[Tutorial] Instalar Linux Ubuntu na PS3

pascasso

Power Member
Este tutorial vai-vos ensinar ou pelo menos dar uma ideia de como instalar o Linux Ubuntu 7.04 na PS3. Estejam descansados é tudo legal ;)

A própria Sony tem uma opção na consola que diz para instalar um "Guest OS", pelo que ouvi e pesquisei antes de instalar lá o Linux, é que a performance era muitíssimo boa e que compensava. (Acho que ninguém vai encher os 60GB de espaço da PS3 em "saves" de jogos...). Pois bem, e como sei que nem muitos têm a PS3 ainda, acho que este tutorial pode ajudar quem goste de informática e queira comprar a PS3 no futuro, pois assim poderá escolher e ver bem os benefícios que ela dá.

AVISO: Ao instalar um outro sistema operativo na PS3 recomendo, pessoalmente, que se tenha os conhecimentos mínimos do que são e como funcionam os sistemas operativos linux (apesar de não se percisar muito), convém que se saiba por exemplo o que é um boot loader. E também não me responsabilizo por qualquer dano causado ao sistema operativo da PS3. As instruções relatadas aqui são verdadeiras e conferidas 2 vezes antes de terem sido aqui postadas. Não um processo muito complicado, mas convém ter cuidado e nunca se afastar das instruções :)

!!!! - O passo 1.4 é SÓ para aqueles que querem instalar o Linux no disco, quem só quiser disfrutar do LiveCD não necessita deste passo. - !!!

O que percisas para começar:

1. - O LiveCD da versão do Linux: Ubuntu 7.04 PS3 (download aqui)
2. - Uma PEN ou cartão SD/MemoryStick/miniSD/CF (minimo 16MB)
3. - Um rato e teclado USB

1 - Depois de teres gravado a imagem ISO do Ubuntu para um CD, pega na tua PEN ou cartão de memória (compatibilidade descrita assima), e cria lá dentro (na root directory) uma pasta chamada "PS3" depois, dentro dessa pasta, uma outra pasta chamada "OTHEROS".

1.1 - Faz download do boot loader do Linux aqui (escolhe a segunda opção):

img1.JPG
img1​

1.2 - Põe o ficheiro "otheros.bld" dentro da pasta OTHEROS que criaste.

1.3 - Certifica-te que o ficheiro está dentro das pastas correctas. O caminho para o ficheiro deverá ser este: [LETRA DA UNIDADE]:\PS3\OTHEROS\otheros.bld

----- !! SE SO VAIS INICIAR O LIVE CD PASSA ESTE PASSO (1.4) À FRENTE !! ------
1.4 - Agora tens de criar uma partição no disco rígido da PS3 para poderes instalar o outro sistema operativo. Para isso basta ires a:

1.4.1 - DEFINIÇÕES > DEFINIÇÕES DE SISTEMA > UTILIÁRIO DA FORMATAÇÃO

1.4.2 - Escolhe a opção de permita 10GB para o novo OS e o resto para o sistema PS3.

(ATENÇÃO, O PASSO SEGUINTE IRÁ APAGAR TODAS AS INFORMAÇÕES NA PS3, OU SEJA, IRÁ APAGAR TODOS OS "SAVES" GUARDADOS, NO ENTANTO, NÃO PROVOCARÁ MODIFICAÇÕES NO DESEMPENHO NORMAL DA PS3)

1.4.3 - (Segue as instruções no ecrã.)

----- !! !! -----

2. Insere a PEN ou cartão (se for o caso) na PS3. (Deverás ligar também nesta altura o rato e o teclado).

2.1 - Navega até DEFINIÇÕES > DEFINIÇÕES DE SISTEMA > INSTALAR OUTRO OS

img2.JPG
img2​

2.1.1 - Ao carregares em "Instalar outro OS", vai verificar se algum dos dispositivos ligados tem um ficheiro de boot na pasta PS3\OTHEROS.

img3.JPG
img3​

img4.JPG
img4​

2.2 - Carrega em iniciar.​

img5.JPG
img5​

img6.JPG
img6​

2.3 - Insere o LiveCD do Ubuntu e segue as instruções na imagem 6.​

2.3.1 - Quando aparecer a pergunta a dizer se queres abandonar o sistema PS3, clica "SIM" (É importante referir que isto NÃO vai danificar o funcionamento normal da PS3).​

3. Depois do sistema ter reiniciado irá aparecer esta mensagem:​

img7.JPG
img7​

3.1 - Escreve "live" e prime a tecla Enter. (Este processo pode demorar de 4 a 7 minutos.)​

3.2 - Irá aparecer um ecrã como este:​

img8.JPG
img8​

AQUI TERMINA A PRIMEIRA ETAPA, MUITOS SE QUISEREM PODEM FICAR POR AQUI E DISFRUTAR DO LIVE CD SEM INSTALAR NADA NO DISCO RÍGIDO.
QUEM QUER PARAR POR AQUI, É FAVOR LER O TÓPICO 4.7.1 NO FINAL DO TUTORIAL.​

-----​

4. Vamos agora instalar o Linux no disco rígido para que não dependamos do CD para o iniciar, além de que irá melhorar drasticamente o desempenho.​

4.1 - Clica em "Install" (aguarda ca. 2 minutos)​

4.2 - Escolhe a lingua que queres (Eu vou escolher português, que será a lingua que este OS vai ser instalado neste tutorial).​

4.3 - Segue as instruções no ecrã, escolhendo a Localização (premir ENTER depois de seleccinada o país) e a disposição do teclado.​

4.4 - Gerir o disco. Este passo da instalação requer muita atenção.​

4.4.1 - Escolhe a opção GUIADO
4.4.2 - Depois, no disco de 10GB que criámos no passo 1.4.​

img9.JPG
img9​

4.4.3 - Prime "Enter"​

4.4.4 - Se aparecer esta mensagem clica em "Continuar"​

img10.JPG
img10​

4.5 - Segue as instruções no ecrã até começar a instalação.​

img11.JPG
img11​

Nos 15%, o sistema pode bloquear durante ca. de 10 minutos se não houver som de leitura do CD ou escrita no disco rígido por mais de 15 minutos reinicia a instalação fazendo reboot da PS.​

img12.JPG
img12​

img13.JPG
img13​

4.6 - Quando acabar a instalação segue os passos no ecrã:​


img14.JPG
IMG14​

Clica em "Reiniciar Agora" e quando for pedido tira o LiveCD. E faz reboot da PS.​


4.7 - Ao reiniciar aparecerá outra vez este ecrã:​

img15.JPG
IMG15​

4.7.1 - IMPORTANTE:​

Para regressar ao sistema PS3 basta inserir "boot-game-os" e primir ENTRER, e assim passará automaticamente a iniciar sempre no sistema da PS3. Para voltar a iniciar o Linux deverás definir outra vez o Linux como sistema padrão indo a DEFINIÇÕES > DEFINIÇÕES DE SISTEMA > SISTEMA PADRÃO e defenir: "Outro OS". Assim voltará a apresentar a mensagem de boot (Imagem 15). Cada vez que voltas ao sistema PS3 tens de repetir este processo para inicares o Linux.​

FIM​

Curiosidade: Techzone no Ubuntu para a PS3​

img16.jpg

img17.jpg
 
Última edição:
Ja agora tenta meter a funcionar o SMP Folding no ubuntu da PS3 para ver se dá, e se der qual é o tempo que ela demora a fazer 1%, sff :)
 
Muito bom post! Só uma dúvida, nunca tinha ouvido falar deste Linux Ubuntu... mas o Linux Yellow Dog não é melhor e mais optimizado para PS3?

Cumprimentos
 
boas,

esse linux yellow dog n conhecia lol. é assim eles fizeram uma versão do ubuntu propria para o ps3 agr se esse é melhor nao sei
 
Eu já tinha usado este ubunto live cd ... pelo menos directo do cd metade das coisas ou não funcionam e outras têm delay .
Como é que faço resize do ecrã .
Outra coisa eu não entendo muito de linux portanto pergunto-vos o seguinte .. que emuladores existem de Snes e genesis funcionais neste ubunto ps3 .

Alguem sabe se é possivel instalar o os da GP2X em vez de outro .. com esse os a ps3 era imbativel teria milhões de jogos á sua disposição .

Os os que já instalaram na ps3 são .. ydl , fedora core 5 e o 6 , gentoo ,Suse e agora esse ubunto .
 
Vou instalar um Linux na PS3... mas estou indeciso entre o Yellow Dog ou este Ubunto... vou tentar informar sobre o que funcionará melhor a ler videos!
 
boas,

k tipo de filmes/videos falas? .avi em divx ou mesmo dvd's?

EDIT (20 min depois): tive agr a testar .mpg de alta qualidade e corre optimamente. divx ainda nao experimentei porke nao tinha o codec instalado. dvd é estupido pois a propia PS3 já corre por si dvd's
 
Última edição:
boas,

boas noticias. o linux ubuntu pa ps3 corre optimamente filmes .avi em divx boa kualidade (tb depende do filme) o som tb é bom, e nao têm slowdowns. é optimo.
nao vem é com um codec, isso tem de ser instalar à parte, mas é facil. kuando fui a abrir o video avisou.m logo que faltavam codecs. depois e so seleccionalos na lista, fazer download, e instala.los. é muito facil e a instalação e toda automatica.

.mkv é k ainda n exprimentei mas provavelmnt o processo será o mesmo ;)
 
Também há uma versão do Fedora Core 7 para PS3, e a generalidade das distros com suporte ***** pode ser adaptada para correr na PS3, mesmo sem optimização para usar os SPE's.


É isso mesmo distros ppc dão quase todas .. tambem já li um comentário sobre isso .

Pascasso o comando da ps3 funciona no ubuntu ?

O ubuntu não instala ... já tentei 4 vezes e nada deixo passar 20 min. e aquilo deixa de ler e copiar para o disco .. que faço jogo a distro no lixo ?

Algo que descobri .. não é necessário o ficheiro otheros bld nem a pen .
A propria distro já contem tudo isso .
 
Última edição:
boas,

o otheros.bld é um ficheiro que e feito para iniciar outros sistemas operativos (nao so linux) que tem como objectivo fazer boot de outras distros. mas a versao k eu fiz no tutorial foi feita para a ps3 ou remodelada digamos.

nao n deites isso po lixo, certifica-te do seguinte:

1 - o cd ta limpo?
2 - tens o rato e o teclado ligados?
3 - formataste a partiçao tal como eu disse?
4 - instalaste o linux na partiçao k eu disse?

se tens ixto td, ou se fizeste td bem, reboota a ps instala o otheros.bld (esta no tutorial no passo 2) pode ser esse o problema.

ainda tenho de testar se funciona o comando mas axo k nao
 
Última edição:
Quais são as vantagens de ter o Linux instalado na PS3? (se já tiverem esclarecido esta questão digam-me em que topico/post está a resposta à minha pergunta)
 
As vantagens que tu conseguires encontrar nisso...

Ubuntu é um sistema operativo, com browser, leitores de média, programas para chat, office, e muitas outras aplicações.

Se encontras alguma vantagem em ter alguma destas coisas na ps3, é essa mesmo a vantagem. Se não achas nada disto útil na ps3 se calhar pra ti não vale a pena. Provavelmente o pc chega-te perfeitamente para este tipo de utilização.
 
boas,

entao pronto. mas a sempre akelas pessoas k kerem e/ou k gostam de disfrutar das cenas ao máximo. se tu nao percisas, nao instales. a mim da.me muito mais jeito ver filmes na tv em .avi do ke no ecra do pc. ;)
 
Back
Topo