizeste o que disse e apagaste a particao, escolhe guiado - usar o maior espaco livre continuo. senao, tem de ser manual. mas aconselhote a fzaer como tinha dito. cuidado: se nao apagares a particao, nao escolhas guiado.

sim, apaguei a partição, o que deixa um espaço nao-particionado. se eu escolher manual e escolher o espaço não-particionado aparece sempre um erro a dizer que aquela partição não apresenta sistema de ficheiros raiz e para resolver o problema a partir do menu de particionamento (mesmo que a partição tenha sistema de ficheiros).
se for como dizes, escolho guiado - usar o maior espaço livre continuo, depois aparece para importar definições de utilizador do windows xp e essas tretas todas... estou no caminho certo? não vou perder nada das outras partições?
 
estas no caminho certo, sim :)
se quisesses fazer guiado terias de criar novamente a particao que eu te mandei criar, mas nao vale a pena.. eu uso sempre guiado e sei fazer manualmente :x
 
estas no caminho certo, sim :)
se quisesses fazer guiado terias de criar novamente a particao que eu te mandei criar, mas nao vale a pena.. eu uso sempre guiado e sei fazer manualmente :x

pois. eu também fazia manual se soubesse fazer direito...mas dá sempre aquele erro estupido...
resta-me fazer guiado - usar o maior espaço livre continuo. o que interessa é que faz a mesma coisa... o Ubuntu é instalado na mesma :lol:
 
acho que entendeste mal a minha frase... apesar de saber fazer manual, prefiro deixar o ubuntu escolher o tamanho da swap e isso por mim. por isso uso guiado... faz isso que dá tudo bem.
 
A swap é usada para levar com lixo que não cabe na RAM (o que hoje em dia é raríssimo com as RAMs actuais) e para levar com tudo o que está na RAM quando fazemos hibernate.
Ora, isto não é Windows e por isso aconselho vivamente a criar uma swap com o tamanho da RAM. Isto para nos habituarmos a usar o Hibernar em vez de Desligar.
Nesse ecrã "Manual" bastava criares uma partição no espaço livre, dizer que é do tipo swap. Depois criavas outra e dizias que era do tipo ext3 e punhas o mount point para "/" ;)
 
mas quando se hiberna poese o que esta' na ram e mais outras coisas não? ou é mesmo só o que está na ram... de qualquer maneira, acho que o ubuntu decide bem o espaço usado na swap... para usar pouco a swap é so mudar a swappiness. (recomendo vivamente nos pcs modernos, de 1 giga de ram para cima podem por 0)
 
oi
Fiz tudo como descrito mas depois de instalar o ubuntu,
sempre que inicio o ubuntu, ele pede o login, ate aqui tudo bem, mas a partir daí, fica apenas o ecrã cor de laranja so com o rato e por mais que espere nao passa daí..
Já desinstaleie voltei a instalar várias vezes, ja fiz doenload e grave um novo ubunto, mas sempre tudo na mesma...

Será por so ter 512 de RAM?
Se alguem ajudar agradeço..
Estou com curiosidade de me iniciar em linux,....
Um pouco farto do windows, mas na fase de transição sao precisos os 2
 
só uma duvida... estou a fazer o descarregamento desta versao.. mas para os 64bits diz isto
semttulowg3.jpg
mas no site pro downlaod tb se refere aos intel 64... dá para as duas versoes certo ?
 
Ora, isto não é Windows e por isso aconselho vivamente a criar uma swap com o tamanho da RAM. Isto para nos habituarmos a usar o Hibernar em vez de Desligar.
Nesse ecrã "Manual" bastava criares uma partição no espaço livre, dizer que é do tipo swap. Depois criavas outra e dizias que era do tipo ext3 e punhas o mount point para "/" ;)

kid estive a fazer exactamente o mesmo que tu, tinha um disco com 3 partições:
C: win xp
D: dados (formatei este em FAT32, só para o caso de não conseguir escrever lá com o Linux)
E: Linux (Ubuntu 7.04)

e sinceramente parece-me que a opção manual tal como o VuDu a descreve é a melhor (da primeira vez apaguei o disco todo, nem perguntes como :lol:, mas tinha tudo salvo num disco externo)

para veres como podes ver nesta página, como fazer passo a passo:
http://hevnikov.com/blog/2006/11/13/triple-boot-xp-vista-ubuntu-with-single-boot-screen/
 
Back
Topo