1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

tutorial para fazer homepage

Discussão em 'Web Development' iniciada por Umek, 12 de Março de 2006. (Respostas: 57; Visualizações: 10656)

  1. alguem me poderia indicar um bom tuturial para se fazer homepage??

    obrigado
     
  2. qwerty500

    qwerty500 Power Member

    Queres um conselho, utiliza o web page maker. Em menos de nada fazes uma página decente. è muito simples.
    Fica Bem!
     
  3. khannon

    khannon Power Member

  4. s00n

    s00n Power Member

    Posso-te dar umas dicas.

    Primeiro arranja um editor (programar HTML suca milhoes, só mesmo para pormenores) - eu uso frontpage e Macromedia dreamweaver (agora da Adobe).

    Depois precisas de um espaço na net.. para começar homepages.sapo.pt tem paí 10mb que deve dar para o teu inicio. É nacional e bem rápido o servidor.

    Depois se não quiseres uma coisa muito detalhada com imagens a fazer de backgrounds e tabelas etc. não precisarása de um editor de imagem muito poderoso, mas photoshop safa tudo .

    Depois tens de perceber como funciona a coisa:

    tens o root do site (uma pasta) que te reconhece o ficheiro_root, por assim dizer, index.html na maior parte dos casos (Netcabo é default.html). Esse é o ficheiro que é carregado quando acedes ao site. Depois, dentro desse index.html, poderás ter hyperlinks para sub-sites.
    Estes podem ser abertos numa janela nova, na mesma (por cima) ou ainda carregados em frames.O que são frames?. Frames funcionam como sites independentes. Se meteres uma frame dentro de uma página, por exemplo uma em cima e outra em baixo, a de cima pode funcionar como menu e a de baixo para o carregamento das páginas correspondentes a cada item do menu.
    Isto facilita os users e ajuda no loading da página, visto que só tem de carregar a parte de baixo.

    Básicamente necessitas, como já referi, de um editor (aconselho-te o Frontpage), de um espaço online e de criatividade ;)
    Hoje em dia com os programas que há, não precisas de aprender HTML. De vez em quando e quando já estiveres ambientado a Web Developing, aprendes e sacas uns java.scripts da net para tornar aquilo mais poderoso :) .
     
    Última edição: 16 de Março de 2006
  5. HecKel

    HecKel The WORM

    try this..., http://pages.google.com

    abraços, HecKel
     
    Última edição: 16 de Março de 2006
  6. StormhawK

    StormhawK Power Member

    Na minha humilde opinião, javascript só devia ser usado quando absolutamente necessário para melhorar a usabilidade, e mesmo assim de forma ponderada.
    Páginas informativas querem-se simples, rápidas e compatíveis com o maior número possível de plataformas.

    Javascript puramente decorativo "sacado da net" tem o péssimo hábito de ir contra esse princípio ao abrandar o carregamento das páginas, causar erros e atrapalhar os visitantes.
     
  7. recherche

    recherche Power Member

    Estou pior que tu, Umek

    Bom dia a todos:
    Pegando no tópico, encontro-me ainda pior que o Umek
    a pagina da netcabo diz-me para eu arranjar um "programa cliente de FTP "
    e manda-me para a pagina do sapo, então e depois na pagina de downloads do Sapo qual aconselham ?
    Obrigado a todos
     
  8. ket

    ket Power Member

    O Filezilla - http://filezilla.sourceforge.net/
     
  9. s00n

    s00n Power Member

    StormhawK

    Tens toda a razão. Concordo com o que dizes. Só disse isto porque há uns tempos fiz um site para um grupo de música e por exemplo quando se passa o rato por cima de cada músico (o nome) aparece um quadrado, que flutua com o rato até este sair das margens da palavra, com uma breve descrição sobre cada um. Pa de vez em quando dá jeito para certos pormenores e mariquices.
     
    Última edição: 19 de Março de 2006
  10. s00n

    s00n Power Member

    Tu tens uma conta da netcabo com direito a um espaço na net é isso?

    Se sim tens de, como tu dizes e eles também, arranjar um cliente de FTP (eu uso o cuteftp... há muitos) e ligares-te ao hostname: pwp.netcabo.pt , username: "nome_da_conta" (predefinido é o numero de utilizador, password:" a pass da tua conta (para ver os consumos por exemplo) e ai tens a pasta root como já te expliquei. Depois é fazeres um site báisco, nem que seja a dizer olá mundo!, para verificares que está a funcionar, e salvares como default.htm. Feito isto envias para a tal pasta root com o cliente de FTP e acedes ao teu site (respectivo FTP) http://pwp.netcabo.pt/"o_nome/numero_da_tua_conta"/ e está feito ;)

    Sapo é a mesmíssima operação mas salvas como index.htm e o hostname é ftp.homepages.sapo.pt
     
  11. Olha, para já devias começar com HTML básico, abre o bloco notas e vai a este site www.echoecho.com, tenta aprender os básicos dos básicos.

    Depois disso devias experimentar ums programas, o FrontPage é um programa que já vem com o Office, e é bastante bom para fazer páginas.
    Claro, que o que aconselho mais é o Dreamweaver da Macromedia.

    Não pares apenas no HTML, há outras linguas imporantes, o CSS/Java/PHP são linguas importantes se quiseres fazeres páginas com qualidade. ;)

    EDIT:
    Também vais querer algo para testar as tuas páginas antes de as meter na net, eu aconselho fazer um servidor no teu PC, www.wamp.com.
     
  12. Ricardo Vidal

    Ricardo Vidal Power Member

    Minha recomendação cai sobre www.w3schools.com
    Tem de tudo um pouco, por passos e com possibilidade de experimentar e testar novos conhecimentos.
     
  13. Squillace

    Squillace Power Member

    Pois, mas não... Estás a recomendar-lhe primeiro abrir o bloco de notas e depois atacar programas. Há um problema em qualquer lado, não? Supostamente, ao abrir o bloco de notas, o gajo vai ter que programar à mão... ora se o fizer, xuta os programas para o lado pois são absolutamente desnecessários. Toda a gente o dirá: a melhor maneira de fazer páginas limpas é À MÃO.

    Começa, como diz o Freakin' e bem, por aprender o HTML. Quando souberes construir uma página razoávelmente coerente e sem grandes mariquices, lança-te no CSS. Depois de dominado, o HTML e o CSS fazem maravilhas.

    Depois, e para responder ao teu post inicial, não se fazem sites (homepage é um raio de um termo) com "um tutorial". Aprende-se uma linguagem (graças a tutoriais, sim) e depois mete-se ao caminho.

    Quanto ao Frontpage, desculpem là mas andam aqui a dizer algumas barbaridades. O Frontpage só começou a ser "razoavelmente aceitável" a partir da versão 2003. As versões anteriores, fujam delas a sete pés. O Frontpage produz código muito "MS-like" e todos sabem que o Internet Explorer não é exemplo de qualidade para ninguém. Frontpage não é, portanto, solução. Mas claro que depende, se o teu objectivo é mostrar o teu sitezito aos teus 72 amigos, chega perfeitamente. Mas se ambicionas algum sucesso e divulgação, não serve, claramente.

    Soon, falas nas "frames" como sendo sites independentes, está certo, mas, para melhor compreensão, acrescentaria que se podem comparar a janelas dentro das quais podemos inserir outra página. Além disso, as frames são também daquelas coisas a fugir a sete pés... ninguém, no seu perfeito juizo usa isso se quiser um site bem referênciado nos motores de busca. As frames já tiveram a sua glória (algo que nunca deveriam ter tido, mas enfim).

    StormhawK, concordo plenamente contigo na questão do Javascript. Todos esses scripts para adicionar funções amaricadas aos sites (é datas, é quadradinhos cor-de-roza com pintas verdes, etc.) só servem para estragar os sites.

    Meus amigos, para fazer simples (isto é, quando não nos introduzimos em áreas como o PHP/MySQL), aprender o HTML e o CSS é o melhor. Conseguimos fazer cenas brutais.

    E uma regra: tables are the enemy.

    Bom Domingo!


    PS: desculpem là o calhamaço. :D
     
  14. ShadeX

    ShadeX Power Member

    Lol, por muito que concorde contigo, a verdade é que isso é mandar areia para os olhos do ppl. Ou achas sinceramente que nested DIV's e css hacks é muito melhor que usar tables para layout? A porra da verdade é que a web continua sem uma layout language que se aproveite e o resto é paisagem.

    ps. quem sugerir Flash ou PDF vai direitinho para o paredão de fuzilamento...
     
  15. Daniel Maia

    Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

    Já agr...eu estou a criar um site no google pages e aquilo tem 100Mb...vou disponibilizar programas pa download e tou a ver q aquilo num vai dar pra tudo...conhecem algum q deia mais espaço?

    cumps
     
  16. Conspiracy

    Conspiracy Power Member

    Tenta criar outro site no google pages e fazes links para lá :P
     
  17. s00n

    s00n Power Member

    isso só criando um novo mail...(n sejam mauzinhos) ;)

    pa já há uma thread com sites e domínios que podes registar, com espaço, com acesso ftp, com bases de dados... que se paga, que é de graça... tens montes de opções lá.
    podes sempre por o teu ip pago por ano(n é muito caro) e ai tens o espaço k kiseres
     
  18. shello

    shello Moderador
    Staff Member

    Nem mais!
    É o que uso nas aulas como referencia :)

    Cumps
     
  19. Squillace

    Squillace Power Member

    Só é no sentido em que é mais limpo e ficas com o código mais leve. E a verdade é que no seu início, as tabelas não foram feitas para isso. Agora, o visitante vê diferença? Epá, se as coisas forem bem feitas, não vê. Eu prefiro no entanto fazer as coisas com CSS e as DIVs, por mais trabalho que dê.

    E estou ansioso pelo lançamento do CSS 3.
     
  20. uploul site

    eu gostava d saber s m poden indicar algun site pa faser uploud do site k eu contrui .... mas presisava pracima d 30mb.. existe algun? ...... s sim kual ...?
     

Partilhar esta Página