1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

Remover anúncio

[Tutorial] Linux on PlayStation 3

Discussão em 'Retro / Legacy / Arcade' iniciada por MASTODON, 30 de Julho de 2009. (Respostas: 15; Visualizações: 1792)

1. MASTODON

MASTODON Power Member

Para quem quiser a instalação do linux na sua PS3 aqui fica um tutorial simples e pratico
    (sim, eu sei que já existem por aí thread's sobre o assunto mas acho que esta pode ajudar algumas/outras pessoas..) ;)

[ Instalação do Linux na PS3 ]

Material Necessário:

- DVD virgem
    - Rato e Teclado para a PS3

1º -
    baixar o yellowdog-6.2-ppc-DVD_20090629.iso

(http://ydl.oregonstate.edu/iso/yello...D_20090629.iso)

Acerca do Yellow Dog Linux:

Yellow Dog Linux. O Sistema Operacional Livre que transformará seu Playstation 3 num poderoso computador pessoal!

- O que é?
    O Yellow Dog Linux é um poderoso sistema operacional baseado na plataforma Linux (Livre distribuição) que possibilita transformar seu sistema Playstation 3 num computador pessoal completo.

- Quais são as vantagens de instalar um Sistema Operacional no meu Playstation3?
    São muitas: Possibilidade de por exemplo de criar e editar Textos, Planilhas e Apresentações Powerpoint pelo pacoteOffice gratuito chamado Open Office; Editar Imagens; Utilizar seu MSN Messenger ou Yahoo Messenger enquanto navega pela internet pelo mozilla Firefox; Ainda mais pode rodar seus emuladores de consoles favoritos como MAME, SNES, NES, Genesis e muito mais utilizando os controles bluetooth do seu Playstation3! Enfim, as possibilidades são praticamente as mesmas do seu computador pessoal, que muitas vezes é dividido entre pessoas da família mas agora não mais!

A versão do meu playstation é compatível com o Yellow Dog Linux?
    Sim! Qualquer versão do Playstation3 é compatível com o sistema operacional Linux!

- O Linux pode prejudicar meu Aparelho?
    Não! O sistema é homologado pela Sony e a instalação é feita a partir do XMB (Navegação do PS3), portanto você está instalando algo legal e permitido pela Sony!

- Informações adicionais:
    Qualquer teclado USB de qualquer marca é necessário para instalar e operar o sistema. É necessário um espaço livre de 10gb para o Yellow Dog Linux. É necessário também fazer backup de todo o seu conteúdo playstation 3 pela ferramenta de backup interna do PS3 pois todos os dados do HD serão apagados pois será necessário um Particionamento* do HD para que o Yellow Dog Linux seja instalado. Um backup dos saves de jogos será necessários caso o usuário não desejar fazer o backup de todo o hd pelo simples motivo de não ter um HD externo para tal.

- gravar em iso. num DVD +r.

3º - Inserir o DVD gravado na PS3

4º - Em seguida, na PS3, ir a definições de sistema e escolher "instalar outro SO"
    e fica a instalar o carregador inicial... depois..

5º - Ir instalando o que pede.. e finish! ;)

Notas:
    - Depois para voltar ao menu da consola (XMB), desliga-se o sistema e volta-se a ligar pressionando o botão PS durante 5 segs
    ou então dentro do linux abrir um programa chamado "consola" e escrever lá dentro o seguinte código: ps3-boot-game-os

- Só é aconselhável a instalação do linux a quem tiver a PS3 ligada por HDMI.

enjoy! ;)

by: Mastodon®PT

2. The WolfMan

The WolfMan 1st Folding then Sex

Só dá para instalar o YellowDog? Não dá para meter o ubuntu?

Como se está ao nível de drivers e de desempenho (tendo em conta que é tudo emulado)?

3. andrecouto01

andrecouto01 Power Member

bom tópico!
    qualquer dia experimento!

4. Andretgv

Andretgv I'm cool cuz I Fold

Eu ainda não sei se devo ou não instalar isso tenho um disco de 320 GB logo o disco nao seria problema, agora não sei que vantegens é que tenho em instalar isto, o que aconteçe ao XMB, como é que jogamos os jogos etc, não sei mesmo

5. MASTODON

MASTODON Power Member

Dá para instalar vários (esse provavelmente também), só que o yellowDog é homologado pela Sony logo para mim é o mais aconselhável.. ;)

cumps

6. The WolfMan

Não acontece nada, só tens de particionar o espaço no disco. x GB para o XMB, y GB para a distro + swap.

7. Andretgv

Já precebi então se eu quiser voltar ao XMB posso, e depois se quiser ir para o linux volto etc, ok já precebi não tendo eu computador de caixa talvez me desse jeito mas já agora o que é que podemos instalar no linux ? Msn, Skype etc ?

8. MASTODON

MASTODON Power Member

lê aquilo "acerca do yellow dog linux".. msn já traz.. podes editar imagens.. ir há net.. é engraçado :P

9. The WolfMan

A distro de linux que uso (ubuntu 9.04) é uma suite (uma kernel de linux já com software e GUI instalado) que já trás softwarem desse. O programa de messenger no ubuntu é o pidgin (dá para vários protocolos incluindo msn), o para skype acho que se chama ekira ou uma coisa assim, nunca usei.

Não sei se funciona neste, mas existe um programa chamado WINE para Linux e MAC OS para emular os programas do windows,

O Linux é um SO que é mais leve que o windows, funciona de maneira diferente o que faz com que não exista virus... tem muitas vantagens, mas também algumas dores de cabeça, mas o ambiente gráfico veio mudar muita coisa.

10. Andretgv

pois se tive-se skype era fixe e dava geito tenho de ver isso melhor

11. thendless

thendless Power Member

O YDL é desenhado especificamente para sistemas PPC, daí a preferência; não sei como está agora, mas há uns meses era o único SO que conseguia pôr a funcionar o wifi. Em todo o caso, com a excepção dos repositórios, no final vais ter tudo a funcionar como no Ubuntu, já que podes instalar qualquer user interface (Gnome, KDE, Fluxbox, com preferência para este último, já que é o mais leve).

Em termos de desempenho, é como estares a trabalhar num computador com 250Mb de RAM. É pouco mas é o suficiente para efectuar tarefas indisponíveis no SO PS3: navegar no browser de eleição (aviso já que flash não é suportado, culpa da Adobe :(), mail, IM, P2P, emulação, Office,...

Têm muita informação no fórum oficial.

E para aguçar a curiosidade, alguns screenshots (retirados do fórum supracitado):

.
    .

Última edição: 30 de Julho de 2009
  12. The WolfMan

Isso é baseado em quê? O ubuntu é basedado em debian, foi só ir ao site da adobe sacar o .deb e instalar...

13. thendless

thendless Power Member

É baseado em Red Hat. Flash é uma impossibilidade, de momento.

14. The WolfMan

15. thendless

thendless Power Member

Acredita, flash é uma impossibilidade, e não é por falta de tentativa. Há uns tempos apareceu um tutorial que remendava a situação mas acabou nisto:
    Actualmente, quando quero ver algo em flash no YDL descarrego o ficheiro .flv e vejo-o no VLC Player.

16. RsK.

RsK. Banido

Bahh...
    Sempre dá para fazer trabalhos.
    Dá muito jeito quando o PC tá avariado.

Partilhar esta Página